Postado originalmente por
roberto.cardoso@ig.com.br
Pessoal,
Acredito que encontrei o problema. Como meu kit-gas é o mais simples que existe e não tem nenhum gerenciamento eletrônico (apenas o módulo que corta a alimentação dos bicos de injeção quando está no GNV), a regulagem da passagem de gas do redutor para o sistema de injeção é manual (tb não tem o motor de passo para regular). Quando o "especialista" em GNV regulou o carro, deixou o motor trabalhando com mistura rica (muito GNV e pouco ar).
Neste ultimo final de semana eu fiz todas as verificações possíveis e imaginarias no sistema e não encontrei nenhum componente com problema.
Conversando com um amigo que possui uma Ranger americana tb com GNV e que tem o kit como o meu (bem simples) recebi a instrução de regular a entrada de gas no sistema, fechamos o regulador até o carro ficar bem fraco, após isso abrimos o regulador com uma volta e meia, senti que a ranger ficou um pouco mais fraca do que estava, então abrimos mais meia volta.
Resumindo, fechamos quatro voltas no regulador e abrimos duas.
Zeramos os erros do módulo (que acusava apenas mistura rica / mistura pobre) e funcionamos o carro na gasolina.
Durante o final de semana andei apenas com gasolina no carro, rodei uns 150KM e a luz "Check Engine" não acendeu.
Na segunda-feira comecei a andar com GNV, e após andar 30KM a luz "Check Engine"acendeu novamente (até aqui normal, pois não tenho simulador de sonda) e ai resolvi passar o carro do GNV para gasolina.... o resultado: não morreu, não falhou, ficou perfeito.
Agora penso no que estava acontecendo com o carro, e se falar bobeira, por favor, me avisem.
"O carro estava trabalhando com mistura rica no GNV (o módulo armazenava esses valores em sua memória), ao passar para gasolina, a injeção demorava para "aprender" a queima da gasolina e como estava com mistura rica em sua memória, jogava mais ar do que gasolina no sistema e com isso o carro falhava até mapear novos valores de queima, com a gasolina. Com os novos parâmetros a injeção ficava perfeita, mas ao passar para o GNV e ficar um tempo nele, a injeção guardava novamente os parâmetros de mistura rica e entrava nesse ciclo novamente."
Bom é isso, vou continuar nessa semana analisando o funcionamento do carro, e qualquer novidade eu relato aqui.
Valeu galera!