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  • #1

    Tanque cheio de Diesel




    Pessoal - Estou com uma duvida: Um mecânico especializado em diesel me disse que é muito bom sempre que encher o tanque da minha Ford Ranger - Diesel - bota no tanque cerca de 250 ml de óleo de motor - Segundo ele, deixaria o motor rodando macio. Os entendidos no assunto podiam me dizer se essa medida é realmente boa para o motor?

  • #2
    Citação Postado originalmente por Miguel Hermogenes Ver Post
    Pessoal - Estou com uma duvida: Um mecânico especializado em diesel me disse que é muito bom sempre que encher o tanque da minha Ford Ranger - Diesel - bota no tanque cerca de 250 ml de óleo de motor - Segundo ele, deixaria o motor rodando macio. Os entendidos no assunto podiam me dizer se essa medida é realmente boa para o motor?
    Já coloquei bem mais que isso. De vez enquanto junto as sobras de óleo que se acumulam lá em casa, faço um coctel e jogo no taque. Não noto diferença nenhuma. Nem no desempenho e nem no ruido do motor.

    Não tem problema nenhum misturar óleo de motor no diesel, mas 250ml num tanque de 70 litros não vai fazer nenhuma diferença. Além disso, se Ford não recomendou então não existe necessidade nenhuma disso.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    250 ml não faz nem cócegas no tanque.

    Coloco normalmente a cada 5 tanques entre 1 Litro a 1 litro 1 meio
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Eu acho o nosso diesel muito fino!
    realmente esse esquema do oleo deve conservar mais ainda a camara de combustão... mas
    Ali no tanque será que não prejudica o pescador? será que o oleo se disolve direito???
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
    KS LDA - pneus 31 x 10,5

  • #5
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    FAço nem idéia Deivid .. só sei que faço isso a uns 3 ou 4 anos e nunca tive problema
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
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  • #6
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Mas então está aí o segredo da longevidade da tua picape, né?
    Claro fora as manutenções básicas.

    Mas seria interessante saber dessa parte do pescador,
    se alguem tiver alguma idéia derrepente o Troller á vista saiba.
    L200 sport gls Mitsunalda
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  • #7
    Bom.. vejam só. Aqui mesmo no forum já surgiram essas duvidas sobre por ou não oleo no tanque, e realmente a opinião é bem divergente, alguns afirmam que isso dá vida lçnga e prospera a BI e ao motor, porém alguns já falam em residuos no motor que seriam prejudiciais.. o mais interessante seria artigos sobre o assunto... se alguem possui poderia passar para lermos.

    Ou pelo menos alguem que tenha feito isso de forma experimental com dados reais e concretos.

    valeu!

  • #8
    Usuário Avatar de Miranda
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    ..alguem ae coloca querosene?

  • #9
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Citação Postado originalmente por Miranda Ver Post
    ..alguem ae coloca querosene?
    Miranda
    Aqui no RS, no inverno, tem gente que usa querosene no diesel para evitar o entupimento do sistema de alimentação de combustível. Isso ocorre porque o frio faz a parafina do diesel solidificar dentro dos filtros. É usual em caminhões, mas em picapes alguns fazem também.
    Na semana passada presenciei um caminhão cargo 2006 (com Common Rail) de um amigo, apresentar esse problema, e a solução foi trocar os filtros e usar querosene no diesel (5L/tanque).
    Na minha ranger nunca usei, pois o motor pega bem no inverno, não altera nada em relação ao verão, acredito que pelo bom sistema de aquecimento que tem, e pela troca do filtro de combustível a cada 7500 Km, junto com as trocas de óleo.
    Abs

    Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Deivid/silveira Ver Post
    Mas então está aí o segredo da longevidade da tua picape, né?
    Claro fora as manutenções básicas.

    Mas seria interessante saber dessa parte do pescador,
    se alguem tiver alguma idéia derrepente o Troller á vista saiba.

    uaheuhaeaueae

    olha os negos me cutucando

    eu nao faria. Oleo tem uma funcao, diesel tem outra.

    suas caracteristicas fisicas e quimicas sao diferentes, e portanto, atuarao de forma diferente no motor.

    mas vamos aos fatos 250ml em 70 litros , isso daria +- 0.35% (se nao errei nas contas) do total. Parece inexpressivo, mas nao é nao. Imagine 0.35% da agua que vc beber estiver contaminada, com certeza vc nao vai gostar de saber disso.

    Se é suficiente para mudar ou nao algo no desempenho, os amigos ai já disseram que nao.

