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Hybrid View

  • #1
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    Trocando o eixo traseiro da Ranger




    Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
    Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
    A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
    O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
    Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
    Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
    No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
    Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

    Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Trocando o eixo traseiro da Ranger-troca-do-eixo-traseiro-014.jpg   Trocando o eixo traseiro da Ranger-troca-do-eixo-traseiro-019.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Jera
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    pboeira, qnt custou o diferencial??? vc deu o seu na troca ou ficou com ele??

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Pboeira Ver Post
    Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
    Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
    A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
    O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
    Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
    Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
    No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
    Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

    Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.
    Se for do diferencial ford 8.8", me interessa sua relacao antiga... e se esse seu 3.73:1 tiver bloqueio melhor ainda...


    cheers

  • #4
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    Paguei R$ 1.100 pelo eixo todo.
    Acredito que foi um bom negócio, visto que a negociação iniciou nos R$2.800.
    Não dei o meu na troca, mas já o vendi.

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Qual o modelo da sua Ranger?
    4.0 V6 com 168cv?

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Qual o modelo da sua Ranger?
    4.0 V6 com 168cv?
    Minha ou dele ?

    cheers

  • #7
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Minha ou dele ?

    cheers
    Dele......

  • #8
    Usuário Avatar de mosselin
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    Citação Postado originalmente por Pboeira Ver Post
    Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
    Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
    A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
    O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
    Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
    Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
    No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
    Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

    Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.
    Eas bigornas do feixe de molas?

  • #9
    Usuário Avatar de mosselin
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    28/10/2009
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    Aproveitando o tópico do parceiro ai postei umas fotos da troca de oleo do diferencial pós praia,areia etc.Trocando o eixo traseiro da Ranger-dscf2385.jpgTrocando o eixo traseiro da Ranger-dscf2391.jpgTrocando o eixo traseiro da Ranger-dscf2392.jpgTrocando o eixo traseiro da Ranger-dscf2386.jpgTrocando o eixo traseiro da Ranger-dscf2389.jpgTrocando o eixo traseiro da Ranger-dscf2388.jpg

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