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  • #1
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    Question Vida Util motor Duratec High Flow 2.3 16v [ Ranger ]




    Pessoal, sempre pinta aquela dúvida de quantos mil km um motor bem conservado( deve durar com as devidas manutenções e trocas de óleos corretas), dessa forma gostaria que falassem a respeito do Vida Util motor Duratec High Flow 2.3 16v [ Ranger ], os que possuem esse motor , com quantos mil km estão ?, o que acham ? será que chegam aos 500.000 km ?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por murilod Ver Post
    Pessoal, sempre pinta aquela dúvida de quantos mil km um motor bem conservado( deve durar com as devidas manutenções e trocas de óleos corretas), dessa forma gostaria que falassem a respeito do Vida Util motor Duratec High Flow 2.3 16v [ Ranger ], os que possuem esse motor , com quantos mil km estão ?, o que acham ? será que chegam aos 500.000 km ?
    Bixo, vai longe mas 500.000 acho muito pra motor gasolina, até pra diesel...
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #3
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    fazendo a manutenção correta é motor pra pelo menos 350milkm.
    mas já lí em foruns americanos o pessoal falando q ja rodaram 300milkm sem problema nenhum.
    tem outra ranger ano 97 com o motor anterior a este, o 2.3 8valvulas tem um cara lá com 680milkm. só abriu o motor com 620milkm.

  • #4
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    Não tenho nenhuma razão para acreditar que seja motor para mais de 250.000 mil km rodados com cuidado. Sem cuidado, talvez nem pra 200.000.

    Até os motores a diesel já estão começando a pedir água perto dos 300.000 (ou antes, até), quanto mais um a gasolina.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Não tenho nenhuma razão para acreditar que seja motor para mais de 250.000 mil km rodados com cuidado. Sem cuidado, talvez nem pra 200.000.

    Até os motores a diesel já estão começando a pedir água perto dos 300.000 (ou antes, até), quanto mais um a gasolina.
    Olha, a FORD (há 1-2 anos atras) dizia que todos os seus motores a gasolina duravam (leia-se durar como HOMOLOGADO) para 250 mil, o mesmo tempo de vida util da corrente (que faz lugar da correia dentada). Isso é o dito por eles(Fabrica).

    Motor Diesel nunca tive mas, meu velho é dieselofilo de carteirinha..começou nos anos 80 com um motor Perkins instalado na veraneio (C10) ano 76, andou mais de 1 milhão de km....isso mesmo, a Perkins na epoca deu outro motor pro meu velho pq quiseram desmanchar o motor dele e estudar as peças...bom apos o surgimento da D20 e consequentemente a Silverado veio os S4T Plus, ele pos este motor na Veraneio que esta até hoje e o poçante está beirando seu aniversario de 500 mil km e berrando bonito. O carro é de estrada então não dá pra comparar com carro urbano. O que eu conheco de motor diesel aprendi com este meu velho e SIM, segundo ele o motor diesel é feito pra durar muito...mas não em pé de vândalo.

  • #6
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    ah sim, rodar com motor diesel so em estrada, com boa manutenção preventiva troca de oleo nos prazos ou ate antecipada dai 600 mil km é POUCO!
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Charles_Curitiba Ver Post
    Olha, a FORD (há 1-2 anos atras) dizia que todos os seus motores a gasolina duravam (leia-se durar como HOMOLOGADO) para 250 mil, o mesmo tempo de vida util da corrente (que faz lugar da correia dentada). Isso é o dito por eles(Fabrica).

    Motor Diesel nunca tive mas, meu velho é dieselofilo de carteirinha..começou nos anos 80 com um motor Perkins instalado na veraneio (C10) ano 76, andou mais de 1 milhão de km....isso mesmo, a Perkins na epoca deu outro motor pro meu velho pq quiseram desmanchar o motor dele e estudar as peças...bom apos o surgimento da D20 e consequentemente a Silverado veio os S4T Plus, ele pos este motor na Veraneio que esta até hoje e o poçante está beirando seu aniversario de 500 mil km e berrando bonito. O carro é de estrada então não dá pra comparar com carro urbano. O que eu conheco de motor diesel aprendi com este meu velho e SIM, segundo ele o motor diesel é feito pra durar muito...mas não em pé de vândalo.
    Concordo com você em relação ao motor Diesel ser superior ao à gasolina. Não tenho nenhuma explicação técnica, mas sempre achei isso.

    Agora comparar um motor da Perkins de 1976 e o S4t Plus (baita motor), com os atuais motores eletrônicos é forçar a barra. Em primeiro lugar, os antigos eram motores aspirados (ou mesmo turbinados de fábrica) que traziam uma margem de erro muito grande em caso de má manutenção do proprietário. Sem falar na construção deles, bem mais pesada que a atual.

    Os motores modernos à diesel trabalham "forçados", "no limite", por assim dizer. Existe toda uma sobrecarga no sistema, com o turbo, o intercooler e a constante necessidade de os usuários dessas picapes ficarem andando a mais de 140 km/h, o que força ainda mais o sistema.

    Os motores antigos apresentavam uma grande margem técnica para lambanças dos proprietários, coisa que as montadoras não podem se dar ao luxo hoje em dia, por causa do custo de fabricação e pela necessidade de movimentarem o setor de assistência técnica.

    Então, andar um milhão de km num motor Perkins sem turbo, sem intercooler, sem ser aloprado é muito fácil. Agora esperar fazer (no mínimo parecido) o mesmo num motor atual é ser ingênuo. Essa margem técnica é muito cara, à custa de muitos kg de aço extra utilizados no motor, o que encareceria mais o motor, encarecendo o preço final do carro, que já anda pelas alturas.

