Problemas com a roda "livre"?
Estive falando com um amigo jipeiro e resolvi desenvolver em conjunto com mais alguns amigos um sistema mais conhecido como ESP ou controle de tração. Resolvi acompanhar o grupo em um atoleiro e vimos que a maioria dos offroad não possui ou não tem uma funcionalidade 100% dos controladores de tração, as vezes atrapalhando em algumas manobras, embora não sejam todos os offroads assim.
Enfim, desenvolvi um protótipo de um ESP que funciona da seguinte maneira:
- Sensores HALL nas 4 rodas do veículo verificarão a rotação das rodas, quando em um eixo uma das rodas girar mais que a outra o sistema aciona o freio da roda que esta girando em "falso" fazendo com que o mecanismo da diferencial faça a distribuição da tração igualmente.
O controlador é equipado com um giroscópio (uma especie de bússola eletrônica) além de um acelerometro (Consegue medir eletronicamente a força G), com base nesses dois sensores ele sabe exatamente quando o motorista esta fazendo uma curva e desliga o sistema de tração automaticamente.
Mas como se trata de um protótipo precisamos coletar mais informações de pessoas experientes, por esse motivo estamos pedindo a ajuda dos amigos foristas do 4x4Brasil para questionar, opinar dar sugestões ou criticas, para ver se vale a pena ou não esse tipo de sistema.
Moderadores sou novo por aqui, caso não seja a areá adequada para isso por favor me avise.