Eu já vi o pessoal recomendando a Maxcooler no fórum.
Parece que são de confiança, cota com eles lá.
http://www.intercooler.com.br/
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Eu já vi o pessoal recomendando a Maxcooler no fórum.
Parece que são de confiança, cota com eles lá.
http://www.intercooler.com.br/
Vlw Imperador, vou dar uma cotada com esses caras, devem ter contato em Goiania;
Ai Criparamos, a minha F1000 anda na alta, pega ate 140, mais na subida perde um pouco, como ainda nao viagei com ela carregada nao posso dizer se passa ou nao dos 100 mais imagino que seja dificil mesmo; por isso ja estou dando uma olhada no turbo e vendo o que a galera fala, essa saua 89 tinha turbo?!
Abraz
temos uma igual aqui tbm, turbinada..
faz muitooo tempo que turbinou..
o que eu recomendo, se tiver disponivel $$$, ja coloca a turbina da F1000 98 , qe é valvulada e intercooler..
a caminhonete melhora muito... nao vai perder força tao facil mais como perde original.
Fala IVAOZIM:
Eu passei um tempo ai em Itaberaí, de 2003 a inicio de 2007, dando assistencia e fazendo projetos de irrigação via pivô central.
Quanto a turbina adequada pro seu motor, pode usar o modelo "original" do F -1000 98(HIGH PERFORMANCE) com o motor D-229/4, e das seguintas com motor 4.10T(série 10),que é a TA-31 VALVULADA, o numero garrett é 465837-5004S, e o numero de referncia FORD é 9.0529.20.1.0045. Voce já fez uma revisão no motor, pra verificar se tá tudo ok, e ver a necessidade de mudar os kits, pois acredito que terá que mudar(camisa, anéis, pistão), e também checar o eixo comendo de válvulas, que acredito que também será outro, para turbo. Da pra chegar bem, nuns 125 a 130 Cv, originalmente no 4.10, ela vem com 135 Cv. Quanto ao intercooler, é importante que coloque, da uma chacada na MAXCOOLER(em Goiania), mas veja também com o MArcelo, da SUPER COOLER, o telefone é 11 7808 0500, eo email é cacauradiadores@uol.com.br . Fiz um orçamento na MAXCOOLER, e fiz com a SUPERCOOLER, onde ficou metade do preço. Vou mandar fazer um INTERCOOLER sob medida(pra minha DAKOTA) lá na SUPER COOLER, pois vai compensar pagar pra levar o meu conjunto pra montar e depois mandar de volta, via transportadora.
Com um bom intercooler, a turbina bem instalada,( a TA 31 VALVULADA), com uma regulagem da WASTEGATE por solenoide(coisa simples de fazer,o controle por solenoide, não pense em alterar o curso da haste da WASTEGATE),com 0,8 Bar, voce consegue fácil 125 Cv@2800 rpm, e uns 40 Kgf/m@1500rpm de torque.
Cota a turbina na BODIPASA em Goiania, com o João, e na GOIANIA TURBOS, com o Murillo(gente fina)o tel é 62 3295 5207, ele fez o reparo da minha turbina semana passada, fala que eu te indiquei, e ele faz toda a instalação também.
Abraço
Sérgio
Não tinha turbo naum, te digo o seguinte, antes da 89 tive uma 86 (turbina garret), e olha a diferença é gritante. Na 89, ainda tinha peso extra da carroceria de madeira, de cabeça pra baixo, ia ate uns 120 km/h, na reta, uns 100 km/h, na subida, principalmente carregado, ai naum tinha jeito, de 80 km/h pra baixo.... Olha, e tinha a principal caracteristica, o barulho do motor MWM (229), que motor....
Ola Sergio, obrigado por lembrar de nos aqui no interior de GO, pelo que pude perceber vc deixou bastante pivos montados em?! Itaberai hj tem um indice de crescimento muito maior que das outras cidades vizinhas, e claro graças a nos tambem da SUPER FRANGO! hehehee...vamos deixar a propaganda pra mais tarde; Obrigado mais uma vez pela riquesa de informaçoes, mais a questao e:
- Caso o recurço nao seja muito, seria interessante instalar o kit turbo sem abrir o motor?! so por fora, sem alterar camisa, pistao e aneis?! Pois a caminhoneta esta muito concervada, com apenas 112 mil rodados, motor esta sequinho e com um funcionamento muito bom! Sobre a revisao foi a primeira coisa que fiz, revisei oleos e filtros e troquei pastilhas e lonas alem de engraixar tudo! ate os rolamentos das rodas, ta uma uvaa!!!
Miranda, vc abriu o motor da sua para instalar o kit turbo ou fez so por fora?!
Obrigado a todos pelas informaçoes e receptividade no forum!
