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Hybrid View

  • #1
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    Problema/barulho estranho no diferencial da Ranger.




    Olá amigos do 4x4 Brasil. Desculpem abrir mais um tópico mas não achei nada parecido com isso.

    Bom como divulguei há algum tempo, sou o feliz proprietário de uma Ranger XL 4x4 3.0 CD e até agora ela apresentou apenas um barulho irritante na polia esticadora da correia de distribuição do motor (AC, DH...). Esse problema está em fase de resolução com a troca da polia e da correia poli-V.

    Bem agora vamos ao barulho: A minha ranger já nos seus 3000km apresentou uma espécie de "uivo" vindo da parte de traz da caminhonete, aparentemente do diferencial traseiro. Era um constante uuuuuuuuuuuuuuuu que não se modificava com a velocidade e parava totalmente quando parávamos o carro. Cheguei a mostrar aos mecânicos da Contauto de Vitória mas não cheguei a levar o carro para verificação já que o barulho havia cessado.

    Muito bem, ontem quando meu pai retornava do sítio o carro apresentou um barulho muito alto semelhante a esse uuuuuuuu mas mais agudo, quase no mesmo timbre do sinal sonoro do painel. Assustado ele parou o carro e acelerou algumas vezes. Como não escutou o barulho engatou a primeira e colocou o carro em movimento novamente tornando a escutar o barulho. Como o carro estava em uma posição ruim ele resolveu engatar uma ré para tirá-lo da estrada e avaliar melhor. No momento em que o carro foi para trás ele escutou um creck como alguma coisa quebrando/moendo. Engatou novamente uma primeira e com o carro andando para frente não mais escutou o barulho. Veio para casa sem mais problemas.

    Hoje resolvi analisar melhor e levantei as rodas traseiras separadamente para ver se escutava alguma coisa. Bem com a roda traseira direita no ar e o carro em ponto morto não consegui girar a roda em nenhum sentido com as mãos. Liguei o carro calcei a frente e soltei a embreagem lentamente, primeiro em marcha-a-ré, o carro quiz andar mas a roda girou. Quando engatei a primeira o carro queria subir no calço mesmo com a roda no ar. Sabendo que o freio atua muito mais nas rodas dianteiras pisei levemente e soltei a embreagem. Simplesmente as rodas giraram juntas!!! Isso mesmo a que estava no ar e a que estava no chão, tudo bem que era cerâmica com pouca aderência, mas achei estranho. Com a roda do lado do motorista ela funcionou dentro da normalidade, com alguma retenção mas girou no ar sem levar a outra.

    Coloquei o carro no asfalto e rodei um pouco, como estava chovendo liguei e desliguei a tração algumas vezes e cheguei a uns 120km/h e tudo normal, sem ruídos ou chiados.

    Agora a pergunta, será que o diferencial da ranger está indo pro brejo?
    Alguém já fez esse teste? Qual o resultado?

    A sim o carro está com apenas 8700km rodados.

    Desculpem o texto longo mas foi à forma que achei para descrever melhor.

    Grato;
    Rodolpho.

  • #2
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    O diferencial traseiro da tua ranger tem sistema de bloqueio LSD, por meio de discos de atrito, e pelo visto está funcionando muito bem. Isso parece freio. Manda revisar os freios traseiros pois pode ter quebrado alguma molinha e ter encaixado entre o tambor e a lona de freio. Na minha ocorreu isso há alguns anos atrás e destruiu as lonas do lado esquerdo. Fora isso, há 1 mês atrás ocorreu algo semelhante no freio que travou a roda e quebrou o diferencial traseiro...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    RcSala;

    O Edintruder falou bem quando disse em relação a verificar os freios traseiros.

    Com relação ao seu teste....O LSD do diferencial traseiro está 100%, então descarta-se problemas de diferencial. Até porque diferencial problemático o ruido seo aparece em determinadas condições de caminhada. Explico:

    Quantas vezes na estrada escutamos caminhões cantando o diferencial. Repara que é só quando engatado e em velocidade, geralmente no plano. Quando em "banguela" ele geralmente não faz qualquer tipo de ruido pois as engrenagens de coroa e pinhão trabalham livres, sem esforços. E o ruido é proporcional a velocidade imposta.

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #4
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    Pessoal, a minha Ranger é uma CD XLT 2.5 4x4 Diesel ano 99/00, ela tá com o seguinte problema, quando chega em 80 km/h ela começa fazer uma vibração na parte debaixo respondendo também no câmbio, essa vibração vai aumentando conforme a velocidade aumenta, aí quando chega nuns 130 pra 140 ela dá uma diminuída muito grande, sendo que conforme diminui, abaixando de 130 ela volta de novo, quando atinge 80 ela vibra mas se fundar o pé ela sai, aí quando tira o pé que o carro fica com freio motor ela faz, essa vibração pra encurtar a história acontece muito quando não tá acelerando, sendo que quando acelera ela faz sendo que numa densidade menor. Quando fui fazer alinhamento/balanceamento eu reclamei e falaram que podiam ser meus pneus que estão com um lado do pneu gasto, mas o mecânico testou na minha frente o carro no macaco, ligou colocou na quinta e acelerou até chegar nos 80 e começou fazer a vibração, coloquei a mão no câmbio e tava vibrando sem falar no barulho horrível que fez. Alguém tem alguma dica? O mecânico já olhou cruzetas, transmissão e disse que o barulho pode tá vindo do diferencial traseiro ou do dianteiro. Foi trocado recentemente o semi eixo dela, porque em 2016 ela sofreu uma batida e empenou o semi eixo, ai mês passado troquei porque a roda ficava andando bamba aí troquei e resolveu, então semi eixo não é, eu achava anteriormente que esse barulho era por esse semi eixo mas não era. Alguém me ajuda por favor.
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O diferencial traseiro da tua ranger tem sistema de bloqueio LSD, por meio de discos de atrito, e pelo visto está funcionando muito bem. Isso parece freio. Manda revisar os freios traseiros pois pode ter quebrado alguma molinha e ter encaixado entre o tambor e a lona de freio. Na minha ocorreu isso há alguns anos atrás e destruiu as lonas do lado esquerdo. Fora isso, há 1 mês atrás ocorreu algo semelhante no freio que travou a roda e quebrou o diferencial traseiro...
    RANGER 2.5 DIESEL XLT 99/00 4X4

  • #5
    Citação Postado originalmente por RcSala Ver Post
    Com a roda do lado do motorista ela funcionou dentro da normalidade, com alguma retenção mas girou no ar sem levar a outra.
    Considerando q o diferencial é LSD as duas rodas não deveriam girar juntas?

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Viking Ver Post
    Considerando q o diferencial é LSD as duas rodas não deveriam girar juntas?
    Viking;

    Não. O LSD precisa que haja um minimo esforço na roda que está sem aderência para ele funcionar a contento. Um minimo.

    E não podemos nos esquecer que o diferencial é Limited Slip Differential e não um bloqueio 100% automático.

    Abs!!!
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  • #7
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    Amigos desde já agredeço as respostas. Será que o problema realmente é nos freios? O problema é que o carro está normal, hehehe

    Quanto ao LSD apenas uma dúvida:
    Em todos os outros casos as rodas ficam "livres" apesar do esforço para isso acontecer. Mas quando leventei a roda traseira direita e forcei pra sair a roda traseira esquerda rodou junto mesmo estando apoiada no chão! Como se estivesse com um bloqueio 100% acionado. Isso que eu estou achando estranho.

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por RcSala Ver Post
    Amigos desde já agredeço as respostas. Será que o problema realmente é nos freios? O problema é que o carro está normal, hehehe

    Quanto ao LSD apenas uma dúvida:
    Em todos os outros casos as rodas ficam "livres" apesar do esforço para isso acontecer. Mas quando leventei a roda traseira direita e forcei pra sair a roda traseira esquerda rodou junto mesmo estando apoiada no chão! Como se estivesse com um bloqueio 100% acionado. Isso que eu estou achando estranho.
    As vezes se a campana do freio do lado direito estiver prendendo por alguma razão, faz como o "Seletrack" dos Gurgels....ALiado ao deslizamento limitado do Tracklock da Ranger....Ai é que pode estar pegando a coisa.

    Abs!!!
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  • #9
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    Opa, hoje eu refiz os testes e obtive resultados diferentes.

    Primeiro levantei as duas rodas traseiras a procura de alguma folga ou ruído anormal, nada, tudo em perfeito estado. Tentamos, eu e meu pai, girar as rodas para lados contrários mas não conseguimos nada além de alguns centímetros, acho que faltou força, hehehe.

    Coloquei pra girar e segurei no freio, as duas paravam juntas mas a do lado do motorista fez um pequeno apito, acho que o problema é freio mesmo!!!

    Coloquei novamente a roda traseira esquerda no chão e agora a do lado direito girou "livre".

    Agradeço novamente aos amigos que responderam. Segunda feira a Ranger vai para a autorizada fazer a troca da polia, aproveito e mando revisar os freios traseiros!

    Abs;

  • #10
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    Galera, não esquecer do mal fadado "aditivo" do diferencial da ranger, que consta no manual, senão a origem do estralo pode estar aí.

  • #11
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    Ola amigos do 4x4 brasil eastou com um problema na minha ranger 2002 2.8 4x4 esta fazendo um barulho quando piso no freio parece ser no cambio a ct foi raparada o barulho e de alguma coisa raspando alguem ja teve esse problema.

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