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  • #1
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Caixa de cambio Ranger V6




    Gostaria da ajuda de vcs em relação ao cambio da ranger,andei procurando em alguns topicos mas não achei quase nada relacionado com o meu "problema".
    Primeiro ja fou falar q minha embreagem,atuador e cilindro d embreagem é novo kit LUK,o q acontece é q faz + ou - 6 a 7 meses q minha caixa d cambio faz um barulho irritante d rolamento,as vezes quando tiro o pé da embreagem se escuta um rolamento roncando, se engatar qualquer marcha com ela parada o barulho para,se estiver andando a unica marcha q faz barulho é a 2 as outras não fazem,se ligar o 4x4 low e engatar 2 o barulho é bem alto,fora isso o cambio é uma manteiga,oq eu queria saber é em qual rolamento da caixa o diagnostico q passei se encaixa,e se posso andar mais alguns meses antes d fazer o reparo?e pq escuto o barulho d rolamento em ponto morto com ela ligada e em movimento em 2 marcha?e nas outras não?minha ranger é v6 4x4,me desculpem por tantas perguntas mas caixa d cambio não é a minha praia.agradeço a ajuda desde já!!!
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
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  • #2
    Moises. Se tem certeza que o barulho vem de dentro da caixa, e que na segunda marcha há ocorrência de barulho, vai ter que abrir a caixa e verificar as engrenagens, anéis separadores e sincronizadores, etc. Deve existir alguma coisa solta ou quebrada. De repente pode ficar bem pior.
    O barulho fica maior com Low engatada, porque o esforço nas engrenagens da caixa também fica maior.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #3
    Não dever ser rolamento não. Os rolamentos são comuns a todas as marchas. Se fosse ruido de rolamento aconteceria em todas as marchas...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Salvo engano - alguém confirme/discorde, por favor - mas, o câmbio dessa Ranger é o mesmo que vinha na F-1000 4.9i "gasosa", ou seja o Mazda M-RII (alu)

    Se for, tem que tomar muito cuidado, pois o erro mais comum que acontece, é "mexanico" na hora da montagem, colocar óleo no câmbio quando o correto é fluido!!!

    As propriedades de viscosidade são diferentes, consequentemente o desgaste e o atrito entre as peças serão diferentes

  • #5
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    13/08/2004
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    Pois é,pode ser o óleo da caixa,tipo esse óleo tem q ser trocado????pra vcs terem idéia quando usava o 4x4 escutava um barulho d alguma coisa raspando levei a ranger no mecanico e pra minha surpresa o óleo da caixa de transferencia estava só com 500ml d óleo,no manual aparece 1200ml,mandei completar e o barulho sumiu e não vaza óleo esta td ok,fico pensando q o ex.dono devia ser meio descuidado em relação a manutenção da ranger,por isso pergunto novamente sera q devo trocar o óleo da caixa de marcha,eu ja dei um conferes e ta no nivel,tem prazo d validade esse óleo?ela ja tá com os seus 9 anos,vai q nunca foi trocado.
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  • #6
    É isso aí Diselboy. Com deficiência de óleo, as marchas ficam pegando. É recomendado trocar a cada 40.000 Km (máx. 50.000 Km). Usar ATF (vermelho) Lubrax, Shell, Ipiranga, Texaco, Esso, etc.: caixa de mudanças, CT e direção hidráulica.
    Vale para os MAZDA ou EATON, porém sempre consultar o Manual do Proprietário.
    Favor pesquisar no Fórum, que já tem muita coisa sobre troca e tipo de óleos.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Pessoal,reativando tópico de novo.Preciso urgente da ajuda dos mais experientes em Ranger.
    Vamos lá,hj pela manha minha mãe saiu com a Ranger,chegou em casa e me disse que tinha deixado ela numa rua em Porto Alegre,pois tinha notado dificuldade de engatar as marchas,e que o giro subia do nada com a marcha engatada.Bom,fui pegar a Ranger na rua,olhei em baixo,nada de vazamentos...ok,Abri o capo e olhei o óleo da embreagem,ok,liguei ela engatei a 1 marcha e vim vindo pra casa,até ai td bem,ao passar pra 2 tive uma certa dificuldade,mas entrou,do nada,quando diminui a aceleração em segunda mesmo,e o giro aumentou e fez um barulho na caixa,como se as marchas escapassem,ai eu não entendi nada,continuando o trajeto até em casa,as vezes a marcha entrava tranquilo e as vezes não,a 1 sempre entrou de barbada,não passei da 3 mas a 2 e a 3 era mais pesada pra engatar.Chegando em casa engatei a ré entrei na garagem normal,engatou fácil,porem fiquei trocando as marchas com ela parada e ligada,as vezes entrava legal e as vezes não.Resumo da historia,troquei o kit embreagem com 112 mil km,kit completo,hj ela tá com 181 mil km, sera que o atuador foi pro saco de novo???a embreagem ao meu ver tá boa,não patina nem nada,ou pode ser outra coisa??Hj não posso mas amanha to pensando em deixa-la pra trocar o kit embreagem + atuador e o cilindro do pedal
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  • #8
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Continuando a historia,liguei pra uma empresa aki de Poa,expliquei td pra eles,me falaram que se for atuador todas as marchas teriam dificuldade de entrar,pois ele perde pressão,eles me perguntaram se o pedal tava com folga,ele tá um pouquinho,tu consegue baixar ele com a mão uns 2 a 3 cm até sentir a pressão dele,depois puxa de volta...Resumindo,me passaram o valor do kit luk completo,2.500 com mão de obra inclusa,achei no mercado livre o mesmo kit por 1.980 reais,então acho que tá justo,pois baixar aquela caixa não é fácil...Só to com medo de gastar essa grana e não ser embreagem,ai to fud...
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  • #9
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    Larguei a Ranger na oficina só de embreagens,as marchas estavam ruins pra engatar pq o pedal tava com folga,mas no próprio pedal,nada a ver com atuar ou cilindro de pedal,o meca apertou com a mão e ficou boa de novo,porem faz um tempo que venho sentindo as marchas um pouquinho mais pesadas pra engatar,então devido a quilometragem resolvi trocar o kit embreagem dela.Espero que seja só isso...
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  • #10
    Usuário Avatar de sandersondf
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    A minha faz um barulho que parece um passarinho tipo um "tititititi".. é esporádico e geralmente começa quando to em giro mais alto, aí continua até dar na telha de parar

    deve ser rolamento, mas estou esperando derreter a embreagem pra eu trocar tudo

    Esse fim de semana minha embreagem baixou. Completei o fluido mas nao resolveu.. o atuador deve estar indo pra fita

  • #11
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
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    hehe tenso hein moises...falei pra vc q o preço da embreagem era esse ai msm neh... lembra?? kkkkkkk

    da minha v6 tava de rosca a embreagem tbm...se tivesse em marcha lenta quase nunca entrava marcha...tinha q dar umas aceleradinhas....e andando passar meio q no tempo...se fosse trocar de marcha rapido d+...ai não entrava nenhuma marcha....
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #12
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    hehe tenso hein moises...falei pra vc q o preço da embreagem era esse ai msm neh... lembra?? kkkkkkk

    da minha v6 tava de rosca a embreagem tbm...se tivesse em marcha lenta quase nunca entrava marcha...tinha q dar umas aceleradinhas....e andando passar meio q no tempo...se fosse trocar de marcha rapido d+...ai não entrava nenhuma marcha....
    Ahamm tu tinha razão kkkkkkkkkk o cara tinha me passado o valor errado!!!
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