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  • #1
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Ranger V6 no GNV - Falhas ao passar do GNV para Gasolina




    Pessoal,

    Sei que este assunto é muito discutido aqui no fórum, fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nenhum tópico relacionado a este problema.

    Estou com o seguinte problema na viatura, ao passar do GNV para a Gasolina, com o carro ligado ou desligado o motor fica com a marcha lenta oscilando num tempo médio de 1 minuto e estabiliza, as vezes a marcha lenta fica muito baixa e o veículo morre.

    Isso acontece também nas partidas com o motor frio utilizando gasolina, no GNV não existe nenhum tipo de falha.

    Esse problema da falha iniciou após um "especialista" de gás realizar uma limpeza no redutor de pressão. Precisei validar o cilindro e o mecânico "especialista" inventou de realizar a limpeza do redutor.

    Vamos aos procedimentos que realizei:

    1 - Zerar o módulo de injeção:
    Ao zerar o módulo de injeção e utilizar apenas gasolina, este problema não aparece, ai começo a utilizar o GNV, e na maioria das vezes após rodar uns 100KM a luz do "Check Engine" acende e não apaga mais (já recuperei o erro com scanner e é erro de mistura pobre / mistura rica).

    2 - Andar somente na gasolina com a luz "Check Engine" acesa:
    Se eu realizar uma viagem, mesmo sem zerar o módulo de injeção ("Check Engine" acesa) utilizando somente gasolina, as partidas com o motor frio voltam ao normal.

    As peças e manutenções que realizei (eu mesmo, sem mecânicos):
    Troca da bomba de combustível; (original Ford)
    Troca das sondas lambdas; (original Ford)
    Troca de velas; (original Ford)
    Troca de cabo de velas; (original Ford)
    Refiz todas as soldas de fios de adaptação do GNV no chicote da injeção;
    Limpeza de todos os conectores do motor com limpa contato.

    Meu KIT gás não possui o simulador de sonda, variador de avanço e motor de passo, eu já instalei, mas o carro ficou 30x pior e por este motivo resolvi retirar, meu KIT possui:

    Simulador de bico;
    Chave Comutadora;
    Redutor de pressão;
    No lugar do motor de passo tenho uma peça de regulagem manual.

    O consumo do veículo está normal e já fiz dois anos seguidos as inspeções do INMETRO sem problemas de reprovação.

    Como sou um cara chato e detalhista, estas falhas estão me deixando um pouco stressado (gosto do carro funcionando redondo), estou pensando em tirar o GNV, mas trabalho com o carro e ficar só na gasolina parado no trânsito não dá.

    Será que alguém já passou pelo mesmo problema?

    Abraços,
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #2
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    Citação Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Pessoal,

    Sei que este assunto é muito discutido aqui no fórum, fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nenhum tópico relacionado a este problema.

    Estou com o seguinte problema na viatura, ao passar do GNV para a Gasolina, com o carro ligado ou desligado o motor fica com a marcha lenta oscilando num tempo médio de 1 minuto e estabiliza, as vezes a marcha lenta fica muito baixa e o veículo morre.

    Isso acontece também nas partidas com o motor frio utilizando gasolina, no GNV não existe nenhum tipo de falha.

    Esse problema da falha iniciou após um "especialista" de gás realizar uma limpeza no redutor de pressão. Precisei validar o cilindro e o mecânico "especialista" inventou de realizar a limpeza do redutor.

    Vamos aos procedimentos que realizei:

    1 - Zerar o módulo de injeção:
    Ao zerar o módulo de injeção e utilizar apenas gasolina, este problema não aparece, ai começo a utilizar o GNV, e na maioria das vezes após rodar uns 100KM a luz do "Check Engine" acende e não apaga mais (já recuperei o erro com scanner e é erro de mistura pobre / mistura rica).

    2 - Andar somente na gasolina com a luz "Check Engine" acesa:
    Se eu realizar uma viagem, mesmo sem zerar o módulo de injeção ("Check Engine" acesa) utilizando somente gasolina, as partidas com o motor frio voltam ao normal.

    As peças e manutenções que realizei (eu mesmo, sem mecânicos):
    Troca da bomba de combustível; (original Ford)
    Troca das sondas lambdas; (original Ford)
    Troca de velas; (original Ford)
    Troca de cabo de velas; (original Ford)
    Refiz todas as soldas de fios de adaptação do GNV no chicote da injeção;
    Limpeza de todos os conectores do motor com limpa contato.

    Meu KIT gás não possui o simulador de sonda, variador de avanço e motor de passo, eu já instalei, mas o carro ficou 30x pior e por este motivo resolvi retirar, meu KIT possui:

    Simulador de bico;
    Chave Comutadora;
    Redutor de pressão;
    No lugar do motor de passo tenho uma peça de regulagem manual.

