Nesse caso, acho que 15 dias não é suficiente...
Nesse caso, acho que 15 dias não é suficiente...
Penso em fazer isso:
1º 27/dez Curitiba a Puerto iguazu 636
1º 27/dez Puerto Iguazu a Posadas 310
2º 28/dez Posadas a Rio Cuarto 1298
3º 29/dez Rio Cuarto a Trelew 1222
4º 30/dez Trelew a Rio Gallegos 1157
5º 31/dez Rio Gallegos a Ushuaia 552
6º 01/jan Ushuaia 150
7º 02/jan Ushuaia a Punta Arenas e Puerto Natales 483
8º 03/jan Puerto Natales - Torres del Paine - Cerro Castillo 100
9º 04/jan Cerro Castillo a El Calafate 212
10º 05/jan El Calafate (passeios Glaciares) 200
11º 06/jan El Calafate a Perito Moreno 621
12º 07/jan Perito Moreno a Corcovado (via Rio Pico) 523
13º 08/jan Corcovado a Bariloche (via Los Alerces) 366
14º 09/jan Bariloche a Junin de los Andes (7 lagos) 234
15º 10/jan Junin a Buta Ranquil 480
16º 11/jan Buta Ranquil a San Rafael 433
17º 12/jan San Rafael a Emilia 963
18º 13/jan Emilia a Bernardo de irigoyen (Barracão - PR) 1149
19º 14/jan Barracão a Curitiba 570
Kilometragem total estimada 11659
Ou mais abreviado:
Dia Data Cidades Km
1º 27/dez Curitiba a Puerto iguazu 636
1º 27/dez Puerto Iguazu a Posadas 310
2º 28/dez Posadas a Rafaella 925
3º 29/dez Rafaella a Rio Colorado 1053
4º 30/dez Rio Colorado a comodoro Rivadavia 925
5º 31/dez Comodoro Rivadavia a Rio Gallegos 776
6º 01/jan Rio Gallegos a Ushuaia 552
7º 02/jan Ushuaia 150
8º 03/jan Ushuaia a El Calafate 840
9º 04/jan El Calafate (passeios Glaciares) 200
10º 05/jan El Calafate a Perito Moreno 621
11º 06/jan Perito Moreno a Corcovado (via Rio Pico) 523
12º 07/jan Corcovado a Bariloche (via Los Alerces) 366
13º 08/jan Bariloche a Junin de los Andes (7 lagos) 234
14º 09/jan Junin a Realico 1096
15º 10/jan Realico a Corrientes 1210
16º 11/jan Corrientes a Curitiba 1184
Kilometragem total estimada 11601
Por enquanto é só sonho:
Abraços.
Passeio bacana! Mas, meu pitaco meio de fora assim, já que abriste a programação pra galera: 1200 km por dia é muuuuito chão, se fosse possível uma média de 80 km/h, daria 15 horas de direção direto. Um cálculo mais realista prevendo 60 km/h daria 20h!
Sem querer me meter demais, mas já me metendo, eu escolheria de repente um percurso mais abreviado, e colocaria um batente aí na programação de uns 800 km por dia. Até uns 1000 por dia prevendo umas 12 horas de direção já é complicado, pois tens que lembrar que não vais fazer isso um dia somente, mas vários emendados... e apreciar a paisagem de vez em quando né? Fora detalhes como comer, dormir, ir ao banheiro... hehehe. Tens alguém pra repartir o volante? Ajuda bastante depois de uns 500km...
Pra i de Foz do Iguaçu onde moro a Querencia MT levei 24h em 2 pra digiri !! pode botar mais dias pois naum aguentar passar tanto tempo dentro de 1 carro !!
Bravo,
Sim, vou ter um colega para dividir o volante.
Realmente as médias de km diárias ficaram muito pesadas. Meus cálculos anteriores previam deslocamentos maiores no inicio e no fim do percurso de 800 a no max 900 Km dia, mas era para 30 dias.
Claro que no Brasil será difícil manter a média de 80 Km/h porem depois de Corrientes as estradas começam a ter grandes retas e depois da região de Santa fé então...
Se vc verificar as pernadas de 1200 são ou no ida ou na volta e não são muitas. Prenttendo sempre sair o mais tardar as 7:00 da manhã com a vantagem de que nesta época os dias são mais longos (haja dorflex). Na verdade, como eu abreviei a viagem, os deslocamentos iniciais serão ralizão mesmo, sem muito tempo para paisagens e fotos. Meu roteiro inicial tinha um belo zig zag na região andina.
Ainda tem tempo pra ver planejar, mas não muito.
Ha! Semana que vem vou levar a Prateada pra trocar os óleos e filtros.
Abraços.
Francescolli,
Como falei pro Bravo, realmente, no Brasil dificilmente vou manter a média de 80 Km/h, mas nas retas argentinas acho que é viável manter 100 Km/h.
Abraços
Bão... só inclui aí uma folguinha no projeto, vai que fura um pneu ou acaba o dorflex... hehehe.
E, lógico, por mais reta e plano, não ande com velocidade constante em estrada de mais de 120 km/h. Inúmeros relatos e alguns testemunhos presenciais que conheci mostram que 100-110 km/h é a velocidade de cruzeiro da ranger, o motor dura virtualmente uma vida toda nesse ritmo. E a média de velocidade sempre dá bem abaixo da velocidade de cruzeiro, não adianta. Apertar mais que isso serve só pra moer ele. E se a tua é igual à minha, serve pra contribuir com a perda de audição também.
Prezado,
Vim de Dourados-MS até João Pessoa -PB sozinho em 4 dias tirando uma média de 900KM/dia. Sempre tenho uma regra básica: Noite é feita para dormir. Às 05:00 hs em ponto eu caia na estrada e no mais tardar as 19:00 hs eu encostava para dormir. Como o amigo postou aí... velocidade de cruzeiro de 110km/h é o ideal. Na minha ranger (2.8PS) com essa velocidade garantia um bom consumo na estrada e o motor anda macio. Outro fator importante é programar o abastecimento. Em estrada que não conheço, quando o marcador está na metade eu já começo a procurar um posto que inspire confiança para completar o tanque.
No mais é curtir a aventura
Abraços
Minha ideia é mesmo andar a 100/110 Km/h e eventualmente passar disso. Prefiro a economia a velocidade.
Como na época da viagem é horário de verão, no Brasil e Argentina, da para esticar até umas 20:00 ou 20:30 h. E na Patagonia com o sol se pondo mais tarde dá até para ficar um pouco mais.
Nessa velocidade de 100/110 Km/h, dá pra fazer quanto na Ranger 2.5, 10, 11 Km/l ?
Até.
Bom xexelo, eu só lembro de alcançar médias de 60/70km/h em Minas que tem trechos p/ lá de sinistros tanto em condições de rodovia como em curvas.
Hoje fiz uma pequena viagem de Curitiba a Florianópolis ida e volta, 680 Km.
Fiz a média da prateada rodando a 100/110 as vezes 120 Km/h. Deu 8,7 Km/l de diesel :-(
Achei baixo, esperava no mínimo 10. O que devo verificar para melhorar essa média.
Ou será que tenho que andar na manhã a 100 Km;h para conseguir isso?
Abraços.