x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2

    Quando fazer manutenção no Cardan da Ranger?




    Seguindo o ditado de que quem procura cabelo em ovo no final das contas encontra, decidi por levar minha viatura em uma oficina especializada em cardan para uma inspeção preventiva grátis. Não percebo nada de anormal no funcionamento da viatura levei apenas para me previnir de alguma surpresa (R$) em função da viatura ter 163k km.

    Como eu já esperava que eles foram "cavar serviço", fui com a predisposição de por mais argumentos que apresentassem não pagar pro NADA!
    Diagnosticaram que o cardan traseiro estava começando a apresentar folga e para resolver eu teria que trocá-lo ao custo de mil e alguns dinheiros.
    Perguntei baseado em que ele havia feito este diagnóstico e mostraram que ao forçar o cardan próximo as cruzetas ele apresenta alguma folga.

    Pesquisei um pouco mais pela internet e em outras oficinas e confirmei que essa era a forma de avaliar o estado do cardan. Só não consegui interpretar qual seria a "FOLGA" que indicaria a necessidade de manutenção.

    Perguntas:
    Essa é a forma correta mesmo de avaliar o estado de um cardan? O que seria considerado uma folga normal?

    O meu apresenta uma pequena folga, mas não faz nenhum ruido ao rodar. Apenas percebo que quando um motorista menos acostumado a ela arranca soltando a embreagem um pouco mais rápido escuto um leve estalo, que acredito ser normal das folgas existentes entre cardan e diferencial. Existe alguma indicação para mexer no cardan se ele não faz nenhum barulho anormal?

    Pelo que sei o problema do cardan de alumínio (original da ranger) é que ele não pode ser balanceado. Considerando que o problema não é balanceamento (não percebo vibrações nem ruídos anormais) e sim desgaste das cruzetas, luvas, etc qual seria a manutenção a realizar?
    Substituir cruzetas e luvas, ou seria necessário substituir o cardan?

    Qual o preço justo para essas manutenções:
    1-Substituir o cardan, por um de aço ou por outro de alumínio?
    2-Substituir cruzetas, luvas e cia?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Bem, a minha tem folga há mais de 50.000!
    Tenho um Cardam de F100 de aço pra trocar, porém até hoje nunca precisou fazer a troca.
    Não mexe nisso. Só faz isso no dia que realmente estragar. A tua é 4x4, então se ele der problema, basta ligar o 4x4 e seguir descansado.

    Esse de aço meu comprei por 40,00 num ferro velho, porém preciso apenas trocar um garfo por um espigão e comprar a luva. E tá pronto. Com 200,00 coloco no lugar.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Thelmo esta folga existe na maioria das camionetes em algumas até mesmo novas já apresentam folga e algum estalo numa troca de marcha como citou...

    Isto pode ser folga nas cruzetas, luvas e falta de regulagem do pinhão com a coroa que é feita através de calços, o que pode agravar a folga é:

    Falta de lubrificação nas cruzetas (algumas possuem um bico de engraxe, porem existem cruzetas blindadas que não permitem lubrificação);

    Não seguir o manual do fabricante para troca de óleo dos diferências (tanto do tempo que deve ser trocado, quanto da especificação do óleo) isto reduz a durabilidade e consequentemente aumenta a folga da coroa e pinhão;

    Mas dificilmente se troca o eixo cardã, só se ele sofrer avarias, trincas...

    E quando necessitar a troca deve se utilizar um eixo cardã apropriado ao modelo, porque ele foi projetado para suportar o torque tanto da saída do câmbio como em caso de utilização da reduzida que pode até tripicar este torque, portanto evite trocas por modelos similares que podem ser de outro modelo de camionete, material e resistência.

    Abraços, Leo

  • #4
    X2...! Sempre ouvi falar que esses eixos são para, pelo menos, duas ou três retíficas do motor, daí serem encontrados em ferro velhos, em viaturas com mais de 30 anos. O que vai gastar são as cruzetas(homocinéticas); e vai ficar sabendo quando começarem a incomodar devido a vibração e barulho(NVH), acima de 80 Km/h(como qualquer rolamento). Só chegam a estourar quando o proprietário é muito relaxado, e deixa a coisa de qualquer jeito.
    Graxa nas cruzetas e trizetas...!
    Abs
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ranger-cruzetas.jpg   -ranger-trizeta.jpeg   -ranger-cardan-bolachao.jpg   -ranger-cardan-cruzeta.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Blz vou deixar para mexer no cardan quando aparecer algum barulho ou quando a folguinha nas cruzetas virar uma FOLGA!

    Alguém me confirme que o cardan da Ranger não tem pontos para engraxar.

    Quando for necessário fazer alguma coisa terei que trocar o cardan ou podem ser trocadas cruzetas, luvas, etc?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A Ranger não tem pontos de engraxamento desde que as peças seja originais. Tem cruzetas no mercado com graxeira.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Podem ser trocadas só as peças com desgaste: cruzetas, luvas, etc.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/07/2010
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0

    Exclamation

    Olá pessoal,
    Minha ranger está com uma vibração só na na primeira marcha.
    Levei em um meca e ele me disse que precisa tirar o cardan traseiro para deixa-lo direto. Assim não vai ter mais trepidações futuras. Isso procede?
    Vai me cobrar R$1.100,00 pelo trampo e 3 dias o carro parado.
    Alguém conhece algum mecanico aqui em Sao Paulo Z/O de confiança?

    abs a todos e obrigado.

  • #9
    amigo, eu já troquei o cardã traseiro da minha Ranger e pus 1 só, direto msm. ficou 100%! mas no meu caso eu tive de fazer isso pq a luva gastou e empenou. me recomendaram por 1 só e ficou perfeito.

    só esse preço aí é q tá absurdo. o meu custou uns 500 reais, e fizeram na hora. eu esperei lá, gastaram umas 3 horas. e foi numa empresa excelente aqui de BH, só mexem com cardã.
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/07/2010
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Puxa, Marcelo!

    Obrigado pela dica. Uma pena eu não estar em BH. Me passa esse contato dai.
    Devo ir para BH mes que vem.

    abs.

  • #11
    a empresa é a Cardan Minas: :: CARDAN MINAS ::

    pode ir tranquilo. são muito bons.
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #12
    Usuário
    Entrada
    09/07/2010
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    POIS É, levei a Ranger em uma empresa que só faz cardan. Eles cobrariam R$ 800,00 para fazer um direto. Quando estavam examinando o cardan, disseram que o cardan está perfeito e as cruzetas também e que não é ele que está gerando essa trepidação.
    Bem, agora o carro está com meu meca, já examinou os coxins de cambio e motor e está tudo ok!

    Meu Deus, o que é que está gerando tanta trepidação assim, principalmente nas subidas de 1 marcha?

    Diferencial? Volante desbalanceado?

    Alguém tem uma luz?

    Obrigado!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade