Olá amigos do 4x4 Brasil. Desculpem abrir mais um tópico mas não achei nada parecido com isso.

Bom como divulguei há algum tempo, sou o feliz proprietário de uma Ranger XL 4x4 3.0 CD e até agora ela apresentou apenas um barulho irritante na polia esticadora da correia de distribuição do motor (AC, DH...). Esse problema está em fase de resolução com a troca da polia e da correia poli-V.

Bem agora vamos ao barulho: A minha ranger já nos seus 3000km apresentou uma espécie de "uivo" vindo da parte de traz da caminhonete, aparentemente do diferencial traseiro. Era um constante uuuuuuuuuuuuuuuu que não se modificava com a velocidade e parava totalmente quando parávamos o carro. Cheguei a mostrar aos mecânicos da Contauto de Vitória mas não cheguei a levar o carro para verificação já que o barulho havia cessado.

Muito bem, ontem quando meu pai retornava do sítio o carro apresentou um barulho muito alto semelhante a esse uuuuuuuu mas mais agudo, quase no mesmo timbre do sinal sonoro do painel. Assustado ele parou o carro e acelerou algumas vezes. Como não escutou o barulho engatou a primeira e colocou o carro em movimento novamente tornando a escutar o barulho. Como o carro estava em uma posição ruim ele resolveu engatar uma ré para tirá-lo da estrada e avaliar melhor. No momento em que o carro foi para trás ele escutou um creck como alguma coisa quebrando/moendo. Engatou novamente uma primeira e com o carro andando para frente não mais escutou o barulho. Veio para casa sem mais problemas.

Hoje resolvi analisar melhor e levantei as rodas traseiras separadamente para ver se escutava alguma coisa. Bem com a roda traseira direita no ar e o carro em ponto morto não consegui girar a roda em nenhum sentido com as mãos. Liguei o carro calcei a frente e soltei a embreagem lentamente, primeiro em marcha-a-ré, o carro quiz andar mas a roda girou. Quando engatei a primeira o carro queria subir no calço mesmo com a roda no ar. Sabendo que o freio atua muito mais nas rodas dianteiras pisei levemente e soltei a embreagem. Simplesmente as rodas giraram juntas!!! Isso mesmo a que estava no ar e a que estava no chão, tudo bem que era cerâmica com pouca aderência, mas achei estranho. Com a roda do lado do motorista ela funcionou dentro da normalidade, com alguma retenção mas girou no ar sem levar a outra.

Coloquei o carro no asfalto e rodei um pouco, como estava chovendo liguei e desliguei a tração algumas vezes e cheguei a uns 120km/h e tudo normal, sem ruídos ou chiados.

Agora a pergunta, será que o diferencial da ranger está indo pro brejo?
Alguém já fez esse teste? Qual o resultado?

A sim o carro está com apenas 8700km rodados.

Desculpem o texto longo mas foi à forma que achei para descrever melhor.

Grato;
Rodolpho.