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  • #1

    Resolução do Contran, numeração do motor.




    Olá pessoal, pra quem ainda não ta sabendo veja a nova resolução do Contran:

    Decalque do número do motor e de chassi será exigido para registro, transferência e vistoria

    05.12.2006


    Por determinação do Contran (Conselho Nacional e Trânsito), o decalque dos caracteres do motor passará a ser obrigatório para proprietários que necessitarem fazer registro, transferência ou vistoria de seus veículos. Além do número do motor, segundo a resolução Contran 199/06, o proprietário deverá também providenciar o decalque do chassi. Motores que receberem nova numeração deverão ser regularizados na documentação do veículo. A medida começa a valer a partir do dia 21 de novembro.

    A resolução do Contran foi regulamentada pela Portaria Detran 2000, de 7 de novembro. Segundo o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), as novas medidas foram editadas para proteger os proprietários de veículos, vítimas de furtos e roubos, que tiveram carros desmanchados e os motores, vendidos ilegalmente.

    “Havia necessidade de padronização dos procedimentos administrativos entre as unidades de trânsito sobre esse tema”, disse Ivaney. “As novas medidas de verificação de autenticidade dos caracteres indicadores dos motores dos veículos cadastrados, ou a serem cadastrados, vão evitar as fraudes, identificando carros com esse tipo de irregularidade”, afirmou.

    Esclarecemos que essa medida ainda não será aplicada para os veículos classificados como automóveis/passageiros quando da transferência dentro do município de São Paulo.

    A obrigatoriedade vale para os seguintes veículos: reboques e semi-reboques; motocicletas, motonetas, triciclo, quadriciclo e ciclomotor; ônibus e microônibus; caminhoneta, caminhonete e demais veículos de uso misto; caminhão e caminhão-trator; trator de rodas, esteira e misto; veículos de aprendizagem e de aluguel, independente do ano de fabricação.

    Se os caracteres do motor não estiverem visíveis para realização do decalque, o proprietário providenciará uma declaração, onde deverá constar a numeração do motor. Esta declaração deverá ser obtida junto a estabelecimento autorizado pelo órgão de trânsito de registro do veículo.

    Se não for possível a retirada do decalque, a numeração poderá ser coletada por meio de fotografia, anexada à declaração fornecida pelos estabelecimentos.

    A autoridade de trânsito também poderá autorizar a gravação dos caracteres em outro local que facilite a visualização e posterior coleta do decalque. Feito isso, a autoridade registrará a autorização para a gravação no banco de dados e no CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

    MOTORES SEM NÚMERO

    Para regularizar os veículos com motor sem número será exigido um requerimento do interessado com firma reconhecida por autenticidade. Além disso, também são exigências para a regularização, o CRV, CRLV, vistoria prévia do veículo e do motor, além de autorização da unidade de trânsito em que o veículo está registrado ou regularizado.

    A última exigência é a NOTA FISCAL original da compra do motor, novo ou usado, com bloco novo, e com suas características, ou seja, marca e número de cilindros.

    Esclarecemos que os proprietários que não possuírem a NOTA FISCAL podem apresentar declaração com firma reconhecida por autenticidade, informando as características do motor. Porém, alertamos que, ao fazer a declaração, o proprietário assume todas responsabilidades cíveis e criminais futuras. Entende-se que um proprietário não tenha a nota por alguns fatores, como antiguidade do motor ou extravio do documento.

    Não será permitida a gravação dos caracteres em motores que a numeração original tenha sido removida mecanicamente, ou seja, por meio abrasivo. Essa advertência refere-se a motores furtados ou roubados, que tenham tido a numeração raspada ou lixada para serem gravados novos números, de forma ilícita. Esta é uma das maneiras de se produzir o carro dublê.

    O veículo será encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária se a numeração estiver em desacordo com o padrão do fabricante e não atenda às exigências da resolução CONTRAN 199/06. Isso também ocorrerá em caso de numeração removida por qualquer tipo de processo, exceto nos casos decorrentes da ação do tempo, acidente ou de veículo formalmente devolvido pela autoridade competente e recuperado em decorrência de furto ou roubo. O mesmo ocorrerá se a numeração estiver vinculada a veículo subtraído.

    A gravação dos caracteres identificadores, que deverá ser executada em bloco virgem, será realizada por estabelecimento autorizado pelo Detran-SP ou Ciretrans, órgãos de trânsito dos municípios do Estado.

    ALERTA

    O não cumprimento das normas estabelecidas pela resolução 199/06 acarretará na impossibilidade do atendimento e da prestação do serviço solicitado. Por isso, mais uma vez chamamos a atenção dos proprietários para a data de início das novas exigências do Contran, ou seja, 21 de novembro.

