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  • #1

    Trocando Cardan 2 Peças de Ranger por peça única




    Olá a todos,

    Estava sentindo uma leve vibração na "saída de sinal" com a ranger. O rolamento estava ok, mas vibrava por causa da borracha ressecada. Resolvi trocar e virou um problema, pois ao tentar outra alternativa além do original (uma mais reforçada) os problemas começaram. Agora não vibra nas saídas e sim enquanto ando... pqp...

    Então dei uma olhada no TRS, que por sinal é uma boa fonte de resolução de problemas, e eles tem feito a troca do cardan por um único. Já tinha visto algo nas pre-runners quando começam a levantar o carro. Dizem que evita vibração e faz sentido...

    Pergunta: Qual ranger cabine dupla tem cardan traseiro em peça única? Existe outra picape com algum compatível?

    Ou a solução será fazer um cardan novo?

    Agradeço a ajuda!

    Abs
    4X4 Brasil

  • #2
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Olá a todos,

    Ou a solução será fazer um cardan novo?

    Abs
    Ñ é uma idéia ruim Samukanvas, ja encontrei algumas rangers assim mas na hora ñ observei os utilizados modelos das pontas.

    Cardan inteiriço feito em ferro, sobre a ponta na saida do cardan e na saida do cambio (luva+espiga), talvez as peças da F1000 de certo.

    As firmas que trabalham com com balanceamento/criação de cardans costumam ter um estoque variado para pesquisa.

  • #3
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    samukanvas, faz um cardan novo?? caramba na agrishow aqui em ribeirao tinham umas 15 stands de empresas diferentes que tem uma gama incrivel de cardan, tinha de tudo que é jeito e tamanho, deve ter empresa ja com isso pronto, fazer um do zero sem chance, tem tanta coisa diferente e inovadora num simples cardan que ate me surpreendi, deve estar relacionado a trator essas coisas , tente procurar algo assim que vc acha facil.

  • #4
    Sexta retornarei a loja de cardans e pegarei a grana de volta.... Chateado....

    Road e Troller, teriam algum telefone para que eu possa consultar uma loja conhecida de vcs?

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    Vamos lá!

    A coisa é simples.

    Retire o cardam de sua pkp.

    Retire o garfo da cruzeta que vai no diferencial.

    Retire o garfo da cruzeta que vai na luva do cambio.

    Para retirar o garfo, deve-se tornear a solda, como retirar um munhão, eles se encaixam no tubo.

    Encaixe a luva na base de 3/4 dentro do cambio.

    Faça a medida do tamanho que necessitara.

    Me mande, que tenho uns cardans no sítio.

    A minha é um cardam só!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -23112009-003-.jpg  

  • #6
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    samukanvas, eu tenho quase absoluta certeza q nao peguei nenhum folder dessas empresas de cardan mas amanha cedinho eu procuro no meu estoque de folder ehhehe se tiver eu posto..

  • #7
    Fala Kim, beleza?

    Tu tem um largado aí? Quer vender?

    Eu pretendo colocar uma CV na ponta da Tcase já visualizando uma modificação futura em altura.

    Abs

  • #8
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    na minha tem um cardã aluminio

    na minha tem um unico cardã de aluminio da SPICER que até onde sei não precisa de lubrificação.

    abraço a todos

  • #9
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    Exclamation Eixos cardans INEC

    Caros amigos do fórum;SAMUKANVAS,FABAUM,FERNANDOCBS,TROLLER A VISTA,ROADRUNNER E KIM

    Estive analisando sobre as respostas obtidas para resolução dos problemas com eixos cardans e trabalho no ramo desde 1990 na maior empresa de Remanufatura e fabricação de cardans do Brasil.

    A empresa na verdade é um Grupo Cardans Inec que possue 4 empresas localizadas em São Paulo,Guarulhos,Rio de Janeiro e Minas Gerais atendendo dessa forma todo o Brasil.

    www.cardansinec.com.br

    fones

    São Paulo (11) 2294 1555

    Guarulhos (11) 2480 1351

    Rio de Janeiro(21) 2756 3444

    Minas Gerais (31) 3592 1475

    A Cardans Inec desenvolve eixos cardans para todas as linhas automotivas,industriais,agrícolas,ferroviárias e marítimas.

    Desenvolvemos para a Mitsubishi o eixo cardan da SL 200,Fórmula Truck,Stock Car,Rally dos Sertões,Paris Dakar entre outros.

    MODIFICAÇÕES:

    Os eixos cardans podem ser modificados e transformados em apenas 1 cardan quando o mesmo possuir o comprimento e angulo adequado segundo as normas de balanceamento,pois realizando a modificação sem parametros técnicos o eixo cardan irá criar uma excentricidade no meio do tubo resultando a vibração e quebra do mesmo.
    Lembrando que toda modificação de 2 eixos para 1 será necessário a colocação de tubo afunilado em suas extremidades,fazendo com que o cardan divida sua excentricidade para as pontas.Não é necessário a mudança das saídas cambio e diferencial (acoplamentos dos cardans)para a modificação.