    Agora, qual a finalidade de colocar o oleo no diesel? melhorar a lubrificacao da temida bomba? Santa ingenuidade acreditar nisso. A bomba é pensada, feita e projetada para trabalhar usando DIESEL, e só ele basta.

    Para o motor rodar redondo, precisa de regulagem de valvulas, oleo NO CARTER de boa procedencia, regulagem do motor em geral, troca de filtros, manutencao constante. Isso sim deixa um motor redondinho e macio.

    Pra mim, como ja falei em outros posts, oleo dentro do tanque só faz bem pra petrobras , afinal 1 litros de oleo é no minimo = 7 litros de diesel (isso na promocao e oleo 20w50).

    Só um re-explicacao daquilo que eu venho falando há muito tempo: o oleo diesel vendido no brasil segue padroes internacionais de caracteristicas fisico-quimicas, do contrario, nao poderia ser chamado de oleo diesel.

    Essas caracteristicas sem baseiam a grosso modo em : flamabilidade, densidade, lubricidade, elementos quimicos e reacoes a temperatura.

    Isso é rígido, e igual para qqr parte do mundo. Se nosso diesel tem 5 trilhoes de particula de enxofre, se tem mais agua ou sujeira, sao outros quinhentos, conversa pra outro chops, ops, topico.

    Lembrando que agua, sujeira, terra (na realidade é mais poeira de corrosao do que terra de verdade), fiapos, FUNGOS E BACTERIAS (sim esse é um dos principais problemas do nosso diesel), é causado pelos caminhoes tanques e POSTOS de combustivel, nao vem da petrobras assim.

    Nosso diesel é quase 100% importado, e vem perfeitinho, aqui é novamente filtrado e em alguns momentos pode receber nova destilacao (leve pra efeito de melhoramento devido ao pais exportador), e entao enviado para as DISTRIBUIDORAS (Petrbras, Shell, Texaco, Ipiranga, Ale, zé da esquina, sogra do jao, etc), é a partir daí que se criam os problemas.

    98% dos postos que vendem diesel que eu conheco, tem akeles filtros da epoca em que meu avô brincava de pião. E alguns deles o filtro ainda é o mesmo.

    Hoje por lei é obrigatorio a substituicao dos velhos tanques ferrosos por novos de um plastico ultra duro com 2 ou 3 camadas em vacuo para proteger de vazamentos, alem de um bocal com uns triques triques pra nao deixar residuos entrar ou sair. Mas sao poucos os postos que ja estao dentro da lei (isso pq a lei tem mais de 10 anos se nao estou enganado).

    Fora isso, é necessário também realizar o teste de estanqueidade (escrevi correto?) para verificar vazamentos e tambem um teste de contaminacao do solo, cada teste em cada tanque em 2003 custava 8 mil reais, vi a NF num posto de Votuporanga, achei um absurdo mas... Agora me diz, acha que dono de posto gasta $$ com isso? Nem ferrando.

    Aqui no BR o mesmo caminhao q transporta agua, transporta gasolina, diesel, querosene, madeira, leitao ... Vai falar que nunca viu caminhao de gasolina com madeira encima? Nunca viu caminhao com os tanques abertos numa rodovia? Cada viagem é um combustivel diferente que se coloca nos tanques.

    Tem distribuidora que ainda despeja combustivel nos caminhoes com procedimentos rudimentares. Cansei de ver caminhao com os lacres estourados sendo aceito em posto. Pode notar 90% dos caminhoes que transitam (pelo menos no estado de SP) nao sao bandeirados, ou seja, fazem coleta em qqr lugar e carregam o que quiser (isso nao qr dizer que nao recolham em distribuidoras bandeiradas e entregam honestamente em postos bandeirados e de confianca, nao misturar alhos com bugalhos).

    Mas pera la, sabemos que sempre resta um pouco em cada tanque (nunca sai 100%), alem do que fica grudado nas paredes, como acreditar que a gasolina/alcool/diesel nao veio ruim do proprio caminhao? Impossivel.

    Alguem ja viu algum posto fazer lavagem de tanque? Tem que fazer! Produto quimico pra matar bacteria e fungo (principalmente no diesel que é muito atacado), no maximo jogam la no tanque , fecha e Deus ajuda a misturar tudo.

    Alguem ja viu lavarem aquelas mangueiras que ficam do lado de fora de todo caminhao-tanque? Entao, ali entra sujeira, bicho, terra, agua, fuligem e tudo mais que seja possivel, nunca vi algum posto lavar aquela mangueira, alias, outro dia me surpreendi que a NOMA fez uma carreta onde aquela mangueira ficava dentro de um compartimento fechado, pela primeira vez me dei conta de como aquela mangueira fica suja, imagina depois de ser usada pra diesel e o caboclo pegar uma estrada ruim e imunda , ta lascado.

