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Convex Datacenter
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  • #1
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    30/06/2009
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    Motor da Caixa de Transferência Ranger




    Vou fazer uma viagem até o Atacama com minha Ranger 4x4 2006 e quero levar umas peças essenciais. Uma delas é o motor de engate da tração.
    Alguém tem uma dica de onde comprar um usado ou novo num preço razoável? Nas concessionárias custa quase R$ 1.000,00 e não achei pronta entrega.

    Valeu!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por otaviosc Ver Post
    Vou fazer uma viagem até o Atacama com minha Ranger 4x4 2006 e quero levar umas peças essenciais. Uma delas é o motor de engate da tração.
    Alguém tem uma dica de onde comprar um usado ou novo num preço razoável? Nas concessionárias custa quase R$ 1.000,00 e não achei pronta entrega.

    Valeu!
    Ebay!

    Novo ou usado + frete sai por muito menos.

    cheers

  • #3
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Proponho um arranjo técnico a compra de um motor sobressalente:

    Considerando que o seu motor está em bom estado, ao invés de andar com um sobressalente, vc poderia levar as ferramentas necessárias para retirar o motor (pelo que lembre é apenas uma chave torx) e uma gambi... um arranjo técnico para isolar o conector (fita isolante para protejer os contatos que ficarão expostos quando a viatura ficar sem o motor).

    Se acontecer de durante a viagem o motor dar problema vc aciona a tração manualmente, movimentando um pino triangular onde o motor é acoplado na CT com uma chave de boca grande, tem até as indicações das posições 4x4hi, 4x4low,4x2. O incoveniente de ter que entrar embaixo da viatura para executar essa operação.

    Basta pesar:
    O incoveniente (que é razoávelmente grande) de ter que entrar embaixo do carro para acionar a tração
    X
    Probabilidade(que eu considero essa probabilidade baixa). do motorzinho dar problema exatamente num momento/período que vc estiver precisando da tração.

    Considerando que se o motor negar fogo exatamente no momento que vc estiver precisando dele, vc de toda forma vai ter que entrar embaixo da viatura para substituí-lo, esta pode ser uma opção mais econômica e em alguns aspectos mais confiável (pois o problema no acionamento elétrico pode não ser no motor de acionamento).

    PS: Antes de desmontar o meu para fazer um arranjo técnico, pesquisei no ebay, um motor desses deve chegar no Brasil por uns R$ 500.
    4X4 Brasil

  • #4
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    30/06/2009
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    Thelmo,

    Obrigado pela dica da gambi .... Se pifar numa hora ruim vou ter que entrar em baixo do carro mesmo.... o problema é que já tive 2 panes nesse motorzinho, e lá na cordilheira, abaixo de zero....... por isso tive a idéia de levar um sobressalente, caso não consiga reparar o motor por lá.
    Um dia a Ford ainda vai colocar engate manual de tração, a confiabilidade desse sisteminha é muito baixa...

    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Otaviosc,

    qual era o ano/km da ranger que deu problema no referido motor?
    Samurai 97
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  • #6
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    Rogério,


    A Ranger é ano 2006 e está com 32.000 km. É a segunda pane no motor.....

  • #7
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    Citação Postado originalmente por otaviosc Ver Post
    Rogério,


    A Ranger é ano 2006 e está com 32.000 km. É a segunda pane no motor.....
    Ocorreu algum evento ou tem algum motivo que justifique essas panes?
    A minha tem 9 anos e mais de 210.000 Kms e o motorzinho nunca me deixou na mão.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    Ocorreu algum evento ou tem algum motivo que justifique essas panes?
    A minha tem 9 anos e mais de 210.000 Kms e o motorzinho nunca me deixou na mão.

    []'s
    A minha tem 8 anos e mais de 150k km. Quando o acionamento elétrico da tração me deixou na mão foi devido a um simples mal contato elétrico, que eu poderia ter resolvido em 5 minutos se tivesse atuado ao primeiro sinal de problema.

    Como o funcionamento ficou intermitente(eventualmente apresentava problema) fique vacilando em desmontar o sistema para ver se encontrava algum problema. E sempre que levava em uma oficina autoelétrica(solicitando que verificassem o sistema de acionamento) ou mecância (para verificarem a CT) como eles normalmente fazem um bicho de 7 cabeças de um sistema simples (ninguém sabe mexer pq é muito complexo e delicado! só na autorizada! só fulando das cobras que é especialista em acionamento elétrico!).

    Por falta de curiosidade e iniciativa faço a previsão que estes mecânicos que consultei daqui a 20 anos vão estar no mesmo lugar que hoje.

  • #9
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    27/11/2006
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    Motor elétrico

    Eu tenho, dá uma olhada:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=56817&page=2

    R$250 + frete (+/- R$40) + ICMS da nota fiscal (R$25)

    Qualquer coisa: dsamaz@gmail.com

  • #10
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    Eu pessoalmente acho caro, voce tem o mesmo motor original no ebay por menos.. mesmo considerando o valor de entrega.

    tem novo por 100 U$ + 30 de entrega e o cara faz uma declaracao de 50 U$... ou seja voce nao paga imposto.

    e tem usado por 50 U$ + 30 de entrega.. tmb voce nao paga impostos.. todos originais com garantia de 1 ano (mesmo os recondicionados) e p/ todos os anos.

    Nao me leve a mal, mas eu acho de vital importancia "abrir" o olho das pessoas p/ outros meios de obter as pecas para seus carros.

    Ainda mais nessa situacao aonde o amigo nao tem pressa.

    cheers

  • #11
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    30/06/2009
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    Obrigado a todos pelas respostas.
    Eu também não sei porque nas Rangers novas (2005 -->) esse motor falha tanto, isso dito pelos próprios mecânicos de oficinas 4x4.
    Na verdade o problema quase sempre é nos contatos que enviam sinal para a central. Hoje conversei com um cara muito bom de MG, que tem oficina lá, e ele me disse que essa falha é por umindade que penetra no alojamento dessa placa. Os mineiros estão resolvendo isso envolvendo o conjunto motor+redutor+placa com silicone ou Tectil, evitando assim a penetração de umidade. Desmontamos o meu, limpamos os contatos e o coletor do motor e voltou a funcionar, vou isolar o meu com Tectil e depois digo se deu certo.

    Eu tinha antes uma 2005 e também tive essa falha nela, do nada... E agora a 2006 já falhou duas vezes. E não é pelo uso, porque você engata a tração e desengata sem problemas, depois passa um tempo sem usar, e quando precisa ........nem sinal. Os relés não armam, as luzes não acendem, porque a placa perde o contato com o posicionamento do motor e não manda sinal para a central.

    Deve ter alguma mudança das antigas para 2005 --> porque nas antigas era raro esse problema, como o Thelmo e o Bridi falaram.

    Bom, vamos aprendendo .......

  • #12
    Citação Postado originalmente por otaviosc Ver Post
    Obrigado a todos pelas respostas.
    Eu também não sei porque nas Rangers novas (2005 -->) esse motor falha tanto, isso dito pelos próprios mecânicos de oficinas 4x4.
    Na verdade o problema quase sempre é nos contatos que enviam sinal para a central. Hoje conversei com um cara muito bom de MG, que tem oficina lá, e ele me disse que essa falha é por umindade que penetra no alojamento dessa placa. Os mineiros estão resolvendo isso envolvendo o conjunto motor+redutor+placa com silicone ou Tectil, evitando assim a penetração de umidade. Desmontamos o meu, limpamos os contatos e o coletor do motor e voltou a funcionar, vou isolar o meu com Tectil e depois digo se deu certo.

    Eu tinha antes uma 2005 e também tive essa falha nela, do nada... E agora a 2006 já falhou duas vezes. E não é pelo uso, porque você engata a tração e desengata sem problemas, depois passa um tempo sem usar, e quando precisa ........nem sinal. Os relés não armam, as luzes não acendem, porque a placa perde o contato com o posicionamento do motor e não manda sinal para a central.

    Deve ter alguma mudança das antigas para 2005 --> porque nas antigas era raro esse problema, como o Thelmo e o Bridi falaram.

    Bom, vamos aprendendo .......
    Acho uma perda de tempo danada se preocupar com uma coisa que ainda não aconteceu. Além disso tem muito mais gente indo pro Atacama de Pálio Weekend e Ecosport do que de 4x4...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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