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Ranger V6 no GNV - Falhas ao passar do GNV para Gasolina

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  • 13/02/2019, 02:26
    pirata666
    Alguém já resolveu esse problema?
    Minha Explorer 94 GNV/ gasolina sofre desse mesmo problema crônico.
    Zera o módulo e anda só na gasolina ok , passou para GNV e depois volta para gasolina fica ruim .
    Outro problema aqui é a primeira partida do dia , oscila muito.
  • 24/06/2019, 10:32
    pirata666
    Citação:

    Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Pessoal,

    Acredito que encontrei o problema. Como meu kit-gas é o mais simples que existe e não tem nenhum gerenciamento eletrônico (apenas o módulo que corta a alimentação dos bicos de injeção quando está no GNV), a regulagem da passagem de gas do redutor para o sistema de injeção é manual (tb não tem o motor de passo para regular). Quando o "especialista" em GNV regulou o carro, deixou o motor trabalhando com mistura rica (muito GNV e pouco ar).

    Neste ultimo final de semana eu fiz todas as verificações possíveis e imaginarias no sistema e não encontrei nenhum componente com problema.

    Conversando com um amigo que possui uma Ranger americana tb com GNV e que tem o kit como o meu (bem simples) recebi a instrução de regular a entrada de gas no sistema, fechamos o regulador até o carro ficar bem fraco, após isso abrimos o regulador com uma volta e meia, senti que a ranger ficou um pouco mais fraca do que estava, então abrimos mais meia volta.

    Resumindo, fechamos quatro voltas no regulador e abrimos duas.

    Zeramos os erros do módulo (que acusava apenas mistura rica / mistura pobre) e funcionamos o carro na gasolina.

    Durante o final de semana andei apenas com gasolina no carro, rodei uns 150KM e a luz "Check Engine" não acendeu.

    Na segunda-feira comecei a andar com GNV, e após andar 30KM a luz "Check Engine"acendeu novamente (até aqui normal, pois não tenho simulador de sonda) e ai resolvi passar o carro do GNV para gasolina.... o resultado: não morreu, não falhou, ficou perfeito.

    Agora penso no que estava acontecendo com o carro, e se falar bobeira, por favor, me avisem.

    "O carro estava trabalhando com mistura rica no GNV (o módulo armazenava esses valores em sua memória), ao passar para gasolina, a injeção demorava para "aprender" a queima da gasolina e como estava com mistura rica em sua memória, jogava mais ar do que gasolina no sistema e com isso o carro falhava até mapear novos valores de queima, com a gasolina. Com os novos parâmetros a injeção ficava perfeita, mas ao passar para o GNV e ficar um tempo nele, a injeção guardava novamente os parâmetros de mistura rica e entrava nesse ciclo novamente."

    Bom é isso, vou continuar nessa semana analisando o funcionamento do carro, e qualquer novidade eu relato aqui.

    Valeu galera!

    Consegui resolver amigo?
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