Valeu, cara!
Aprendendo :)
Quais os sinais de que está precisando trocar a corrente de comando?
Digo porque peguei a minha agora de particular com todas as revisões, mas gosto de saber pra ficar atento no futuro.
Versão Imprimível
Nos motores a gasolina vc escuta nitidamente o batido da corrente folgada, sobretudo com o veículo parado funcionando. Ao imprimir rotação no motor percebe-se um barulho parecido com um chacoalhar, proveniente, na verdade, do mau encaixe (com folga) da corrente na engrenagem do comando.
Não tenho experiência em motor diesel.
Abçs a todos:concordo:
A correia distribuidora é usada até hoje, porque simplifica o motor, não precisa de lubrificação e por ser mais leve um motor que usa a correia tende a ser mais eficiente.
Motor de jeep, opala e corcel por exemplo não tem porque usar correia distribuidora. O eixo do comando de válvulas desse motores dinosaricos ficam lá em baixo no bloco. Tuchos hidráulicos não tem nada a ver com essa estória...
Então Fernando Massad..
Mesmo com sistema de tuchos hidráulicos é necessário um eixo de comando sincronizado, podendo ser através de polia externa ao motor com correia dentada ou interna com corrente ou sistema de engrenagens. Esse comando pode ser direto sobre os tuchos ou através de varetas e balancins.
Abs
Sim, Léo, perfeito,
porém pelo que sei o óleo, no caso do tucho hidráulico, atua como a vareta, correto?
Ou seja, o óleo, através de compressão, atua como a vareta, movimentando os macais das válvulas, a partir da atuação do eixo comando, que nesse caso fica embaixo mesmo, confere?
Por isso não entendi a afirmação do colega Walter que disse "Tuchos hidráulicos não tem nada a ver com essa estória".
Veja o que você escreveu lá atrás:
"Os motores de Opala (como do meu Willys) tb não possuem correia dentada, porque têm tuchos hidráulicos, sistema tb muuuuito bom pra jipes, porque elimina a danada da correia dentada."
Os tuchos hidráulico serve apenas pra compensar as folgas no comando de válvulas e dispensa a necessidade do ajuste e isso independente se o motor usa corrente, correia ou engrenagem.
Amigo Walter, ouso discordar de vc....
até onde sei, os tuchos hidráulicos substituem qualquer tipo de corrente ou correia, porque atuam exercendo a função desta(s), correto?
O mesmo caso de motores com tuchos mecânicos (aí entram as varetas que o Léo citou).........acredito.....:pensativo:
Ou o tucho seria apenas um complemento às varetas??
O melhor professor é Google: http://www.webmecauto.com.br/correio...hidraulico.asp
Negativo!!!
Gol tem correia dentada e tem tucho hidraulico,
o Clio do meu pai tem correia dentada e tucho hidraulico, assim como muuuitos outros carros.
Ou seja, o tucho nao dispensa a correia dentada.
e tem mais uma, como é que os tuchos vao saber a posiçao do ponto do motor?
Como regula o ponto do motor com um tucho?? hehe.
Acho meio impossivel isso, até pq correia ou corrente servem para deixar na mesma posiçao o virabrequim, e os comandos de valvula, aí como é que os tuchos vao fazer isso?
E no seu pensamento qual seria a funçao do tucho e da correia?
Abraço