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  • #1

    Caixa de Transferência sem Tração




    Olá pessoal, desmontei a CT da Ranger 99/00 (estava com óleo 80W90, é mole!!!), estava tudo certo, remontei, e estou fazendo alguns testes e perguntas:
    1 - Sem o motor elétrico, quando traciono direto na CT em 4x4 Higt ou Low, ligo a viatura, engato qquer marcha, ela destraciona o eixo traseiro. Porquê ?
    2 - A tração no eixo traseiro depende do tracionamento do dianteiro qdo nas posições hight ou low ?
    3 - Sem o sensor de velocidade da CT ela funciona normalmente ? Para que serve esse sensor ?
    4 - É possível acionar o motor elétrico, com fiação independente de passar pelo GEM e sem o relé da CT ?
    5 - O motor elétrico da CT é de 12V ?
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    O sensor de velocidade deve bloquear o acionamento da 4x4HI quando a viatura estiver a mais de 80km/h e da 4x4LOW a mais de 1km/h, combinado com freio e embreagem acionadas.

  • #3
    Olá Thelmo, sem esse sensor, e respeitando as velocidades de engate, a CT funciona normalmente ?
    E qto as outras questões, poderia tirar as dúvidas ?

  • #4
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá pessoal, desmontei a CT da Ranger 99/00 (estava com óleo 80W90, é mole!!!), estava tudo certo, remontei, e estou fazendo alguns testes e perguntas:
    1 - Sem o motor elétrico, quando traciono direto na CT em 4x4 Higt ou Low, ligo a viatura, engato qquer marcha, ela destraciona o eixo traseiro. Porquê ?
    2 - A tração no eixo traseiro depende do tracionamento do dianteiro qdo nas posições hight ou low ?
    3 - Sem o sensor de velocidade da CT ela funciona normalmente ? Para que serve esse sensor ?
    4 - É possível acionar o motor elétrico, com fiação independente de passar pelo GEM e sem o relé da CT ?
    5 - O motor elétrico da CT é de 12V ?
    Abs
    Anthon
    1- Você não deve estar posicionando corretamente o seletor da caixa...

    2- Não...

    3- Que se esse? que eu saiba o sensor de velocidade fica no diferencial...

    4- Sim, mas se você posicionar o motor incorretamente poderia quebrar alguma coisa...

    5- Isso mesmo 12V...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    1 - Porque então a traseira destracionou ?
    2 - Esse sensor fica preso num suporte em U que usa dois parafusos, dos três que seguram o motor elétrico.
    3 - Pelo fato do botão seletor no painel e ter três posições bem definidas, só por distração colocaria numa posição errada, aí concordo que poderia quebrar se posicionado em veloc. incompatível.

    Aproveitando: Se o LED verde do botão 4x4 estiver queimado ela vai funcionar normalmente ? (Parece que o meu queimou).
    4X4 Brasil

  • #6
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    1 - Porque então a traseira destracionou ?
    2 - Esse sensor fica preso num suporte em U que usa dois parafusos, dos três que seguram o motor elétrico.
    3 - Pelo fato do botão seletor no painel e ter três posições bem definidas, só por distração colocaria numa posição errada. Mas concordo que poderia quebrar se posicionado em veloc. incompatível.
    Acho que estamos falando de coisas diferente. O problema na CT é sempre culpa da chave de posição que fica montada junto com o motor. É a peça que entra a maioria dos fios. Qualquer mau contato para tudo...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Walter, essa parte de seleção no botão do painel e seleção pelo acionamento do motorzinho na CT está resolvido.
    O que ainda não tenho como resposta, é porque em alguma posição Hight ou Low o eixo traseiro é destracionado.
    Abração
    Anthon

  • #8
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Walter, essa parte de seleção no botão do painel e seleção pelo acionamento do motorzinho na CT está resolvido.
    O que ainda não tenho como resposta, é porque em alguma posição Hight ou Low o eixo traseiro é destracionado.
    Abração
    Anthon
    No seletor da caixa entre a 4x4HI e 4x4LO existe em ponto em que eixo traseiro fica livre. Você deve ter achado esse ponto sem querer...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Responda umas perguntas simples:

    O que está querendo dizer com destracionar???? Sem receber transmissão ou patinando apenas esse eixo????

    Sua pick up não está engatando nunca a tração dianteira????? nem a trazeira?????

    Ainda é do modelo que utiliza rodas livres????

    Existe uma posição intermediária em que a caixa fica em NEUTRO, sem mandar força pra lugar algum. Verifique se está realmente selecionando a opção correta.

    Se acionando diretamente na tcase a tração dianteira ou trazeira não funciona, tem coisa errada, ou é dentro da caixa, ou é na transmissão da caixa até as rodas.


    Abraços

  • #10

    Cool Ponto Neutro da CT - Destraciona os Eixos Dianteiros e Traseiros.

    É isso aí Walter, posicionei sem querer no ponto neutro. É que no ponto Low por ser fim do curso ele trava legal, porém na posição High a posição é imprecisa(não se percebe uma trava nesse ponto). E como os cubos das RLs estavam livres ela ficou sem tração.
    Estava até pensando que para engatar, o motor elétrico tivesse que estar plugado e algum sinal de retorno seria necessário. Nada disso. Sem o motor elétrico pode-se ter um sistema manual numa emergência.

    Renato, é o seguinte: A minha Ranger é RL. Interessante que nesse ponto neutro os cadans ficam engatados, mas não há tração(em qquer marcha a viatura fica sem ir para frente ou para trás).
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil Razão: Tirar Dúvidas.

  • #11
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Agradecimentos: 0
    Anthonius , tua CT deve ta com alguma coisa gasta, a minha tem uma posição precisa Na High

    Abraço
    Ranger CS 4x4 2001

  • #12
    É bem provável Roger, o regulador passa direto, e não percebí antes de remontar.

    Walter, mais umas perguntas:

    1 - O sensor de velocidade da CT fica preso nos dois furos da extremidade do suporte (foto 1).
    Nota: Se alguém puder postar uma foto com esse sensor agradeço.

    2 - Os dois fios que entram no motorzinho, laranja e amarelo, devem ser os de ddp 12V (foto 2) ?

    Abs
    Anthon
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    4X4 Brasil

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