x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

Manifesto contra o sensor de rotação

Amigos,

Recentemente, dia 23/12, fomos viajar de Manaus para Boa Vista (768km), no fim do ano com a Ranger (descrição no rodapé) e para nossa supresa, próximo de km 250, começou a falhar o motor, parando completamente logo em seguida (1km depois) - no meio da reserva indígena sob chuva, para melhorar um pouco mais, ainda estava com meus pais aposentados.

Depois de tentar fazê-la pegar inutilmente, conseguimos arrastar o carro até o km 350 (aproximadamente), na com. Jundiá com uma Bandeirante que prestava serviço para o governo.
    Averiguando, parecia tratar-se da bomba de gasolina, que tínhamos trocado há 3 meses atrás, embora a mesma fazia aquela "zuadinha" característica dentro do tanque...

Fomos até Boa Vista de ônibus, onde comprei duas bombas novas, uma de 4 bar Bosch e outra da Explorer V8 (quase R$1.000 pelas duas...).

Voltando onde estava o carro, colocamos primeiro a bomba da Explorer, e nada... o carro pegava, mas morria... Colocando a outra bomba, a mesma coisa, ligava, mas não desenvolvia, falhava e morria, até que umas 5 tentativas, parou definitivamente de ligar...

Gastei mais R$500 para trazê-la até Manaus, fora o serviço do borracheiro que tirou o tanque 3 vezes na estrada.

Em Manaus, depois de trocarmos o regulador de pressão, continuou com o problema.
    O eletricista deu uma olhada no sensor de rotação, tirou a poeira e a graxa e para surpresa, o fio estava um pouco

danificado. Trocamos o conector (R$10) e resolveu-se definitivamente o problema.

Agora, registro perante este conceituadíssimo fórum a tristeza: o sistema de injeção eletrônica é uma M****. Perdi completamente a confiança.
    O que aconteceu é que o sensor de rotação fica na frente do motor, perto das polias embaixo. Ele pega pedrada, vento, chuva, lama, graxa, ... E uma dessas danificou o mesmo.

Este sistema é um crime contra a inteligência, por isto aponto problemas e soluções nas Rangers e outras picapes:

Problema: sensor de rotação determina funcionamento do motor.
    Seriedade do problema: GRAVÍSSIMA
    Solução 1: a central assumiria a função do sensor em caráter emergencial, adotando valores padrões de injeção de combust. de acordo com outros fatores, tais como sensor lambda, pressão no acelerador, ... ou outra coisa que não dependa do sensor de rotação.
    Solução 2: adotar um plano B, por exemplo, pegar a informação de rotação pelo pino W do alternador.

Problema: dificuldade extrema de trocar a bomba de combustível e o regulador de pressão pois os mesmos encontram-se dentro do tanque
    Seriedade: GRAVE
    Solução 1: instalação de uma "janela" na caçamba ou embaixo do assento traseiro.
    Solução 2: transferência da bomba e do regulador para fora do tanque, podendo ficar alojado por dentro do chassis e sugar o combustível por baixo do tanque, por exemplo. Ou adotar bomba que não seja do tipo submersa e instalá-la no cofre do motor, na frente.

Problema: sensor de rotação fica na frente e embaixo do motor, sujeito às interpéries
    Seriedade: CRIME contra a inteligência
    Solução 1: movê-lo para outro lugar
    Solução 2: eliminá-lo e contornar sua funcionalidade
    Solução 3: protegê-lo com algum suporte plástico ou metálico

Problema: dificuldade de diagnosticar o problema no sist. injeção eletrõnica
    Seriedade: grave
    Solução 1: barateamento dos terminais (computadorezinhos) que diagnosticam os problemas
    Solução 2: tela de lcd que escrevesse no painel onde está o problema (o meu carro tem uma tela de lcd, mas não aparece nada de útil escrito...)
    Solução 3: simplificar a me*da do sist. de injeção, eliminando estes sensores