Abraz
caro amigo vc pode instalarapenas o turbo e como a verba é pequena nem precisa de intercooler, vc vai ganhar cerca de 10 cvs vai ficar bastante forte, e depois que a verba aumentar vc instala interecooler, quanto a abrir o motor, o 229 não se turbina por dentro, pois acaba-se trocando quase o motor inteiro virabrequim bielas kits e ainda vai faltar o lda da bomba injetora, pode por somente o turbo que ela ficara com força onde mais precisa NAS SUBIDAS, e vai gastar cerca de 1 500
carlos sallespickup
longe de entrar no merito de quem sabe mais ou menos, pq nao eh essa minha intencao, mas eu discordaria completamente dos amigos que sugeriram nao colocar o intecooler num primeiro estagio.
Primeiro pq depois que se coloca o turbo, se comeca a usar e o gosto vem, o dinheiro sempre escoa pelos dedos para outras finalidades, o intercooler vai ficando um sonho. do tipo: daki 2 meses eu coloco... ou 5 ou 8 ou ... qdo der... Dificilmente o cabra vai colocar um intercooler depois de turbinado, o gasto eh maior, tem que alterar muitas vezes as tubulacoes, mais a M.O. que fica mais cara (pq nao veio junto com td), entao o que antes eram sei uns 800 reais agora vai pra mais que o dobro . Isso inviabiliza o upgrade, principalmente, pq o cara pensa assim: po por 10cv a mais vou torrar essa grana? Ter problemas, carro ficar parado no mecanico, aniversario da minha filha chegando ... xiiiii ...
Segundo e TALVEZ, TALLLLLVEZ mais importante: a funcao do intercooler.
Pessoal fala muito em melhorar o turbo, que ganha mais performance, que o carro ganha sensivelmente mais do que soh os cavalinhos a mais , q isso e aquilo.
O intercooler nao foi feito para isso, alias, é a menor das preocupaçoes do danado ajudar o motor e se nao for bem projetado, alem de piorar a situacao ainda vai dar problema serio depois... Por isso mecanico adora colocar intercooler gigante...
Mais ou menos no pensamento: se for pqno, fode td, se for grande, boa! Mas nao eh bem assim nao, um intercooler poucos % maior que o necessario, gera perda de potencia em regimes medios e baixos, alem de refrigeracao ineficaz e aumenta e muito a turbulencia e a pressao dos gases (de modo ruim!)
A funcao do intercooler é simples? Sim e nao! Do ponto de vista pratico é bem simples: resfriar o ar. Do ponto de vista mecanico nao: diminuir os riscos de uma preparacao.
Parece simples resfriar o ar, e é! Mas entender como isso funciona no motor nao é nao.
Vamos ao básico da coisa.
Digamos que o a condicao ideal de ar prum motor é entre 07 e 90 graus celsius e sua melhor performance se da entre 10 e 20 graus (hipoteticamente, pois cada motor tem diferencas, seja otto, diesel, tandrilium sei la oq).
Abaixo desses valores, o motor gira muito frio, nao consegue se aquecer, perde quaidade de lubrificacao, injecao e dilatacao, acima desse valor, o motor gira muito quente etc.
Sabemos que entre o ar frio e o ar quente, o quente é muito pior, pois piora a detonacao, alem do que basica da fisica: ar frio é mais denso, portanto, no mesmo 1 metro cubico de ar frio, tem mais oxigenio (que é o que nos interessa) do que no mesmo 1 metros de ar cubico de ar quente (e acredite, a diferenca é enorme!).
Portanto, nossa ideia parte do principio que qto mais frio melhor, desde que esteja dentro das condicoes ideais correto? Legal!
Sabemos tb que o turbo gera muita pressao mas o ar que ele empurra é muito quente facilmente passa dos 100 graus.
O intercooler foi projetado e pensado para justamente diminuir essa temperatura (facilmente ele diminui 20 graus, tornando dentro de uma faixa ideal de funcionamento, ainda que bem quente!).
Mas o intercooler foi projetado pra diminuir a temperatura e portanto dar mais potencia??
NAO, definitivamente, NAO! Intercooler foi projetado para que a admissao do ar pra dentro do motor esteja num patamar aceitavel e portanto, nao ocasione desgaste, quebra, danos e reparos constantes aos motores.
Qm foi projetado para dar mais potencia, foram os rolamentos da turbina, os pistoes engrafitados (ciclo otto, diesel nao sei se tem), pistoes , bielas, volantes etc td aliviado.
Intercooler, diferente do que muitos adoram apregoar (e nao condeno, pq das 7 melhores preparadoras do pais, 6 nao sabem disso ou nao querem assumir), foi feito pra PROTEGER o teu motor. Se fosse pra resfriar apenas, tem uma solucao muito melhor e mais pratica: poe um cano acima do capo do carro. Ou injeta o ar do sistema de ar condicionado (como teve numa f150 lightning ha alguns anos atras e gerava 50 cvs a mais pro sistema!), ou coloca apenas o nitro.