    EIXO CARDAN DE ALUMÍNIO

    Eixos cardans de aluminio podem ser substituídos por cardans convencionais de aço,verdade que o cardan de alumínio não precisa de lubrificação de cruzetas,porém a falta de manutenção e alinhamento e balanceamento resulta na troca por completo do cardan,diferente do cardan Inec convencional,onde pode ser substituído os componentes no geral.

    "TORNEIROS"

    Existem muitos torneiros que podem trocar os componentes do eixos,mas o que garante a vida útil do eixo cardan é a lubrificação adequada e principalmente o balanceamento em maquinas adequadas para o mesmo.

    A Cardans Inec possui parceiro em todos os estados do Brasil que podem executar o trabalho da forma correta com valores inferiores ao cobrados pelo vulgo "torneiro"com máxima garantia.

    Lembrando que não só a Ranger como também a S-10 cabine estendida onde existem 2 cardans(dianteiro e traseiro)a substituição de qualquer componente ou apenas a desmontagem do cardan na parte de cambio e diferencial sem substituição de qualquer componente irá resultar na vibração do veículo,pois o eixo cardan trabalha em seu ponto de equilíbrio com desgastes por igual de seus componentes e o mesmo saindo de seu ponto de equilíbrio necessita de um balanceamento classe g 16 para solucionar o problema.

    A relação das juntas duplas existentes nos cardans em vários veículos,principalmente na tração dianteira não poderão ser feitas modificações,pois os mesmos la estão para neutralizar a defasagem angular e torque.

    O BALANCEAMENTO DO EIXO CARDAN É TÃO NECESSÁRIO QUANDO DESMONTÁVEL QUANTO O BALANCEAMENTO DE RODA E PNEU,não existe a pessoa que substitui o pneu e não balanceia a roda,pois o mesmo irá ter sua vida útil infinitamente inferior e o pneu não terá garantia.

    A CARDANS INEC RECOMENDA QUE A LUBRIFICAÇÃO DOS EIXOS CARDANS :

    Uso urbano: 8000km-10000km ou 1 mês o que ocorrer primeiro

    Uso rodoviário: 15000km-18000km ou 3 meses o que ocorrer primeiro

    Uso severo:a cada 15 dias-utilização fora de estrada

    Uso competições:antes e depois da prova.

    A CARDANS INEC RECOMENDA A GRAXA LUBRIFICANTE

    A graxa ideal para lubrificar o cardan e as cruzetas deve ser a base de sabão lítio e com aditivo EP(EXTREMA PRESSÃO)e grau de consistencia 2conforme estabele a Norma Internacional(NLGI)

    Na lubrificação é necessario que a graxa purgue em todos as 4 castanhas da cruzetas,eliminando a graxa "velha",pois se não ocorrer ira estragar a espiga da cruzeta(ocorre a fundição da cruzeta),cuidado,pois a cruzeta pode estar sob pressão e a graxa não purga em todos os canais"não desista"lubrifique até o final da 4 castanhas.

    Desculpe se não fui bem compreendido e estou a inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a eixos cardans.

    Laurimar Marin

    Grupo Cardans Inec-SP

    laurimar@cardansinec.com.br

    f11)2294 1555

  • #10
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    Laurimar...

    Vcs tem algum representante aqui em Curitiba?

    Antecipadamente agradeço...
    CHEVY C-14 V8 5.7 1964 MTR 32"OFFHOT
    JEEP CHEROKEE HEMI V8 5.7 2005

  • #11
    Laurimar,

    Esse seu representante no RJ que eu fui. Lá tive conversas interessantes do tipo: O problema era sempre meu carro e nunca do cardan. Condenaram desde o chassis até o calço do motor. Passaram por coroa e pinhão, pneus ovais, empeno do flange do cardan (mesmo sem saber a precarga me enfiaram uma chave com um alongador de 1mt e tiraram água da porca - Depois foi devidamente ajustado quando cheguei em casa ), semi-eixo empenado, rolamento ruim, calço de cambio e por aí vai...

    Uma pena que eu fiz uma bela geral trocando bastante peças. Levei na autorizada ford e lá paguei por uma inspeção geral aonde me disseram quais eram os problemas do carro e como resolver. 150 reais mais bem gastos até agora, pois os caras acertaram na mosca na maioria dos itens O que deixou o pessoal lá da cardan rio sem saber o que fazer. Recomendo fazer isso

    Aliás, se puder dar uma ligada lá, diga que tem um cliente reclamando que o atendimento está de péssima qualidade Luiz Cesar me atendeu. O cara que mexeu no carro foi o Ricardo. Só chamar pelos nomes e falar que foi a ranger branca

    Com a revisão a ranger tá que tá... O único problema é a cardan rio, seu representante. Amanhã se encerra a história e vou colocar o capítulo final dessa novela aqui. Com fotos inclusive

    Na boa, Laurimar, o laudo do meu cardan desbalanceado foi dado com o gerente de pátio segurando o volante do meu carro e sentindo a vibração ao acelerar o carro com as rodas no alto a uns 100 por hora. Mesmo eu dizendo que os pneus estariam desbalanceados, pois tinha trocado os mesmos e iria levar em uma loja de confiança para balancear ele disse que o problema era cardan antes de me vender a peça. Cara, o pneu desbalanceado vibra pra kct... E o cara me diz que é cardan...