    Antônio Carlos Silveira
    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DETRAN-SP

    Ou pelo LInk:http: //www.detran.sp.gov.br/noticias/20061205.asp

    Acho que a iniciativa é boa uma vez qe pode inibir o furto de veículs, o prblema é que vc acabará assumindo uma responsabilidade que talvez não seja sua, ou seja outro proprietário de seu veículo pode ter colocado um motor frio nele e vc só descubrirá na hora de vende-lo, e pode ainda por cima responder criminalmente por isso.

    Abraço a tdos.

  • #2
    Para o interior já está valendo para qualquer tipo de veículo.

  • #3
    Usuário Avatar de tiaomsiq
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    Aguém sabe onde se localiza nº do Motor 1.9 Turbo Diesel Common Rail ATD.
    Aguardo retorno urgente. tiaomsiq@hotmail.com

  • #4
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    legal valeu pelo alerta.

  • #5
    onde encontro a numeração do motor da gm 4cc bloco vermelho

  • #6
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por COLOMBO1 Ver Post
    onde encontro a numeração do motor da gm 4cc bloco vermelho
    Numa parte sem pintura ( se esta for original ainda) próximo onde o distribuidor entra no bloco.

    []´s

  • #7
    fugger, vou verificar mas me falaram que alguns motores mais antigos da gm não tinham numeração

  • #8

    local da numeração do motor do S4T

    Onde encontro o número do motor no maxxion S4T?

  • #9
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    numeração do motor F 75

    ola pessoal, tenho uma F75 ano 81 4cc e não consigo localizar a numeração do motor sera que alguem saberia me dizer onde fica?

  • #10
    Ee eu que coloquei o Falcon da F 1000 argentina. Comprei de um amigo que compra de leilão e vende as partes... o que faço ? cade o numero dele ? Será que se ele me der NF do motor ta tudo certo ?

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #11
    Usuário Avatar de Overland
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Ee eu que coloquei o Falcon da F 1000 argentina. Comprei de um amigo que compra de leilão e vende as partes... o que faço ? cade o numero dele ? Será que se ele me der NF do motor ta tudo certo ?

    []'s
    Ricardo, tenho dois motores Falcon aqui, a numeração de ambos consta numa parte plana do bloco entre o bloco e o cabeçote ao lado esquerdo do distribuidor, a numeração é do tipo dígito eletrônico, não muito forte.

    O correto, segundo a lei, só se pode comprar motor para instalar em outro veículo desde que esse motor seja de um veículo baixado sem restrição. Mas como tem muita pick-up que tinha esse motor e foi convertida para diesel esse motor acaba sobrando e vai parar em jipes. O que pode acontecer é se um dia roubarem a pick-up que possuía o motor pode dar um rolo com esse motor, pois pelo código BIN (a certidão de nascimento de cada veículo que nunca é alterada) ele consta como sendo da pick-up ainda, mesmo que ela já tenha feito a alteração de motor com nota e documentação OK.

    Os meus motores não são de veículos baixados, mas a maneira que você tem para evitar problemas futuros é que a pessoa que lhe vendeu os motores emita um recibo autenticado em cartório, descrevendo a venda do produto, no caso o motor com seu devido número, para seu nome com CPF/RG, etc, aí se um dia por ventura for dar algum problema do tipo, você terá esse documento oficial para comprovar que você comprou de boa fé.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Ricardo, tenho dois motores Falcon aqui, a numeração de ambos consta numa parte plana do bloco entre o bloco e o cabeçote ao lado esquerdo do distribuidor, a numeração é do tipo dígito eletrônico, não muito forte.

    O correto, segundo a lei, só se pode comprar motor para instalar em outro veículo desde que esse motor seja de um veículo baixado sem restrição. Mas como tem muita pick-up que tinha esse motor e foi convertida para diesel esse motor acaba sobrando e vai parar em jipes. O que pode acontecer é se um dia roubarem a pick-up que possuía o motor pode dar um rolo com esse motor, pois pelo código BIN (a certidão de nascimento de cada veículo que nunca é alterada) ele consta como sendo da pick-up ainda, mesmo que ela já tenha feito a alteração de motor com nota e documentação OK.

    Os meus motores não são de veículos baixados, mas a maneira que você tem para evitar problemas futuros é que a pessoa que lhe vendeu os motores emita um recibo autenticado em cartório, descrevendo a venda do produto, no caso o motor com seu devido número, para seu nome com CPF/RG, etc, aí se um dia por ventura for dar algum problema do tipo, você terá esse documento oficial para comprovar que você comprou de boa fé.
    Putz, vou procurar o Gato e fazer ele assinar o recibo. Vou aproveitar e pegar mais algumas tranqueiras no galpão dele, pois na época dei uma suzuki RM 125 no rolo, ele me deu o motor + clark 4 m + a adaptação e ele ainda ficou me devendo mais algumas tranqueiras. É hora de pegar o troco, ha ha ha !

    Bom pelo menos o risco de terem roubado a F 1000 ex-dona do motor não existe, pois ele compra sucata de leilão e vende o que sobra.
    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

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