Acho que todos que sabem ajudam como podem (algumas vez até mais do que podem).
O que acontece que que muitos acham que por alguem conhecer alguma coisa vai conhecer obrigatoriamente outra; o que normalmente não é verdade.
Eu, por exemplo, posso alertar quando vejo uma coisa que esta nintidadamente errada para mim.
Isso é meio que uma base da engenharia, você tem conceitos basicos da teoria que permite constatar um conceito errado.
Mas dai a conhecer toda a teoria e todos os calculos para projetar um sistema é um passo maior que exigiria estudo e tempo.
Eu devo modificar a XJ, mas vou manter todo conceito da suspensão original para tentar minimizar as besteiras...
Denis e Bill,
Como vocês montaram os links: especificação e dimensões dos tubos (diâmetro e espessura da parade interna) e construção das conexões nas pontos dos tubos (seguem algums fotos de conexões com terminais rotulares e buchas) ?
Será de grande ajuda estas informações já que outros também gostariam de montar 3 ou 4-links mais 'tupiniquins' (usando materiais existentes no país).
[]´s ansiosos pelas respostas.
Os terminais fiz com buchas da barra estabalizadora de um caminhão Volks. Tem 50 mm de diâmetro externo e furo de 16 mm.
Dos tubos, os uppers são de HREW 1 1/2" x 0,120". Os lowers são de DOM 2" x 0,250", inxertado com tubo HREW 1 1/2" x 0,120". Os lowers são todos empenados. Vou usá-los até destruir, daí faço outros em Chromaloy......
os links do spider dobram d tamanho a cada prova ... e o bill consegue empena-los a cada prova
mas o Bill é o Bill , ignorancia pura , dispensa comentarios
[]'s
Wallace,
Será que um terminal de direção ou terminal rotular não tem uma durabilidade maior ?
Penso pelo seguinte: porque muitos jipeiros trocam as buchas de borracha do feixe de mola para colocar pu ...
[]´s
Após empenar os links do Kalango na 1ª prova em Sto. André, que aliás foi o 1º teste tb, fiz os novos link´s, com tubo mecânico de 1 3/8" x 1/4 de parede.
Esses já passaram por 2 provas e estão perfeitamente retos, até o momento.
Se o uso do jipe é exclusivamente pedras, rótulas vão bem. Mas se tiver lama do tipo que tem por aqui em Sampa, esquece. As rótulas não duram 04 meses. Experiência própria.......
Wallace,
Será que um terminal de direção ou terminal rotular não tem uma durabilidade maior ?
Penso pelo seguinte: porque muitos jipeiros trocam as buchas de borracha do feixe de mola para colocar pu ...
[]´s
Gustavo,
Uso o pivô de direção do 608 nas barras. Se conhecesse essas buchas que o Bill usou no carro dele, que custam R$9,00 cada uma, não teria nunca feito com os terminais que custaram R$60,00 cada. No próximo upgrade dos link´s, que será feito junto com o eixo, tchau terminais. Se quiser, te vendo pela metade do preço....
110% de AS não geram nenhum problema em subidas íngremes, como de a traseira quicar e se perder tração ? As buchas não são montadas fixas, o parafuso é que faz a torção do eixo, certo ?
Marcel,
Vc notou algum tipo de desgaste / barulho nos terminais ? Qto a $$$$ concordo com vc !!!