x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 89

Hybrid View

  • #1

    Mais uma Ranger 3.0 com problemas de desempenho...




    Já li diversos tópicos aqui de Rangers 3.0 com problemas de desempenho, peneira da bomba entupida, bicos com problema, sensores, etc.
    Mas o meu caso até então parece ser diferente.


    O caso é o seguinte: comprei uma Ranger XLT CD 4x4 2006/2007 com 75 mil km nos semonivos da Ford Slaviero em Curitiba. Como ela estava muito boa de andar, justinha, firme, nem me preocupei em fazer um test-drive muito extenso, só uma volta na região central, e não tive oportunidade de esticar bem, ver que velocidade alcançava.

    Enfim, comprei o carro e só então percebi que o desempenho dela estava bem abaixo do que deveria ser. Nunca tinha andado em outra Ranger com a mesma motorização pra comparar.
    No plano ela não passa de 150 km/h e mesmo assim demora pra chegar nisso. Observando o comportamento do motor, a turbina começa a encher aos 2000rpm e aos 2500rpm chega no auge (dá aquela empurradinha gostosa), mas aos 3000rpm parece que perde um pouco do fôlego e vai assim meio molenga até os 4000rpm.
    O computador de bordo mostra todas as barrinhas do turbo encherem, normal, o barulho da soprada do turbo parece normal também, não parece ter ar vazando em falso.
    Além do desempenho fraco, também notei que o ponteiro do combustível oscilava muito (não dava pra saber se o carro estava com o tanque vazio ou tinha um quarto ainda), mesmo parado e no plano.

    Bom, deixei o carro na concessionária e detectaram que a oscilação do ponteiro era devido a bomba de baixa pressão, que estava com defeito.
    Então trocaram a bomba do tanque e trocaram também o tanque de combustível inteiro (porque segundo eles o encaixe da bomba no tanque estava empenado e poderia vazar). Como eles mesmo estão pagando, por mim tudo bem.
    Isso matou o possível problema da peneira da bomba estar entupida, e também do tanque ter sujeira. Inclusive eu tinha certeza de que isso ia resolver também o problema do desempenho fraco.
    Mas não resolveu. Agora por último trocaram um sensor de pressão de ar e me devolveram o carro para que eu pudesse usar esta semana. Ainda não está bom e vou deixar o carro na Slaviero de novo segunda-feira.

    Troquei também o óleo do motor (usei o Urania Turbo LD, que atende as especificações exigidas, SAE 15w40 e API CI-4) e também os filtros de diesel e de óleo (esses usei Mahle/Metal Leve, que o mecânico recomendou, já que não achei os genuínos International).

    Alguém tem uma mínima idéia do que pode ser isso? O carro está na garantia da loja, mas eu não estou confiando muito na oficina deles. A próxima aposta (minha) são os bicos injetores, ou algum outro sensor.

    Ah, hoje, notei algo que não tinha notado antes: a luz do óleo pisca bem fraquinho acima de 2500 rpm (bem na faixa que a turbina enche) e permanece piscando até os 4000 rpm. Isso é bem nítido em 1ª, 2ª e 3ª marchas, em 4ª não acontece.
    Algumas considerações minhas sobre isso:
    Como a luz só acende (na verdade pisca) em rotações mais altas (em marcha-lenta não acende e quando liga ela apaga normalmente), isso me leva a crer que deve ser um defeito do sensor de pressão de óleo.
    Eu creio que essa luz só acende se a pressão de óleo cair de 1 bar, não faz sentido ter 1 bar de pressão em marcha-lenta e menos que isso em rotação mais alta, acho até que já teria riscado bronzina ou camisa com pressão assim tão baixa.
    Eu acho que isso começou só agora, eu sou meio neurótico com luzes no painel (tive um Marea 2.4 por 3 anos), com certeza teria visto isso antes, ainda mais que estou direto testando o motor e olhando pro painel pra ver se a turbina está enchendo direito.

    Uma última consideração: o consumo no computador de bordo está marcando por volta dos 8 km/l em trecho urbano. Aquilo é confiável ou tem um erro grande?


    Muito obrigado a todos os colegas, abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    45
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Carlos Daniel, já passaram scanner no teu carro pra verificar os parâmetros?

    Nele, é possível ver inclusive os códigos de erro gerados pela central e facilitar a busca pelo problema e consequente solução...

