Já li diversos tópicos aqui de Rangers 3.0 com problemas de desempenho, peneira da bomba entupida, bicos com problema, sensores, etc.
Mas o meu caso até então parece ser diferente.
O caso é o seguinte: comprei uma Ranger XLT CD 4x4 2006/2007 com 75 mil km nos semonivos da Ford Slaviero em Curitiba. Como ela estava muito boa de andar, justinha, firme, nem me preocupei em fazer um test-drive muito extenso, só uma volta na região central, e não tive oportunidade de esticar bem, ver que velocidade alcançava.
Enfim, comprei o carro e só então percebi que o desempenho dela estava bem abaixo do que deveria ser. Nunca tinha andado em outra Ranger com a mesma motorização pra comparar.
No plano ela não passa de 150 km/h e mesmo assim demora pra chegar nisso. Observando o comportamento do motor, a turbina começa a encher aos 2000rpm e aos 2500rpm chega no auge (dá aquela empurradinha gostosa), mas aos 3000rpm parece que perde um pouco do fôlego e vai assim meio molenga até os 4000rpm.
O computador de bordo mostra todas as barrinhas do turbo encherem, normal, o barulho da soprada do turbo parece normal também, não parece ter ar vazando em falso.
Além do desempenho fraco, também notei que o ponteiro do combustível oscilava muito (não dava pra saber se o carro estava com o tanque vazio ou tinha um quarto ainda), mesmo parado e no plano.
Bom, deixei o carro na concessionária e detectaram que a oscilação do ponteiro era devido a bomba de baixa pressão, que estava com defeito.
Então trocaram a bomba do tanque e trocaram também o tanque de combustível inteiro (porque segundo eles o encaixe da bomba no tanque estava empenado e poderia vazar). Como eles mesmo estão pagando, por mim tudo bem.
Isso matou o possível problema da peneira da bomba estar entupida, e também do tanque ter sujeira. Inclusive eu tinha certeza de que isso ia resolver também o problema do desempenho fraco.
Mas não resolveu. Agora por último trocaram um sensor de pressão de ar e me devolveram o carro para que eu pudesse usar esta semana. Ainda não está bom e vou deixar o carro na Slaviero de novo segunda-feira.
Troquei também o óleo do motor (usei o Urania Turbo LD, que atende as especificações exigidas, SAE 15w40 e API CI-4) e também os filtros de diesel e de óleo (esses usei Mahle/Metal Leve, que o mecânico recomendou, já que não achei os genuínos International).
Alguém tem uma mínima idéia do que pode ser isso? O carro está na garantia da loja, mas eu não estou confiando muito na oficina deles. A próxima aposta (minha) são os bicos injetores, ou algum outro sensor.
Ah, hoje, notei algo que não tinha notado antes: a luz do óleo pisca bem fraquinho acima de 2500 rpm (bem na faixa que a turbina enche) e permanece piscando até os 4000 rpm. Isso é bem nítido em 1ª, 2ª e 3ª marchas, em 4ª não acontece.
Algumas considerações minhas sobre isso:
Como a luz só acende (na verdade pisca) em rotações mais altas (em marcha-lenta não acende e quando liga ela apaga normalmente), isso me leva a crer que deve ser um defeito do sensor de pressão de óleo.
Eu creio que essa luz só acende se a pressão de óleo cair de 1 bar, não faz sentido ter 1 bar de pressão em marcha-lenta e menos que isso em rotação mais alta, acho até que já teria riscado bronzina ou camisa com pressão assim tão baixa.
Eu acho que isso começou só agora, eu sou meio neurótico com luzes no painel (tive um Marea 2.4 por 3 anos), com certeza teria visto isso antes, ainda mais que estou direto testando o motor e olhando pro painel pra ver se a turbina está enchendo direito.
Uma última consideração: o consumo no computador de bordo está marcando por volta dos 8 km/l em trecho urbano. Aquilo é confiável ou tem um erro grande?
Muito obrigado a todos os colegas, abraços!