Daniel
    Ranger, cab. dupla, V6 210cv, 4x4
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Daniel.
    Não vá se aborrecer pela sinceridade no post. Primeiro, assim como quebrou no meio da reserva indígena poderia ter quebrado em um grande centro urbano. Foi falta de sorte.
    Segundo, você não mencionou o ano da pkp mas acredito que seja 2002, visto a potência do motor, sendo assim, pelos 07 anos de uso está propensa à quebras devido ao decurso de tempo de uso. Terceiro, não entendi porque você gastou R$ 1.000,00 com duas bombas sem saber o diagnóstico que é óbvio, não seria dado pelo borracheiro que tirou o tanque. Quarto, mais um gasto desnecessário: regulador de pressão. Enfim, acho que você teve uma viagem daquelas que a gente deve esquecer. Quanto às soluções apontadas, prefiro não comentar por achar o V6 Repower um dos motores a gasolina mais eficientes em circulação e por achar que os engenheiros elaboram um projeto visando sempre a melhoria do veículo aliada ao baixo custo de produção, o que acaba gerando insatisfação, às vezes, por parte do consumidor final (vide marea 2.0 20v que precisa tirar o motor para trocar a correia dentada).
    Em tempo: você está com uma das melhores pick up's do Brasil. Reforço que foi uma fatalidade.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Daniel.
    Não vá se aborrecer pela sinceridade no post. Primeiro, assim como quebrou no meio da reserva indígena poderia ter quebrado em um grande centro urbano. Foi falta de sorte.
    Segundo, você não mencionou o ano da pkp mas acredito que seja 2002, visto a potência do motor, sendo assim, pelos 07 anos de uso está propensa à quebras devido ao decurso de tempo de uso. Terceiro, não entendi porque você gastou R$ 1.000,00 com duas bombas sem saber o diagnóstico que é óbvio, não seria dado pelo borracheiro que tirou o tanque. Quarto, mais um gasto desnecessário: regulador de pressão. Enfim, acho que você teve uma viagem daquelas que a gente deve esquecer. Quanto às soluções apontadas, prefiro não comentar por achar o V6 Repower um dos motores a gasolina mais eficientes em circulação e por achar que os engenheiros elaboram um projeto visando sempre a melhoria do veículo aliada ao baixo custo de produção, o que acaba gerando insatisfação, às vezes, por parte do consumidor final (vide marea 2.0 20v que precisa tirar o motor para trocar a correia dentada).
    Em tempo: você está com uma das melhores pick up's do Brasil. Reforço que foi uma fatalidade.
    Abraços.
    Realmente, acho que foi um conjunto de circunstâncias que devem ter te deixado "na mão"...Aconteceu comigo algo bem parecido quando possuia uma Bonanza 4.1 TD...estava eu, minha esposa e meu 1º filho que na época tinha menos de 2 anos e a viatura simplesmente apagou do nada...era a primeira vez que viajava com ela, havia comprado há aprox. uns 3 meses e nunca havia dado um problema sequer....

Sem ferramentas, no meio da estrada (só que de dia e sem chuva..heheh), abri o capô e olhei pela primeira vez para aquele motorzão...logicamente que a minha primeira impressão era de que havia faltado diesel...mas tinha diesel no mangote da bomba de comb....Então vi um fio proximo da bomba injetora que estava solto...na verdade naquela época nem sabia que aquele trambolho era uma bomba injetora...só vi que havia soltado este fio e que poderia ser ali o problema...

E não é que era mesmo!!!!

Tentei ligar ele em todos os terminais proximos... mas tinha um que praticamente me dizia: é aqui!, é aqui!...liguei e a viatura pegou no ato...

Depois vim saber que minha bomba era eletrica, que só funcionava com corrente e que tinha outras particularidades como não precisar injetar em caso de falta de combustivel e tal...Fiquei 11 anos com esta viatura e quase entrei em depressão quando a vendi...adorava este carro...

Resumindo...questôes de sorte e azar....por melhor que seja o motor, temos 50% de probabilidade para um ou para outro...

Boa sorte colega!
    4X4 Brasil
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Cool C@g@d@ de Projeto ??? ou $$$$ fácil !!!

Olá Desamaz. Imagino o sufoco que passaram, por isso é bom mexer e saber fazer alguma coisa na viatura, e andar com a caixa de ferramentas.

Acho as suas sugestões para facilitar a manutenção do sistema muito boas, porém sempre acreditei que as complicações, tais como: parafusos e peças que só podem ser retirados ou colocados com chaves especiais, são para dar serviços as oficinas, ou para evitar que qualquer mortal mexa. Haja visto o que elas cobram. E é um prato cheio para os mexânicos chegarem a um certo parafuso, ter que tirar um monte de peças da frente, e depois que trocaram o tal parafuso, e na reposição das peças: ou sobra peça, ou coloca ao contrário, ou não apertam direito. Aí a viatura começa a virar chapéu véio.
    1 - Realmente, porque os fabricantes deixam uma tomada no painel para a leitura dos defeitos, sem um analizador com monitor (LSD) que hoje custa uns R$ 500,00 (preço da bomba) ? - Não colocam para você levar numa oficina especializada ! Que a maioria das oficinas nem os possue.
    2 - Quanto a bomba de combustível dentro do tanque, também sempre achei uma c@g@da@ dos projetistas. Me parece (não tenho certeza!) mas ela já é uma bomba submersível. Se não for, pode ser adaptada do lado de fora. Poderemos até verificar melhor e discutir o caso.
    3 - Quanto ao sensor de rotação em posição de pedrada, é semelhante ao radiador de óleo da direção hidráulica da minha (ano 00/99 diesel), que tive que colocar um pouco mais para cima e protegê-lo com tela (grade). Sujestão dos hermanos argentinos.
    4 - Outra c@gad@ são os conectores e fiação da CT que ficam expostos, e quando a viatura entra em terreno alagado, encharca tudo. Quando um galho engancha na fiação e rompe algum, você fica sem CT, e dependendo da sutileza do rompimento, qualquer mexânico vai propor a troca da caixa, ou no mínimo desmontar inteira, e fabricar algum defeito, daí Zé Mané... toma $$$$$$$$.
    5 - Quase todos os problemas (quase tudo tem sensor) poderiam ser detectados de imediato nesse monitor LSD no painel. Mas, certamente, os fabricantes não tem interesse porque diminuiria em muito os lucros fáceis.
    Só que a gente só levar a sério essas coisas, depois que a vaca, digo, a viatura já foi pro brejo.
    Abração
    Anthon
    4X4 Brasil Razão: Colaborar com o tópico.

Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Eu entendo perfeitamente o dsamaz.
    Ele comprou 2 bombas porque estava no meio do nada, esquina com coisa nenhuma. Percebo pelo post que não é essa a origem do sofrimento.
    A questão do sensor de rotação concordo que é desagradavel. Colocar um sensor importante desses na frente do motor não é boa prática.

Acho tb que se o sistema de injeção tem a capacidade de acusar que existe algum problema (luz de check engine) custava muito pouco descrever o problema no lcd do painel.
    Concordo com o Raposo que a viatura dele uma das melhores desponíveis, o que não a isenta de problemas pontuais.
    Frontier SE 4x4 - 2006

Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Agora, registro perante este conceituadíssimo fórum a tristeza: o sistema de injeção eletrônica é uma M****. Perdi completamente a confiança.
    O que aconteceu é que o sensor de rotação fica na frente do motor, perto das polias embaixo. Ele pega pedrada, vento, chuva, lama, graxa, ... E uma dessas danificou o mesmo.
    Putz, justamente com você que não gosta dos motores diesel...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido
    Entrada
    27/11/2006

motor diesel

E aí Walter, tudo bem??

Se não me engano o sistema do motor 3.0 está vindo com um pescador dentro do tanque também, não está? E o mesmo adora entupir, não é??

Ha ha.. estamos no mesmo barco...

Daniel

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Putz, justamente com você que não gosta dos motores diesel...

Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    E aí Walter, tudo bem??

Se não me engano o sistema do motor 3.0 está vindo com um pescador dentro do tanque também, não está? E o mesmo adora entupir, não é??

Ha ha.. estamos no mesmo barco...

Daniel
    Nesse barco eu não estou não. Meu motor nunca me deixou na mão...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido
    Entrada
    27/11/2006

sensor

O problema não foi nem com o sensor em si, foi com o conector dele. Os fios danificaram bem na base do conector...

Mesmo se tivessemos detectado o problema, não seria possível resolver o problema, pois é impossível adaptar fios na base do conector.

Sobre a compra das bombas, estava óbvio que o problema era com ela... Pois o carro ligava e não desenvolvia... Até o eletricista que resolveu o problema, em Manaus, trocou também a bomba e o regulador de pressão antes de averiguar outros possíveis problemas.

Sobre a luz do check engine, a minha fica acesa direta, pois uso gás de vez em quando.

Daniel

Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    Eu entendo perfeitamente o dsamaz.
    Ele comprou 2 bombas porque estava no meio do nada, esquina com coisa nenhuma. Percebo pelo post que não é essa a origem do sofrimento.
    A questão do sensor de rotação concordo que é desagradavel. Colocar um sensor importante desses na frente do motor não é boa prática.

Acho tb que se o sistema de injeção tem a capacidade de acusar que existe algum problema (luz de check engine) custava muito pouco descrever o problema no lcd do painel.
    Concordo com o Raposo que a viatura dele uma das melhores desponíveis, o que não a isenta de problemas pontuais.

Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Sobre a luz do check engine, a minha fica acesa direta, pois uso gás de vez em quando.
    Confere isso cara.
    Eu ja tivesse dessas rangers a gas. A luz do check engine nao acendia não.

Quando agente usa gnv é meio normal deixar o sistema gasolina meio desregulado mesmo, mas ja q vc faz viagens longas na gasolina é melhor manter em dia.
    Frontier SE 4x4 - 2006

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    Confere isso cara.
    Eu ja tivesse dessas rangers a gas. A luz do check engine nao acendia não.
    A Ranger anterior era Gas/GNV e acendia a tal luz quando forçava mais o motor.
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Banido
    Entrada
    27/11/2006

sensor

O carro parou de novo...
    Estranho...

Ele pegou e estava fraco (parece bomba he he he... ainda bem q tenho duas sobrando) Consegui subir a primeira ladeira do conj. onde moro, mas apagou na segunda ladeira...

Não ligou mais... Nem no gás...
    Acho q deve ser algo relacionado ao problema anterior...

Daniel

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem