Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).
Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.