o cabo está livre ou seja não está travando não,grato erchunha.
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o cabo está livre ou seja não está travando não,grato erchunha.
Oleo certamente não e.leva pra mecânica ver essa bi, foi só o que restou pelo jeito.
Motor disparando não é coisa legal de se ver e muito menos se for no teu carro. As causas mais comuns é o retentor da turbina quebrado ou desgaste excessivo da bomba injetora. Nas L200 podem ocorrer isso se o retorno do diesel entupir. De qualquer forma, se o nível de lubrificante estiver baixando muito e fazendo muita fumaça azul, é o primeiro indício de causar um disparo quando o motor estiver quente.
Amigos amanhã eu vou levar ela num bombista e depois de resolvido o defeito eu posto aqui ,mas se algem ja tiver passado por esse problema ,favor me de alguma luz pois preciso resolve-lo de forma mais economica,grato Erchunha.
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Prezado Raposo,<br><br>Lendo seu topico e percebendo suas duvidas observaei que em uma analise prelimnar podem estar ocorrendo diversos fenomenos mecanicos no seu veiculo, sem conhecimento especifico da situação.Gostaria de fazer as seguintes observações:<br><br>- Oleo no turbo: Dependendo da quantidade e aspecto podem ser de problemas mecanicos internos no turbo ou por caracterisiticas proprias do produto.Possiveis problemas internos no turbo, quebra de anel de força tangencia ou desgaste no mancal de força axial.Esses problemas podem ocorrer por erros de operação do veiculo, vindo a ocorrer o chamado "hot shut down" que é um fenomeno ligado a questoes de desgastes de componentes internos do turbo pelo fato de nao se realizar os procedimentos de desligamento do motor conforme especificado.Um exemplo, voce chega com o veiculo quente, apos uma subida ingrime e desliga imediantamente apos a subida, o turbo esta em tempertaturas altissimas nesse momento e o oleo lubrificante que possui a função de resfria-lo perde o potencial de troca de calor por ser interrompida a lubrificação.O eixo do rotor central da indicios claros desse fenomeno com marcas de execesso de temperatura.Outro risco com essa situação de operação é o chamado "cooking oil" em bom portugues fritar o oleo, vindo assim a obstruir os canais de lubrificanção dos mancais do turbo e consequentemente causar danos mecanicos no turbo e passagem de oleo.<br>Existem turbos que em determinadas situações passam um pouco de oleo mesmo, mas existe explicação para isto que nao seja um dano mecanico.Na maioria dos casos ocorre um fenomeno denominado "Delta P" onde em situações de "down hill" descidas ngrimes sem aceleração do veiculo, onde teremos um diferencial de pressão( Delta P) desfavoravel realizando a sucção do oleo da carcaça central do turbo para o sistema de admissão. Me desculpe se falei alem do normal, sou engenheiro mecanico especializado em motores e se voce precisar de alguma ajuda ou quiser trocar alguma ideia sobre outros topicos relacionados a motores estou a disposição! Uma abraço e espero ter ajudado!
como o pessoal falou, basta você não deixar a 5.a marcha enguiçar (sempre que o carro der algum problema -- se é que dá -- e a 5.a marcha não engatar, corre no mecânico e conserta logo! hehe). Se disparar, cortou a ignição, continuar berrando, freio de mão (que é no pé) + freio até o fim, engata a 5.a (debreado é claro), e solta a embreagem deixando o carro morrer. É um tranco daqueles? É. Mas é melhor do que deixar tudo derreter lá dentro. Bom, se você tiver aqueles tapetes de borracha grossos ou a havaiiana, pode tapar a entrada de ar, se não tiver tudo enfumaçado já. Se tiver fumaça pura, mata no 'clutch' (estrangulamento) mesmo.
E não ligue de novo, pois ele vai disparar! :P É guinchão até a oficina. Você pode até experimentar ligar por conta e risco, mas pronto pra matar ele "no grito" de novo.
Então, nunca se esqueça: disparou, desligou, não morreu, enforca na 5.a. =]
Se estiver "light" o desparo, vai na havaiana ou tapete de borracha pra interromper o ar na admissão.
Se deixar queimar até acabar, uma hora ele vai parar, seu motor porém vai literalmente pro céu junto de toda aquela fuligem (que literalmente tem resíduos do motor).
Então pelo que você falou toda vez que dirigimos sem pressão de turbo (pé só encostado no acelerador, sem o gráfico ou manômetro do turbo sem marcar pressão) estamos correndo o risco de down hill pois nestes casos o motor está funcionando só com a aspiração dos cilindros ou seja o turbo está sofrendo uma pressão negativa (vácuo) se é que podemos dizer isso.
Folli, mesmo nessa situação, em motores turbo DIESEL isso não ocorre. Só temos pressão negativas em motores ciclo otto graças à borboleta de controle de ar, nos diesel é direto. Eu tenho na minha F1000 eu tenho um manômetro que marca de -1bar até +2bar e nem mesmo com filtro sujo ele gera pressão negativa no sistema. Descendo em freio motor, só o movimento do ar acaba gerando ainda uma pressão de até 0,2bar mantendo o motor em faixa "verde" de operação em situação de freio, ou seja, com o pé fora do acelerador.
O único recurso que uma montadora poderia ter seria fazer um "afogador" para o motor, quer dizer um recurso para tirar a entrada de ar do motor pois com o óleo do próprio motor realimentando o funcionamento não há outra maneira a não ser cortar o oxigênio do motor.
Uma dúvida em relação ao disparo do motor diesel.
Quando ocorre o disparo devido ao óleo da turbina ser puxado para o motor. Existe a possibilidade de cortar a mangueira que alimenta o turbo? Evitando que o óleo entre na admissão.
Alguém conhece algum dispositivo que possa ser instalado para uma emergência (Algo para tapar a entrada de ar ou algo para injetar CO2 na admissão)?
Os detroit 2t (chevrolet D60) antigos... tinham o estrangulador de emergência..... que cortava a entrada de ar...
Hoje.. com a guerra que é para baixar custo... muito improvável que uma montadora adote o sistema.
ainda mais que é proveniente de falha no sistema turbo compressor...
O mais certo é arrumar o turbo. (se o problema for este)
Dei uma pesquisada e vi que existe uma empresa que vende válvulas para cortar o ar, algumas automáticas outras manuais (acionamento direto no compartimento do motor e outras com acionamento na cabine). Achei o e-mail do representante aqui no Brasil, fiz perguntas mas ainda não me respondeu.
A minha dúvida é saber o momento de fazer uma verificação no turbo.