    Em todo o caso, saiba que não é muito incomum os bicos dos NGD 3.0 darem alterações na injeção, e isso afeta diretamente o desempenho e consumo. Ao contrário, como já mostrei recentemente os bicos costumam dar problema sem aviso, independente da kilometragem ou diesel usado, tirei uma foto de uma caixa lotada de bicos defeituosos de Ranger, Hilux, Ducato, Sprinter... todos bicos de motores eletrônicos CR...

    Abraços
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #3
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    44
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Bem, se vc ja deu uma passada no forum ja deve ter percebido que a primeira coisa que vc deveria ter feito era passar um Scanner.. problema no sistema de injeção da no scanner na lata...

    mas, lendo o que vc escreveu,.. Tem alguma coisa errada ai...

    Vc tem experiência com picape ou é a primeira que vc pilota ???

    Pergunto isso pq, até entao as incongruências, ao meu ver, estão na velocidade maxima, mas muito pouco tambem, ela nao vai MUITO mais que isso na reta nao, no manual fala em 165km/h de vel maxima... e nessa faixa de rpm descrita.. Vc ja mediu essa velocidade no GPS pra ver se o velocimetro esta correto ?

    Sobre a relação turbina/rpm, parece parece que ela esta enchendo um POUQQUINHO atrasada... ja que entra no apice POTENCIA/TORQUE COM 2200... entendidos e experientes em mecanica do forum poderao florear a informação... (hj a tarde vou buscar essa inf., na pratica)

    Raramente, mas MUIIIITTOOOO raramente mesmo consigo chegar a 4000 giros... no maximo, andando na boa, vc vai a 3000 giros.. isso pq, na 5a marcha, nessa faixa vc deve estar beirando os 150 km/h

    Acho que vc deveria passar um Scanner, em 1o lugar, e, se der tudo OK, vc deveria pegar uma S10, uma Frontier, com MWM, e outra Ranger 3.0, fazer um test drive, e dar uma esticada nelas.. quem sabe o problema não está na sua percepção.. picape diesel é MUITO diferente de carro a gasolina....
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #4
    Acho até engraçado como que o pessoal indica scanner com se fosse a coisa mais simples e corriqueira do mundo.

    Pessoal, scanner na mão de quem entende é coisa rara e cara.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    36
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Acho até engraçado como que o pessoal indica scanner com se fosse a coisa mais simples e corriqueira do mundo.

    Pessoal, scanner na mão de quem entende é coisa rara e cara.
    Mas é pra isso que existem as autorizadas, não?

    Meu amigo, deixe eu lhe dar uma dica: há quanto tempo você comprou o carro? Se foi menos de 7 dias, você tem o direito de receber seu dinehiro de volta de acordo com o art. 49 do CDC (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm)

    Além disso, no direito civil, existem os vícios redibitórios, que são vicios ocultos da coisa, que você adquire sem saber que pagou. Assim, você pode pleitear o abatimento no preço referente aos defeitos apresentados ou a dissolução do negócio. (art. 441 e ss. do Código Civil - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03...002/L10406.htm)

    Digo isso porque, ao que parece, você está com o carro há pouco tempo, então pense comigo: se nesse pouco tempo, ela já me deu tanto trabalho, como vai ser daqui pra frente?

    Bem, mas se quer resolver seu problema, é fundamental forçar a concessionária a resolver seu problema. Eles tem dinheiro e técnicos para isso. Você está no seu direito de exigir a solução para o seu problema. Além do que seu carro está provavelmente na garantia ainda.

    Outra coisa, quanto à parte mecânica, tem algo errado aí. A turbina é pra ficar com a "barra cheia" por volta de 2200~2300 rpm, então realmente deve estar um pouco atrasado, fazendo com que ela fique "xoxa" em altas rotações. Uma coisa que pode estar acontecendo (não sei realmente) é que a tua viatura não esteja no tempo certo, e isso pode causar inúmeros efeitos. Talvez na hora da montagem o mecânica tenha esquecido de travar o motor no PMS, não sei.

    Sobre a pressão do óleo, duas coisas podem estar acontecendo: ou o sensor está ruim e precisa ser substituído ou a ECU está interpretando as informações erradas, fazendo com que a luzinha acenda no painel.