    O consumo do veículo está normal e já fiz dois anos seguidos as inspeções do INMETRO sem problemas de reprovação.

    Como sou um cara chato e detalhista, estas falhas estão me deixando um pouco stressado (gosto do carro funcionando redondo), estou pensando em tirar o GNV, mas trabalho com o carro e ficar só na gasolina parado no trânsito não dá.

    Será que alguém já passou pelo mesmo problema?

    Abraços,
    Hehehe...
    Estou exatamente com o mesmo problema que veio exatamente depois de fazer a mesma coisa q vc fez. Mas depois de 1 mes, eu troquei o redutor pq a menbrana do meu já tinha ido pro espaço.
    Qdo acende a check engine, acusa mistura tbm...
    Ainda nao troquei a sonda, vou trocar elas, e testar um outro sensor MAF, pois uma vez acusou fluxo de ar muito alto.
    Verifica tbm o sensor de temperatura, ele pode estar zinabrado e passar informaçao errada ao modulo.
    Como ando demais, tbm nao compensa pra mim retirar o GNV.
    A diferença do meu pro seu é q o meu é o kit todo eletronico, com todos sensores e tal..

    Vamos lá, começo do mes vou mexer na minha, tentar ver o q é...

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    Hehehe...
    Estou exatamente com o mesmo problema que veio exatamente depois de fazer a mesma coisa q vc fez. Mas depois de 1 mes, eu troquei o redutor pq a menbrana do meu já tinha ido pro espaço.
    Qdo acende a check engine, acusa mistura tbm...
    Ainda nao troquei a sonda, vou trocar elas, e testar um outro sensor MAF, pois uma vez acusou fluxo de ar muito alto.
    Verifica tbm o sensor de temperatura, ele pode estar zinabrado e passar informaçao errada ao modulo.
    Como ando demais, tbm nao compensa pra mim retirar o GNV.
    A diferença do meu pro seu é q o meu é o kit todo eletronico, com todos sensores e tal..

    Vamos lá, começo do mes vou mexer na minha, tentar ver o q é...
    Guilherme,

    Bom saber que você tem o kit eletrônico e passa pelo mesmo problema, teve uma oficina "especializada" aqui em São Paulo que me disse que para resolver o problema teria de substituir meu atual kit por um de gerenciamento eletrônico .... pediram R$ 5.000,00 no kit.

    Não sei se isso existe nesse tipo de módulo de injeção, mas a impressão que eu tenho é que ele aprende com o combustível mais utilizado no momento e quando trocamos ele precisa aprender novamente como trabalhar a queima do novo combustível.

    Sei que é completamente diferente, mas meu sogro tem uma A-20 (carburador) com GNV, como não existe administração eletrônica da queima a passagem do GNV para Alcool e do Alcool para GNV é perfeita!

    Abraços,
    Roberto Cardoso
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  • #4
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    Roberto, como seu carro não tem simulador de sonda, acredito que seja normal acusar mistura pobre. A sonda lambda entende a queima do gnv como mistura pobre. Antes do "especialista" mexer no carro não acendia check engine?

    Não acho que uma limpeza no redutor causaria esse problema. Mesmo com o redutor danificado, o carro deveria funcionar bem na gasolina.

    O seu kit tem rele pra cortar a bomba de gasolina quando usa gnv? Tem reset de memória?

    Abraço

  • #5
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    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Roberto, como seu carro não tem simulador de sonda, acredito que seja normal acusar mistura pobre. A sonda lambda entende a queima do gnv como mistura pobre. Antes do "especialista" mexer no carro não acendia check engine?

    Não acho que uma limpeza no redutor causaria esse problema. Mesmo com o redutor danificado, o carro deveria funcionar bem na gasolina.

    O seu kit tem rele pra cortar a bomba de gasolina quando usa gnv? Tem reset de memória?

    Abraço
    O meu tem tudo isso aí, e mesmo assim ocorre as falhas....
    e foi justamente depois q saiu da oficina do gnv pra fazer a limpeza no kit tbm...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Roberto, como seu carro não tem simulador de sonda, acredito que seja normal acusar mistura pobre. A sonda lambda entende a queima do gnv como mistura pobre. Antes do "especialista" mexer no carro não acendia check engine?

    Não acho que uma limpeza no redutor causaria esse problema. Mesmo com o redutor danificado, o carro deveria funcionar bem na gasolina.

    O seu kit tem rele pra cortar a bomba de gasolina quando usa gnv? Tem reset de memória?

    Abraço
    Bruno,
    A luz sempre acendeu, mas não ocorriam falhas ao passar do GNV para Gasolina.

    Menu kit não tem rele (sempre ando com mais de 1/2 tanque) e ão tem reset de memória.

    O mais estranho é que mesmo com a luz do check ligada, se andar um tempo na gasolina sem usar o GNV o carro fica normal, inclusive nas partidas com o motor frio.

    Nesse final de semana farei um check list de tudo novamente, inclusive regular a entrada de gás no sistema. Mas dessa vez eu mesmo vou fazer!!

    Abraços,

    Abraços,
    Roberto Cardoso
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    O meu tem tudo isso aí, e mesmo assim ocorre as falhas....
    e foi justamente depois q saiu da oficina do gnv pra fazer a limpeza no kit tbm...
    Guilherme,

    Eu instalei depois da limpeza o variador de avanço e o simulador de sonda... o carro ficou um lixo, ai mandei arrancar tudo e deixar como estava, o especialista disse que já tinha feito várias rangers V6 e sempre ficaram boas, que a minha era a primeira a passar por isso! Imagino quantas vezes ele repetiu essa frase.

    Nesse final de semana farei um check list em todos os itens que possam causar isso, e eu mesmo vou regular a pressão de entrada no gás, vamos ver no que dá!

    Abraços,
    Roberto Cardoso
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Guilherme,

    Eu instalei depois da limpeza o variador de avanço e o simulador de sonda... o carro ficou um lixo, ai mandei arrancar tudo e deixar como estava, o especialista disse que já tinha feito várias rangers V6 e sempre ficaram boas, que a minha era a primeira a passar por isso! Imagino quantas vezes ele repetiu essa frase.

    Nesse final de semana farei um check list em todos os itens que possam causar isso, e eu mesmo vou regular a pressão de entrada no gás, vamos ver no que dá!

    Abraços,
    Ok, vou estar no aguardo pra ver se resolve, pois no momento estou modificando a frente da minha, eis que surgiu uma boa oportunidade...

    Abraços

  • #9
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    Só para deixar minha contribuição, minha ranger 4cc 2.5 8velas GNV também acendia a luz do Check engine.
    Aconteceu quando troquei o filtro de ar original pelo filtro tunning o filtro ficou encharcado de água. Depois que o filtro seco melhorou.
    Uma vez removi o captador de metal que fica na entrada da mangueira de ar, (não sei o nome, conecta na caixa do filtro de ar) , ou mesmo quando desconectei o fio que vai nele e a luz acendeu novamente.
    Ou seja no meu caso a luz check engine só acendia quando eu alterava a captação de ar.
    Com relação ao GNV, com 70.000km, instalei um kit completo com simulador de sonda etc...
    Com exceção da mistura que eu regulava em casa e troca de mangueiras do GNV, rodei com ela até 200.000km sem mesmo levar o gnv para revisar. Só levei nos 200.000 e foi regulado melhor as misturas que eu desregulei e a troca da solenoide que de tanto bater no coletor acabou resparafusando e vazando GNV...
    Todos os dias andava o mínimo na gasolina só para esvaziar o tanque.
    Somente manutenção básica, (velas, cabos, filtros, óleo, água)
    O único prejuízo veio por conta do preço do GNv que quando instalei era R$0,90 e agora R$1,40, um absurdo, um roubo....
    4X4 Brasil

  • #10
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    Esqueci do mais importante, a minha chegou a falhar quando passando para a gasolina.
    Só resolveu quando troquei o filtro de gasolina e troquei a bomba de combustível, que estava "manca", ou seja o carro funcionava na gasolina mas parecia que tinha um mastodonte na caçamba, tudo pq deixei o tanque esvaziar demais e quando coloquei na gasolina ficou um lixo.

  • #11
    Usuário Avatar de Victor_4x4
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    Verifique tambem o regulador de pressão, ele pode ficar ressecado, sendo necessário a troca!

  • #12
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Roberto, como eu disse verifique mesmo o sensor de temperatura, na sua, vai na mangueira do filtro de AR, vao 2 sensores, o de temperatura e o MAF, verifique os 2 OK, a minha usa num só os 2 sensores, de temperatura e o MAF, e o meu problema é ele, confirmei hoje de 2 maneiras, qdo desconectei o plug, o carro melhorou 200%, depois tirei e passei um car80, nao ficou 100%, mas melhorou muito em vista do que estava antes.
    Resultado, como nao acho esta peça pra minmha aki no Brasil, vou pedir dos EUA uma nova, este é o meu problema!!
    E deve ser o seu tbm...
    Verifique aí e me fala depois, tenta desconctar um primeiro e depois o outro, veja se vai dar diferença, e se naoder desconecta os 2 e ve no que dá...
    Abraço

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