Me corrigam se estiver errado, pois o intuito deste fórum é de aprendermos uns com os outros. Que eu saiba o troller não recebe nenhum tipo de blindagem especial contra àgua. Os sensores e atuadores do motor do Troller e Ranger são os mesmos, que por sua vez são vedados contra àgua em sua fabricação normal(original). Os fabricantes de sistemas de injeção levam em consideração a possibilidade de imersão dos sensores e atuadores em àgua. Se não fosse assim, seria impossível lavar estes motores pois os jatos fortes de água das lavagens têm muitas libras de pressão e podem ser até mais prajudiciais do que atravesar um alagado devagar. Se você pegar um Troller e atolar com àgua por cima do capô também vai correr o risco de ter sérios problemas, jipe não é barco. Eu acho que a única diferença é que a central de injeção na Ranger é dentro do cofre do motor e no Troller é dentro do carro, este é um ponto negativo. Mas a central da Ranger é vedada e feita originalmente para que não entre água. Acho que um ponto a ser cuidado tanto na Ranger quanto no Troller é o plug do motor que aciona tração/reduzida na caixa de transferência, pela sua posição sofre muitas agressões no uso off, recomendo um silicone e se possível algum tipo de proteção. Já na central de injeção da Ranger não custa lambusar com um pouco de graxa por fora do plug de engate e enrolar toda a central com papel filme. A graxa mantém a humidade longe e evita a oxidação dos pinos(pinagem) e engates; o ruim é a sujeira. Nos willys era normal isolarmos o distribuidor com bastante graxa por fora e funcionava muito bem. Não sou muito fã do silicone pois ele é corrosivo, têm que ter cuidado pra não ficar em contato direto com os terminais elétricos. Uma das coisas que não nos ligamos muito e que também estraga nos jeeps por imersão em àgua é o motor de arranque.
Abraço