    Com o mesmo carro, ainda sem balancear, voltei lá com o cardan novo vibrando e ele disse que o problema seria meu pneu (0km) ovalizado e todas as outras opções que descrevi acima. Num dá, né meu amigo...

    Meu carro chegou lá vibrando apenas de leve nas saídas de sinal e agora tá tremendo o painel quando de segunda marcha Eu coloco as moedinhas no painel pra dançar

    Fora o orçamento que inicialmente era de 150 reais pela troca do rolamento e subiu pra 260 depois que o "financeiro" foi informado que a peça custaria 3x mais na concessionária. Fora o cara me dizendo que teria que "acertar" o novo serviço do cardan, que era novo, com o Luiz Cesar. Mão de obra 2x pelo mesmo serviço?

    Aqui no RJ, por enquanto, não estou recomendando ninguém a levar o carro lá. E sinceramente, já gastei mais de gasolina e dor de cabeça do que com o cardan. Só estou indo lá pra ver que fim bizarro essa história irá ter

    abs
    4X4 Brasil

  • #12
    Resultado do problema: Fail com a cardan rio!!

    Hoje cheguei por volta de 11 da manhã e já fui falar com o Luiz sobre o problema. Prontamente fui atendido já colocaram meu carro no lugar e retiraram o cardan.

    Ao perguntar se poderia ser feito um com junta cv e direto fui informado que eles não fazem adaptações fora dos padrões de fábrica, mesmo não tendo as peças de fábrica. Não entendi isso, mas me parece que a cardan rio não faz mais cardans que resolvem problemas, apenas trocam peças por outras paralelas, contrariando o que o laurimar disse acima que poderiam fazer o cardan da forma que desejava.

    Certamente o Laurimar ligou lá, pois ao final o Luiz me disse pra dar uma colher de chá no fórum. Bom, fui mal atendido desde o início e o cardan não ficou bom. Voltei com meu velho original que está infinitamente melhor que o novo da cardan rio. Devolveram meu dinheiro e pronto. Final da história de 8 anos enviando cardans pra cardan rio. Não envio mais nem recomendo mais.

    Eu queria resolver, mas foi mais fácil para eles não conversarem pra resolver minha insatisfação. É mais fácil devolver a grana e encerrar o assunto

    Por sorte, estava com um cartão que um amigo deixou comigo após eu trocar 2 cruzetas numa quinta de madrugada, pois ele iria viajar na sexta. Ele tinha ganhado essas cruzetas num desafio de miguel pereira (uma espécie de competição de trilha mais pesada) e o cartão veio dentro da caixa.

    Trata-se de uma loja de cardans que fica a 500mts de onde eu estava, em são joão de meriti. Lá um senhor muito educado e prestativo me atendeu. Se trata do Sr. Josué, dono da truckmec.

    Ele parou o que estava fazendo pra me ouvir, fez uma série de perguntas, sentou comigo no carro pra eu mostrar aonde estava o problema e voltamos pra loja. Retirou meu cardan e esperei por 3 horas até um novo ficar pronto. Isso mesmo, ele fez um cardan novo apenas pra eu testar se ficaria bom. Esse cardan novo é sem rolamento no meio.

    Me mandou embora com o cardan novo sem eu gastar nenhum centavo. Ficou com o meu lá e me disse pra ligar na segunda e ver o que achava... E eu achava que confiança não era mais possível nesse meio

    Nossa, mas que diferença de tratamento, de troca de informações, de cordialidade etc... Enquanto eu era tratado como leigo na outra loja, nessa fui importante na decisão. Afinal quem sente o carro ruim é o dono!

    O cardan, feito "as pressas" ficou ótimo!!! Acabou com 95% dos problemas. Somente vibra levemente e nem "vibra", mas ronca, de 140 a 170 (total irresponsabilidade minha). Na semana que vem estarei retornando a loja apenas para acertos finais...

    O bom foi saber que eles trabalham com todo tipo de tornearia. Isso inclui troca de lado da bola de diferencial, troca de tubo do mesmo, viram munhão, invertem eixo etc....

    Até agora estou gostando muito.

    Fica o telefone para contato: 21 3753 7573 Sr. Josué

    Fotos abaixo:

    1. Cardan feito pela cardan rio. Esse vibrava pra kct. Cardan Fail!!
    2. Cardan já com rolamento antigo de volta. Essa foto foi quando desmontaram ele na truckmec
    3. Cardan direto e sem cv. Voltarei lá pra pedir isso. Tá com cara de cardan quadrado sem a cv. Acho que quando ela entrar vai ficar liso... Esse cardan emagreceu minha ranger em 10kg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2010-08-06-11.39.15.jpg   -2010-08-06-13.50.26.jpg   -dsc00996.jpg  

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