Acredito que encontrei o problema!
Pessoal,
Acredito que encontrei o problema. Como meu kit-gas é o mais simples que existe e não tem nenhum gerenciamento eletrônico (apenas o módulo que corta a alimentação dos bicos de injeção quando está no GNV), a regulagem da passagem de gas do redutor para o sistema de injeção é manual (tb não tem o motor de passo para regular). Quando o "especialista" em GNV regulou o carro, deixou o motor trabalhando com mistura rica (muito GNV e pouco ar).
Neste ultimo final de semana eu fiz todas as verificações possíveis e imaginarias no sistema e não encontrei nenhum componente com problema.
Conversando com um amigo que possui uma Ranger americana tb com GNV e que tem o kit como o meu (bem simples) recebi a instrução de regular a entrada de gas no sistema, fechamos o regulador até o carro ficar bem fraco, após isso abrimos o regulador com uma volta e meia, senti que a ranger ficou um pouco mais fraca do que estava, então abrimos mais meia volta.
Resumindo, fechamos quatro voltas no regulador e abrimos duas.
Zeramos os erros do módulo (que acusava apenas mistura rica / mistura pobre) e funcionamos o carro na gasolina.
Durante o final de semana andei apenas com gasolina no carro, rodei uns 150KM e a luz "Check Engine" não acendeu.
Na segunda-feira comecei a andar com GNV, e após andar 30KM a luz "Check Engine"acendeu novamente (até aqui normal, pois não tenho simulador de sonda) e ai resolvi passar o carro do GNV para gasolina.... o resultado: não morreu, não falhou, ficou perfeito.
Agora penso no que estava acontecendo com o carro, e se falar bobeira, por favor, me avisem.
"O carro estava trabalhando com mistura rica no GNV (o módulo armazenava esses valores em sua memória), ao passar para gasolina, a injeção demorava para "aprender" a queima da gasolina e como estava com mistura rica em sua memória, jogava mais ar do que gasolina no sistema e com isso o carro falhava até mapear novos valores de queima, com a gasolina. Com os novos parâmetros a injeção ficava perfeita, mas ao passar para o GNV e ficar um tempo nele, a injeção guardava novamente os parâmetros de mistura rica e entrava nesse ciclo novamente."
Bom é isso, vou continuar nessa semana analisando o funcionamento do carro, e qualquer novidade eu relato aqui.
Valeu galera!
calma amigos...GNV é bom, falta achar os instaladores certo!!
PHD,
Seguinte vai direto para a OSASGAS aqui em Osasco os caras são pioneiros... com a ranger é o 6º carro a GNV que tenho... nunca tive problemas com motores ou algo parecido, pelo contrario so alegria.
Orleans meu amigo,
Seguinte o meu não tem nada disso é um kit 2ª geração, só tem o emulador de bico da tury tambem, e te falo amigo esses emuladores de sonda e variador de avanço não serve na Ranger.
O proprio Roberto Cardoso é meu amigo ele que fez esse topico, ele instalou o emulador de sonda e o variador de avanço, ficou uma bosta tambem, ai ele foi la e retirou, e ficou com o kit como 2ª geração. igual ao meu somente com o emulador de bico. a regulagem e feita manual atraves de uma tornerinha.
Fica show a Ranger. antes de desistir do kit pede para andar dessa forma, como se fosse 2 geração.
Ahh outra coisa que lembrei Orleans como é seu mesclador? aquele que vai no corpo de borboleta? é de metal parecendo uma boca de fogão???? se for este é o certo, os "estaladô" desatualizados colocam um tipo de plastico.
olha aqui -> http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-veiculos-_JM
não desiste do GNV ainda não, onde instalei me falaram que esse motorzão é um dos melhores que se adapta no GNV.
abraços