Edintruder
Realmente o Cummins apresenta manutenção mais cara, mas como você mesmo mencionou ele também apresenta maior durabilidade e isso é muito importante quando se pretende não ter problemas a curto prazo sobretudo se o proprietário o utiliza para o trabalho. Pode até ser que a Ford tenha optado pelo Cummins baseada no critério da falta de opções, mas se é assim então porque a Dodge o utiliza na Ram??? Lá fora falta de opções é um item que os gringos desconhecem.
Não vou contrariar o que você disse a respeito da linha pesada, pois se você trabalhou e conviveu com essa realidade quem sou eu para duvidar? Até mesmo porque linha pesada não é minha praia, não tenho conhecimento nem tampouco experiência para fazer esse tipo de comentário, com exceção apenas para os tratores dos quais posso ate arriscar alguma opinião, pois este é um maquinário que vejo e de certa forma conheço devido à rotina da fazenda. Por outro lado creio que me expressei incorretamente ao dizer “perguntem aos caminhoneiros”, pois minha colocação foi muito genérica e abrangente, nesta ocasião estava me referindo à uma fictícia comparação entre MWM x Cummins na linha leve, como por exemplo na F-350, é claro que isto é apenas uma hipótese pois não acredito que a Ford iria colocar um motor de alta rotação em um caminhão mesmo sendo na linha leve.
Digo isso baseado no fato dos produtores rurais aqui da região que antes usavam F-4000 e Toyota Bandeirante quando passaram a utilizar a F-350 o fizeram de forma desconfiada e isto me lembro muito bem pois era o comentário geral nas rodas de prosa aqui da cidade, mas hoje passados vários anos de uso a elogiam muito mesmo sabendo sobre os custos de manutenção, além do mais quero ver qual deles é que vai se habilitar a esperar tempo suficiente até uma delas dar problema, muito antes disso com certeza eles já as terão passado para frente, deixando o “rojão estourar” na mão do próximo proprietário.
Fanáticos de Sprints não quis “condenar” nem denegrir a imagem da MWM, pois estaria cuspindo no prato que como!!! Eu utilizo não apenas um, mas dois MWM em ambas as F-1000 e me considero um fanático por estes motores, mas como já mencionei antes, fanático pelos genuínos motores diesel, ou seja os de baixa rotação. Com certeza há uma legião de cultuadores do Sprint de alta rotação, tudo bem isso não me incomoda de forma alguma até porque já rodei com estes motores também, contudo me parece uma incoerência uma empresa se habilitar a fabricar este tipo de motor objetivando APENAS maior desempenho e velocidade final em detrimento da durabilidade e resistência, qualidades indiscutíveis nos antigos MWM de baixa rotação.
O proprietário que pensava em adquirir uma F-250 porque “ouviu” falar que ela “anda muito” e resolveu “pauleá-la” para conferir se o que os “amigos” diziam era mesmo verdade certamente já amargou as conseqüências, que apareciam em pouco tempo na forma de fileiras de Sprints esperando a vez de ser retificados nas oficinas. Edintruder, isso é fato e não comentário, na sua região não deve ser diferente, passa em uma retifica e confere pessoalmente. Na época em que eu era agroboy fazia verdadeiras estripulias com as D-20 e F-1000 (quadradas) do meu pai, mas nunca chegaram ao ponto de trincar virabrequim ou “cuspir” óleo por todos os orifícios como muitas F-250 que vi por aqui nas oficinas.
Quando me desfiz das F-250 tanto a Cummins quanto a MWM ambas estavam impecáveis, e olha que as usava para o trabalho na fazenda, porém os principais motivos que me levaram a tomar esta atitude foram justamente o fato de achar a sua manutenção cara e demasiadamente freqüente além de serem muito “beberronas” e também por ver tantas camionetes como estas “encostadas” nas oficinas. Mesmo cauteloso e sempre respeitando os limites de cada uma resolvi não arriscar e voltei para as "velhas" F-1000. Hoje até poderia pensar em adquirir uma alta rotação pois sei que não vou “andar no talo” nem tampouco abusar dela no trabalho, pois elas não foram feitas para esta finalidade.
Quando o assunto é viagem longa sem sombra de dúvida o Sprint é uma maravilha, sobretudo quando o assunto em pauta é o silencio, conforto e velocidade, isso é indiscutível, ou você acha que adoro viajar com a minha F-1000 com escape direto de 4” no ouvido por mais de 200 km!!!
OBS – Quando me refiro ao termo - trabalho na fazenda - estou querendo dizer; carregar 1200 kg de carga (que podem ser de sal, ração, óleo, implementos agrícolas, etc) de 3 a 4 vezes por semana em percursos que variam de 30 a 500 km sob condições nada favoráveis de pavimento ou estradas de chão batido.
Abraço a todos e até mais!!!