CBarros,
Se você acelerar forte com seu carro parado, sai fumaça preta pela descarga?
Carro que anda sempre frio é péssimo para o motor, pois trabalha fora da temperatura para qual foi projetado.
Esse sintoma é clássico na Explorer, a válvula termostática trava aberta fazendo com que o motor trabalhe frio, prejudicando a correta lubrificação de partes do motor e queima do combustível.
Em alguns casos quem acaba sofrendo com isso são os retentores de válvula, que são detonados por causa dessa situação de funcionamento/lubrificação deficiente, jogando óleo para o coletor que junto como combustível não queimado, gera borra, entope alguns componentes, causa falhamentos...
Primeiro o carro começa a baixar cerca de 500 ml e alguns acham que é normal, depois sobe para 750 ml, 1L e daí por diante.
Para tirar a dúvida que não é apenas o sensor de temperatura, pois mesmo sendo menos provável pode ser ele, verifique se está com o conector ligado.
A Explorer possui dois sensores de temperatura, de frete para o motor o sensor do ponteiro fica do lado esquerdo é super fácil de localizar e trocar, se nada mudar ou apenas melhorar um pouco, troca a válvula termostática.
Quanto à ventoinha, na Explorer ela trabalha ligada direto mesmo.
Abraços