Portanto, se vc qr ter um turbo e nao tem o $$ pra por intercooler, espera mais 6 meses e poe td junto. A menos que vc trabalhe com carreto e puxe muito peso ou faca viagens de mais de 1000 km toda semana, relaxa, espera mais um tiquinho e compra td junto. Agora se nao tem mais como esperar, é por ou ficar broxa, vai fundo...
Aproveita e pergunta pro mecanico se ele gosta de pescar, se a familia é boa, se querer alguma ciosa de natal ...
PRa usar turbo sem intercooler, vc tem q usar pressoes baixas e mesmo assim, estara danificando muito mais rapido teu motor. se for pra andar proximos dos 229 turbo de fabrica sem intercooler, melhor ir de busao.
BRigas, pontapés e esculhambaçoes em 5...4...3...
Ola Troller, obrigado pela explicaçao, e acredite eu li tudinho... e estou revendo meus conceitos, afinal foi para isso que procurei o forum para ver as diferentes ideias e explicaçoes de quem ja ralou bastante para aprender! Agradesso muito pela sua paciencia e coragem de expor sua ideia aqui, afim de me ajudar!
Salles, vlw tambem pela ajuda, meu pai tem uma Veranei 96 com motor Maxion sei la como escreve e ele colocou turbo sem intercooler e sem abrir o motor, mais e claro ele so vai viajar aqui e ali com a danada e acredite ela e muito grande e carrega ate 9 pessoas confortaveis, acho que a finalidade dele e outra, pois adquiri a F1000 para alem de viagens pessoais, atravessar alguns produtos do campo para a cidade e realmente preciso de um pouco mais de força e tambem cuidar da vida util do motor;
Como ainda nao tenho toda a grana do kit turbo simples muito menos do intercooler vou começar a dar uma cotada e fazer o projeto da preparaçao de ambos para ver o que vai dar, e tambem ouvir o que os mexanicos recomendam; alguem tem alguma ideia de preço do kit intercooler instalado na F1000?!
Se tudo der certo e a venda do meu lote sair para um amigo que quer financiar, vamos conseguir colocar intercooler, ar condicionado e ate uma parede de trixial atraz....kkkkkkkkkk
No mais agradesso a opniao de todos que falaram aqui e quem tiver mais o que falar que me ajudeee!!
Abraços
valeu, to no mesmo barco que vc, aki pra aprender, criticar, discutir e expor ideias e conceitos que divergem as vezes dos mitos automobilisticos.
o que seria uma parede de trixial?? seriam alto falantes triaxiais?
Fala TROLLER:
Da uma olhada na planilha anexo, que verá a "versão matemática/física" da explicaçào que deu, só que mais detalhada(na planilha).
Uma observação; o que "dá mais ou menos potencia" é a força(torque) maior ou menor, que voce pode produzir em uma unidade de tempo, gerado pela quantidade de combustivel/comburente(na razão correta ou ideal da mistura estequiométrica),que voce pode "queimar"/"explodir", num compartimento ermético(camara de explosão), e esta explosão transferir sua força a um eixo, pelos componentes citados, pistão, biela, vira brequim, volante, que mais ou menos preparados, resultarão num redimento maior ou menor do resultado da explosão, se transformando em torque/potencia.
Outra informação; os diesel já tem pistões grafitados, pelo menos a CUMMINS os tem nas linhas 6BTAA, ISB, 6CTAA, a CASE usa estes motores nos tratores e colheitadeiras.
As vezes, baseadp no leio no post dos companheiros me contenho em "opinar", algo que não esteja distante do que o companheiro já tem em mente, mas veja, que falo acima, que em sendo eu, já faria um sacrificio maior, e colocaria o intercooler junto.
Uma colocação; quando fala, "pra usar turbo sem intercooler tem que usar pressões baixas". NÃO NECESSARIAMENTE esta afirmação está correta; do ponto de vista de "produzir" torque/potencia em um mesmo motor, na mesma faixa de rotação, é justamente O CONTRARIO, SE NÃO TIVER INTERCOOLER PRECISARÁ DE MAIOR PRESSÃO, PARA "EMPURRAR" O MESMO FLUXO DE AR, sendo que, PRESSÃO MAIOR(e maior temperatura também), "expõe" o motor, ai, sua afirmação é verdadeira.
Abraço
Sérgio
PS: este assunto aqui, entendo que é off topic, mas tem um tópico entitulado "TURBOS" http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=turbos&page=2, aqui, que abri pra trocarmos informações sobre estas peças maravilhosas. A propósito, precisamos que poste lá no tópico, as informações que tiver, para o compartilhamento dos companheiros