Da uma olhada nos links anexos, deve lhe ajudar a estabelecer um procedimento de "manutenção" no sistema diesel de tua camionete, além de ter algumas informações sobre o Diesel e suas particularidades.
O básico é;
1-Sempre que possivel, termine o dia de trabalho com sua viatura, e encha o tanque, isso evita a intensa condensação de água no tanque.
2-Fique de olho na troca dos filtros de combustível, a nivel de prevenção, a cada troca de oleodo motor, troque os filtros.
3- Se for possível, e sua camionete já não tiver, instale um segundo filtro/separador de água, isto ajudará na filtragem(obvio!!), diminuindo a possibilidade da ida de partículas sólidas, para a bomba, injetores.
No mais, entendo que adicionar oleo lubrificante, querosene, etc, será sempre questionável. Já vi meu pai(a vinte e cinco anos atrás), colocar querosene no tanque do caminhão, da um "xarope"(colocar oleo lubrificante direto no coletor de admissão, cada coisa!!), mas apesar de na época, eu não ter muita noção, nunca percebi nenhuma "melhora" ou "ganho", mas não ia discutir com o velho, ele "aprendeu" com o Benevides, baita "mecanico" da empresa que ele começou a trabalhar como motorista em 1958, hehehe...
http://www.petropam.com.br/dicas.htm
http://www.aguiadiesel.com.br/produtos1_4.asp
http://www.oeco.com.br/reportagens/3...-da-hipocrisia
Abraço
Sérgio