    Qtas fazendas nao sao abastecidas por esses caminhoes? terra, poeirao etc, td indo pra mangueira qdo nao pro tanque por deixarem os poroes abertos.

    Pessoal reclama muito do diesel e se esquece que nao apareceu no posto do nada, e reclama que é a petrobras que faz merda, nao é nao. O buraco vem depois da petrobras, embora reconheco que o diesel nacional poderia ser melhor (menos enxofre, maior qtidade de cetano etc, porem isso é QUALIDADE empregada, o que é bem distinto de dizer o que falam no forum).


    Agora dizer que é muito fino, que nao explode direito, que nao tem lubrificacao, que detona etc, tudo tem que ser bem analisado pra nao bombardear coisas que nao sao culpa do diesel.

    Nao posso reclamar da agua de casa que vem suja, se meu cano esta com furo... Concordam?

    Mas no caso do oleo no tanque, jamais faria isso. Puto mito injustificavel.

    Esse oleo pode desde entupir os filltros, ate sujar mais o motor ou criar uma elevacao da temperatura do motor por estar trabalhando com algo adulterado.

    deixa pros postos adulterarem teu combustivel, pois ai se vc conseguir provar, pode pedir ressarcimento. Nao tente adulterar voce mesmo, pq ai o prejuizo é bem maior.

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Bem, vou passsar meu conhecimento empírico sobre o assunto.

    Minha família foi proprietária de posto de combustível por muito tempo.

    O óleo no motor, é uma prática comum, não traz riscos ao motor, de uma forma geral, nem acúmulo em excesso de sedimentos.

    Os caminhoneiros usam, quando em serviços severos, pois vem em auxílio a lubrificação da BI, bicos e anéis, prolongando assim a vida útil do motor.

    Também usava-se muito para motores com baixa compressão, mais numa proporção maior, fazendo com que o mesmo funcionasse com maior facilidade na primeira partida do dia, independente se está frio ou calor. Esse procedimento quase não se usa mais, devido à inspeção veicular, tá ruim, tem que retificar.

    Quanto à querosene, eu uso até no meu carro a álcool!

    Quando adiciono, até o tuimmmmm da bomba elétrica muda, o carro tem uma aceleração diferente, macia.

    Uso a cada 6 mese 1L no tanque.

    A querosene interage muito bem com o álcool, fica homogêneo.

    No diese, existiam postos que tinham a bomba de querosene, onde abastecia como os outros combustíveis.

    Acho que mais ao sul ainda deva ter essas bombas, pois a querosene é indicado para regiões frias, auxiliando a combustão nas manhãs geladas.

    Bem, é isso.

    Quanto a pescador, bomba eletrica, e demais, o enxofre álcool que tem no deisel danifica bem mais.

    abraços.

    Kim.

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Bem, vou passsar meu conhecimento empírico sobre o assunto.

    Minha família foi proprietária de posto de combustível por muito tempo.

    O óleo no motor, é uma prática comum, não traz riscos ao motor, de uma forma geral, nem acúmulo em excesso de sedimentos.

    Os caminhoneiros usam, quando em serviços severos, pois vem em auxílio a lubrificação da BI, bicos e anéis, prolongando assim a vida útil do motor.

    Também usava-se muito para motores com baixa compressão, mais numa proporção maior, fazendo com que o mesmo funcionasse com maior facilidade na primeira partida do dia, independente se está frio ou calor. Esse procedimento quase não se usa mais, devido à inspeção veicular, tá ruim, tem que retificar.

    Quanto à querosene, eu uso até no meu carro a álcool!

    Quando adiciono, até o tuimmmmm da bomba elétrica muda, o carro tem uma aceleração diferente, macia.

    Uso a cada 6 mese 1L no tanque.

    A querosene interage muito bem com o álcool, fica homogêneo.

    No diese, existiam postos que tinham a bomba de querosene, onde abastecia como os outros combustíveis.

    Acho que mais ao sul ainda deva ter essas bombas, pois a querosene é indicado para regiões frias, auxiliando a combustão nas manhãs geladas.

    Bem, é isso.

    Quanto a pescador, bomba eletrica, e demais, o enxofre álcool que tem no deisel danifica bem mais.

    abraços.

    Kim.
    Rapaz, vivendo e aprendendo.
    Estou em vias de comprar uma Ranger nova, e vou colocar em prática as dicas desse tópico.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

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