    A conta é simples: todo produto tem sua durabilidade. A durabilidade do Perkins é 700.000km, por exemplo. O do NGD 3.0 é 350.000km. Qualquer coisa que passe dessa durabilidade é resultado da sorte ou da manutenção adequada dada ao carro, sem falar das condições de dirigibilidade. Não faz sentido para as montadoras fazerem carros que andem 2.000.000 km, porque aí ninguém iria querer trocar de carro e a economia ia estagnar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Charles_Curitiba Ver Post
    Olha, a FORD (há 1-2 anos atras) dizia que todos os seus motores a gasolina duravam (leia-se durar como HOMOLOGADO) para 250 mil, o mesmo tempo de vida util da corrente (que faz lugar da correia dentada). Isso é o dito por eles(Fabrica).

    Motor Diesel nunca tive mas, meu velho é dieselofilo de carteirinha..começou nos anos 80 com um motor Perkins instalado na veraneio (C10) ano 76, andou mais de 1 milhão de km....isso mesmo, a Perkins na epoca deu outro motor pro meu velho pq quiseram desmanchar o motor dele e estudar as peças...bom apos o surgimento da D20 e consequentemente a Silverado veio os S4T Plus, ele pos este motor na Veraneio que esta até hoje e o poçante está beirando seu aniversario de 500 mil km e berrando bonito. O carro é de estrada então não dá pra comparar com carro urbano. O que eu conheco de motor diesel aprendi com este meu velho e SIM, segundo ele o motor diesel é feito pra durar muito...mas não em pé de vândalo.


    MEU PAI ERA UM DOS ANTIGOS DONOS DA PERKINS, LEMBRO DESSE FATO....

  • #9
    Bem, tenho um, porém pouco usado.
    até o momento 50.000Km
    Manutenção até o momento 0 de corretiva, apenas a preventiva (óleo, filtros etc)
    Cuidado com os "achismos". Progure alguém que tenha e te dê fatos.
    Ranger 2.3 16V 2007

  • #10
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    Murilo... Como falei em outro post, acabei de comprar a minha Sport 2008, com 126.000km, e olha que o cara fez revisão em concessionária só as de 10000 e 20000 e tá boa...

    Agora, com relação ao resto to me batendo, tem um vazamento na direção hidráulica, a qual já troquei o reparo e voltou e um pequeno vazamento na caixa de marchas, que acredito ter sido por que foi mexida, o dono andou trocando o fluido e não sei se foi aberto ou não, parece ser problema de vedação... O cara tbm recondicionou a embreagem dele e vendeu... tá trepidando, mas vou andar com ela até ter dinheiro pra por um kit original, cotado a 2200 pela ford daqui, incluindo o atuador.

    Agora quento ao motor, redondinho, responde bem às acelerações, atinge altas velocidades (só dou uma pisadinha, 1x por viagem) e na manha, 100-120km/h na estrada faz 10km/l, na cidade tá em torno dos 7km/l...

    Portanto, quanto ao motor, acredito que o mesmo seja bem confiável, e a partir de agora vou cuidar ainda mais dele...

    Abraço

  • #11
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    Xlt 2.

    Citação Postado originalmente por guidoschmidt Ver Post
    Murilo... Como falei em outro post, acabei de comprar a minha Sport 2008, com 126.000km, e olha que o cara fez revisão em concessionária só as de 10000 e 20000 e tá boa...

    Agora, com relação ao resto to me batendo, tem um vazamento na direção hidráulica, a qual já troquei o reparo e voltou e um pequeno vazamento na caixa de marchas, que acredito ter sido por que foi mexida, o dono andou trocando o fluido e não sei se foi aberto ou não, parece ser problema de vedação... O cara tbm recondicionou a embreagem dele e vendeu... tá trepidando, mas vou andar com ela até ter dinheiro pra por um kit original, cotado a 2200 pela ford daqui, incluindo o atuador.

    Agora quento ao motor, redondinho, responde bem às acelerações, atinge altas velocidades (só dou uma pisadinha, 1x por viagem) e na manha, 100-120km/h na estrada faz 10km/l, na cidade tá em torno dos 7km/l...

    Portanto, quanto ao motor, acredito que o mesmo seja bem confiável, e a partir de agora vou cuidar ainda mais dele...

    Abraço


    Hj dia 04/09/13 comprei uma Ranger XLT 2.3 2008/2009 com 132.512 Km.
    Apesar da idade e do Km já rodado por ela, está em excelente estado de conservação.
    Dei em troca uma F-1000 XLT HSD 1997 q eu tinha q estava em estado de 0Km praticamente. Era uma relíquia!
    A Fmil entrou no negocio por 30 mil e a ranger me custou 38.
    Mais ela tem uns detalhes p/ fazer, q vou arrumar com o tempo.
    A ultima revisão foi em 2010 com 40 mil Km na CSS.
    Gostaria de saber o q fazer agora de revisão nela, já que a mesma esta com esse KM.
    Abç's
    Marcos Faria.
    Ranger-XLT Preta ...2008/2009...
    2.3-16V DuraTec
    ...140 Mil Km...


  • #12
    Usuário
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    fico feliz guidoschmidt que você tenha comprado e optado pela ranger, ele é um pouco mais dura do que a S10, mas cara, é uma máquina, vai gostar de verdade, excelente camionete, continue com a gente, pra debatermos e acharmos os melhores caminhos para executarmos uma manutenção de qualidade nas pickups.

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