    Então, no meu ver, a solução deve começar a partir de uma analisada parte eletrônica do motor (ECU e sensores - todos eles -) e partir depois para a parte mecânica.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #6
    Entrar numa concessionária com uma picape com 5 anos de uso pra reclamar que não passa dos 150Km/h.... Essa eu queria estar lá pra ver.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Usuário
    Entrada
    03/10/2010
    Idade
    48
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Carlos Daniel, já passaram scanner no teu carro pra verificar os parâmetros?

    Nele, é possível ver inclusive os códigos de erro gerados pela central e facilitar a busca pelo problema e consequente solução...

    Em todo o caso, saiba que não é muito incomum os bicos dos NGD 3.0 darem alterações na injeção, e isso afeta diretamente o desempenho e consumo. Ao contrário, como já mostrei recentemente os bicos costumam dar problema sem aviso, independente da kilometragem ou diesel usado, tirei uma foto de uma caixa lotada de bicos defeituosos de Ranger, Hilux, Ducato, Sprinter... todos bicos de motores eletrônicos CR...

    Abraços
    é isso aí mesmo, devem ser problemas com os injetores!!!!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    03/10/2010
    Idade
    48
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    o mais indicado pr vc é experimentar colocar outros injetores (peça para a concess providenciar ) provavelmente resolverá o problema...

  • #9
    Sinto que fiquei devendo um desfecho pra essa história.

    Depois de 2 meses sem o carro e sem a concessionária que me vendeu se coçar pra arrumar o carro, resolvi devolver o carro, pois a última conversa é de que eu deveria ficar com o carro assim mesmo. Quiseram me devolver um valor menor (pois eu dei um outro carro na troca, que acho que pra diminuir a incidência de imposto, colocaram um valor ridículamente baixo). Após engrossar o tom de voz e advogado no meio, pagaram o que deveriam, mas ainda fiquei no prejuízo, já que fiquei 2 meses a pé praticamente.

    Então, acabou que não sabia ao certo como se resolver esse problema.

    Entretanto, continuando a historinha, o carro depois que voltou para a concessionária, não foi colocado a venda nos seminovos deles novamente, foi repassado para um lojista. A Ranger apareceu em um anúncio da loja e ficou por duas semanas, até que sumiu. Quando eu fiz o seguro da picape, me obrigaram a instalar um rastreador por conta deles, e quando eu cancelei o seguro, não tiraram o rastreador, que continua na Ranger até hoje. Hoje fui olhar no site do rastreador onde o carro está, e imaginem minha surpresa ao ver que o carro ficou alguns dias parado na loja e agora está parado em uma oficina desde novembro? Suponho que até agora ainda não acharam o defeito.

    Hoje estou com um Bandeirante Jipe Longo 1998, cogitando comprar uma Ranger XLT CD 4x4 0km.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/12/2010
    Idade
    47
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Amigão tenho uma igualzinha a sua posso te afirmar que vc esta cometendo um erro na sua anlise.." claro que as marchas mais pesadas dão impresão de poder ao veiculo " isso num significa correr " o cambio da maioria das camionetes são longas a marchas finais..pr isso se quer testar a sua maquina quanto a pressão da turnina faça um teste repido e basico ...quando ela estiver fazendo aquele barulho do intercooler vc de um pouco de giro em terceira marcha.." vai dar a sensasão de estar com menas potencia" outro detalhe importante analise o filtro de ar e tambem coloque o filtro de diesel original..vai sentir melhoras ..abraço

  • #11
    A primeira coisa que fiz quando comprei o carro foi trocar óleo e todos os filtros, por genúinos.

    Não cometi erro nenhum em minha análise do carro, se andar nessa Ranger e em outra, é nítida a diferença de potência em qualquer situação.

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    36
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por CDaniel88 Ver Post
    A primeira coisa que fiz quando comprei o carro foi trocar óleo e todos os filtros, por genúinos.

    Não cometi erro nenhum em minha análise do carro, se andar nessa Ranger e em outra, é nítida a diferença de potência em qualquer situação.
    É...
    Pelo seu relato ficou claro que não foi culpa sua o que aconteceu...

    Você foi mais uma vítima de carro maquiado pelas concessionárias.
    Ainda bem que deu tudo certo e você conseguiu receber seu dinheiro de volta.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade