Para descobrir ruídos nos cubos de roda e rolamentos, o pessoal por aqui levanta uma das rodas do carro e coloca aquela máquina que faz girar a roda encostando uma polia cônica em velocidade (a mesma que faz balanceamento com a roda no eixo do carro). Quando a roda ganha velocidade, desliga-se e afasta-se a máquina, escuta a roda girando em velocidade e nota o ruído dela enquanto a mesma gira até parar. Com isso, temos uma boa simulação da roda girando em alta velocidade como se fosse em condições de uso.
Vale a pena dar uma geral no sistema de freios da Ranger, observando marcas irregulares nos discos de freio, analisar as pastilhas, verificar os tambores e lonas, que também podem ser grandes fontes de ruído.
Siga a investigação por etapas. Vá do que pode ser mais provável de ser, depois para os itens menos prováveis de ser. Você poderá economizar e otimizar a avaliação do seu problema.
Também recomendo sempre observar as tarefas e fazer perguntas aos mecânicos, pois devemos entender bem destes carros para não perdermos tempo com mecânicos inexperientes e com laudos errados, o que nos leva a trocar peças sem necessidade. O dono anterior do meu carro me falou isso, tem muitos mecânicos de caminhonete que realmente são fracos, muitos deles são meros substituidores de peças.
Quando descobrir, posta pra galera a causa destes defeitos. E boa sorte!
Grande abraço!
MarcioBahia
Ranger XLS CD 3.2 4x4 2013
Ex - Ranger XLT CD 4x4 2008
e era no cardã dianteiro pois o Mesmo fica rodando mesmo em 4x2 e aquele eixo deslizante estava com folga, resumindo parecia uma carroça, mandei trocar a ponta e a Luva ficou 10 o carro está 100% agora, o serviço custou R$ 500,00 reais incluindo mão de Obra.
Caros foristas,
Aproveitando o tópico, minha ranger (modelo novo) faz bastante barulho por causa de trepidação na região ali do porta-luvas. Já dei uma primeira olhada e não constatei nada. Alguem já passou por isso aí?
Agradeço