x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de alissonlino
    Entrada
    10/07/2010
    Local
    Pérola/PR
    Idade
    42
    Posts
    249
    Agradecimentos: 0

    Troca de motor e a resolução 292 do contran




    Dei uma pesquisada meio por cima no fórum, mas não encontrei nada. se já tiver alguma discussão sobre isso, gostaria que me passassem o link.

    É o seguinte:
    Fui consultar o despachante e o detran sobre como proceder pra cadastrar o motor no jeep e me informaram que o tem um limite de aumentou e diminuição da potência em 10% (resolução 292, contran), aí já viu. se o jeep consta como 91cv só poderia colocar 99 ou 100cv.
    Como a maioria aqui utiliza motor mais forte do que esses 100cv, poderiam dizer como fizeram pra regularizar? ou deixou sem cadastrar mesmo?
    Se não der vou ter que deixar sem cadastro, já que comprei o motor já e fiz flange, etc, entao nem vou, nem quero me desfazer disso.

    Abs. a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Andrezão4x4
    Entrada
    22/04/2007
    Local
    São Paulo - ZL/SP
    Idade
    51
    Posts
    426
    Agradecimentos: 0
    Só terá que cadastrar na venda.
    A vantagem é que vc pode trocar o motor em caso de quebra, sem se preocupar com documentação.
    Ab.
    CJ5 MERCENÁRIO - Desde o início
    STAY PUFT - AMAROK
    HIGHLINE

  • #3
    Usuário Avatar de alissonlino
    Entrada
    10/07/2010
    Local
    Pérola/PR
    Idade
    42
    Posts
    249
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LOKO4x4 Ver Post
    Só terá que cadastrar na venda.
    A vantagem é que vc pode trocar o motor em caso de quebra, sem se preocupar com documentação.
    Ab.
    Mas daí não fica irregular? pq questão de vender não tem problema, pois não vou querer vender mais.
    Vc é de qual estado?
    Abs.

  • #4
    Usuário Avatar de Andrezão4x4
    Entrada
    22/04/2007
    Local
    São Paulo - ZL/SP
    Idade
    51
    Posts
    426
    Agradecimentos: 0
    Estou em SP. Se o carro está em seu nome e em dia, vc não precisa cadastrar o motor...só estara irregular se o motor que vc colocou estiver pedido (Roubado) ou cadastrado em outro veículo.
    Ab.
    CJ5 MERCENÁRIO - Desde o início
    STAY PUFT - AMAROK
    HIGHLINE

  • #5
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    56
    Posts
    2,058
    Agradecimentos: 58
    E nos casos onde o nº do motor antigo estava no documento?
    Se for parado numa blitz o guarda pode constatar que houve "alteração das características originais". E aí não dá apreensão?
    É preciso portar algum documento para provar que o motor novo não é kbrito, tipo nota fiscal?
    Se for assim, tá fácil. É só fazer a troca, rodar à vontade e guardar o motor velho pra quando for vender a jabiraca.
    To achando muita moleza. Alguém aí já foi parado nessa situação?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    E nos casos onde o nº do motor antigo estava no documento?
    Se for parado numa blitz o guarda pode constatar que houve "alteração das características originais". E aí não dá apreensão?
    É preciso portar algum documento para provar que o motor novo não é kbrito, tipo nota fiscal?
    Se for assim, tá fácil. É só fazer a troca, rodar à vontade e guardar o motor velho pra quando for vender a jabiraca.
    To achando muita moleza. Alguém aí já foi parado nessa situação?
    Dificilmente um jeep é parado... E duvido muito q o bendito do puliça vá comparar o nº do motor, ou ate mesmo ver se o motor é original ou não.



    T+
    Murilo Beltrame

  • #7
    Usuário Avatar de alissonlino
    Entrada
    10/07/2010
    Local
    Pérola/PR
    Idade
    42
    Posts
    249
    Agradecimentos: 0
    M-Beltrame. ainda mais qdo no documento nem tem o número do motor, nem dá pra comparar.rs. e outra se ver que não é original, como vai comparar a potência? mas se pudesse ser feito a regularização, com certeza seria muito melhor e mais confortável qdo aparecesse um policial, mas fazer oq, Brasil tem cada burocracia sem sentido algum, pq por exemplo: se tenho um opala 4cc, não posso por um motor 6cc pq passa dos 10%, sendo que o carro com 6cc original é basicamente o mesmo carro com 4cc. fazer oq né....

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Eu não entendo o motivo desse limite de 10%, se ele pode ser facilmente ultrapassado mexendo no motor...(o problema é que muitas vezes não vale a pena).




    T+
    Murilo Beltrame

  • #9
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    50
    Posts
    1,276
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Eu não entendo o motivo desse limite de 10%, se ele pode ser facilmente ultrapassado mexendo no motor...(o problema é que muitas vezes não vale a pena).

    T+
    Beltrame e all,

    Eu entendo, e até concordo, com esse limite de 10% para alteração da potência do motor, pois em um automóvel todos os sistemas devem estar em sincronia para o perfeito funcionamento e segurança do motoristas e demais pessoas.

    Em outras palavras, não adianta querer colocar um motor com o dobro da potência se o sistema de freio não tiver condições de parar a viatura em um espaço seguro, o chassi/monobloco não suportar o torque extra, a suspensão não der estabilidade nas curvas devido ao peso extra na frente, etc.

    Imagina a situação: um cara coloca um motor de 300cv em um chevette e se arrebenta todo no primeiro cruzamento por superaquecimento nos freios devido a sobrecarga pela potência extra. Ou o oposto: um infeliz resolve colocar um 1.0 em uma picape grande e acaba atrapalhando o trânsito devido a lentidão no deslocamento.

    Porém, como tudo em nosso governo, o que era uma intenção nobre acabou se desvirtuando em nossa burocracia . E ao invés da exigência da adequação dos demais sistemas do veículo em alterações acima de 10% da potência , acabou se tornando a proibição de alterar a potência em mais de 10% simplesmente .

    E o pior, a lei trata somente da potência, não diz nada sobre o torque do motor ...

    []'s

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/02/2012
    Idade
    57
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Caros colegas. Esta discussão é importante. A maioria dos jipes não está com o motor original.

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,685
    Agradecimentos: 43
    Eu tinha um jipe Bandeirante 64 com motor OM264 e troquei o motor por um OM314 que é mais potente. O motor original não tinha nenhuma numeração, então me disseram que eu podia simplesmente arrancar a plaquinha ao instalar o OM314 que não dava nada.
    Lógico que não topei. Comprei um motor com procedência e com nota fiscal. Daí foi só regularizar no Detran. Não tive nenhum problema, e o documento continuou marcando 68cv. Sequer fui consultado sobre a potência do motor.
    No meu jipe Bandeirante 93 com motor OM364 tenho turbina instalada, que muda consideravelmente a potencia do motor e no documento consta 90cv.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,685
    Agradecimentos: 43
    Olhando agora o documento do carro da patroa que é a gasolina, vi que não consta a potencia do carro e sim a cilindrada.
    Então, creio que quem tem jeep com motor de 6 cilindros pode utilizar qualquer outro motor 2.3 ou 3.0 conforme o caso.
    Ou estou delirando?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Resolução do Contran, numeração do motor.
      Por Chiari no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 04/09/2014, 18:15
    2. Resolução CONTRAN
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/08/2010, 13:59
    3. Resolução CONTRAN 292
      Por Ronaldo B. no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 14
      Última resposta: 19/03/2010, 09:11
    4. Resolução nº 215 do CONTRAN
      Por folgado no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 20
      Última resposta: 08/04/2008, 22:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade