Eu tento manter os feixes sempre lubrificados, mas é que como vou ter que mexer pra trocar as buchas, queria aproveitar pra dar uma geral nos feixes.
Abraços
Versão Imprimível
Eu tento manter os feixes sempre lubrificados, mas é que como vou ter que mexer pra trocar as buchas, queria aproveitar pra dar uma geral nos feixes.
Abraços
Se ta faltando dicas malucas, vai mais uma que li aqui no forum mesmo, mas nao lembro de quem sao os creditos: revestir as molas com mangueiras de hidrante... hehee
Eu ganhei um spray de viscosol quando levei a TR4 da minha mulher para revisão na Mit e recomendo, sem stress e nunca mais ouvi barulho nas molas. Testado e aprovado!
Flávio
Então será que se revestir as lâminas com mangueira de hidrante, colocar radiografia entre elas, viscosol por cima, um pouco de óleo de motor logo em seguida, trocar as buchas das pontas e não pegar chuvas resolve? :mrgreen:
Eu não faço nada...Quando chove fica mais silenciosa. Feixe de mola é assim mesmo. Já pensou ficar colocando óleo ou chapa de radiografia no feixe de molas de um 2213 (mercedes)?
Abç.
Não sei bem qual é a relação, ou seja, quando é que range e quando nao, so sei que o CLIMA influencia D+ no barulho das molas..
Acho que é na mudança de clima.. esses dias, antes da chegada da chuva, no seco, as minhas estavam bem silenciosas.. foi o tempo mudar e a humidade chegar, pronto, começou uma rangeção danada... dai começou a chover, acabou... voltou a ficar silenciosa...
estranho... mas é assim...
abs,
Não precisa de nehuma operação de guerra, é só aplicar o Viscosol , que o rangido some na hora e por muito muito tempo .
Hoje de manhã eu comprei as buchas de PU e troquei. As antigas estavam detonadas. Aproveitei pra trocar o kit antiruído. Ficou perfeito. Não precisei nem lubrificar.
Sei que as de PU são mais duras, mas duram mais e além disso consegui por um preço bom: R$60,00 as 4 buchas. Mesmo sendo mais rígidas, o carro ficou muito bom.
Como não carrego peso, estou usando uma lâmina a menos no feixe. Sei que alguém vai dizer: vc não deveria fazer isso, vai comprometer seu feixe, perder estabilidade ou coisa do tipo. Eu já comprei o carro desse jeito e como não uso muita carga na caçamba, optei por deixar assim mesmo.
O problema maior dessas buchas de PU é que como são rígidas ficam atritando com as outras peças. Acabam durando menos por isso e desgastam as outras peças também. Não trazem nenhum benefício.
Quanto as molas, retirar a lâmina tentando fazer com que a suspensão fique mais macia, é perda de tempo. Fazendo isso você apenas rebaixa a suspensão. Para que ela fique mais macia teria que trocar os amortecedores que são calibrados para 1T por outros mais macios.
Eu uso amortecedores Rancho na traseira da minha Ranger por conta disso. Coloco a ajuste na posição zero que é a mais macia. Nessa posição eles ficam mais macios que os originais. A suspensão se comporta como se estivesse carregando 100Kg na caçamba. Fica um pouco mais instável, mas eu prefiro assim, fica mais confortavel...
Sempre usei buchas de PU no toyota bandeirante e é notório que duram "muito" mais. Mesmo usando o carro periodicamente em trilhas severas. Não acredito que aumente o desgaste de outras peças. E se aumentar, acho que é desprezível. A bucha de PU não é tão mais dura. Ela absorve os impactos e vibrações da suspenção perfeitamente.
É fato que quanto mais molas são combinadas no feixe, mais rígido ele se torna (a soma de molas aumenta a constante elástica do sistema). Se não fosse assim uma carreta Scania que carrega 30t ou mais, não teria um feixe com tantas molas, mas sim um amortecedor rancho com diversas regulagens de pressão. Porque uma Saveiro, Strada, Fiorino utilizam apenas 1 mola semielíptica na traseira (ás vezes combinada com uma helicoidal)? Para ficar um pouco mais confortável, em compensação - carregam menos carga.
É óbvo que o amortecedor também influencia no comportamento da suspensão, mas dizer que mexer no feixe é perda de tempo, é forçar a barra. Até aceitaria dizer que compromete a estabilidade ou algo do tipo, mas dizer que não muda nada...
Optei por deixar a suspensão desse jeito porque a meu carro está perfeitamente alinhado (não está empinado) e macio.
Aproveitando: Eu uso pneus BF33 All Terrain com a suspensão original e não raspa nos paralamas como vivem dizendo aqui no fórum. Ou melhor, "raramente" raspam. Só quando eu faço trilhas ou esterço o volante até o final, e mesmo assim raspam muito pouco, sem motivos para preocupação.
Buchas de PU duram mais na Band porque ninguém tem coragem de ir até a concessionária pagar pela originais e comparadas com as buchas do paralelo dura mais mesmo. Porem o pessoal que usa PU acaba tendo que lubrifica-las já que com o tempo elas começam a Ranger com sujeira acumulada e pelo atrito com as outras peças.
É muito comum as pessoas inverterem o papel do amortecedor com o da mola. Aqui no fórum tem muita muita discussão sobre esse assunto e muitas equivocadas. Combinação de mola semi eliptica com helicoidal só em carroça.
Afina de contas o BF 33 pega ou não pega? Decida-se...