valeu pela ajuda d vcs...vou dar uma olhada esse final d semana nesse sistema,dpois posto aki se deu certo ou não hehe.
Versão Imprimível
valeu pela ajuda d vcs...vou dar uma olhada esse final d semana nesse sistema,dpois posto aki se deu certo ou não hehe.
Creio que não seja o caso mas meu mecanico me falou certa vez que usar pneus deiferentes no eixo trazeiro e dianteiro causa dificuldades para engatar o 4X4 ou se engatar fica ruim de desengatar, pois se houver diferença de diametro dos pneus dianteiros do trazeiros as rodas irão girar num giro diferente e não ficarão sincronizadas.
O que dizem??
Verdade, causa dificuldade para engatar/desengatar e um eixo vai correr mais que o outro forçando todo o conjunto... Não faça isso
Ja vi isso ocorrer em Hilux SRV 2005, ele tracionou e depois não conseguiu mais desengatar , teve de ir na concessionaria....
Para engatar não tem dificuldades, porém vai destruir os dentes internos da luva de acoplamento. Para desativar com certeza vai ficar travado.
Não anda assim pois não poderás usar o 4x4 de forma normal.
Na minha ranger de um lado ainda é o sistema da roda livre, original, porem do outro o antigo dono trocou toda a ponteira e colocou o sistema da mais nova, que é engatado direto....então eu fui do lado da roda livre( as mangueiras de vacuo estavam desligadas tambem) e travei ela tambem, pq senão eu só teria tração 4x3 rs...pq vc já não deixa a rl travada, evita sujar os pés...
abraço
Não tem nescessidade d deixar as rodas travadas,só se tu anda 90% do teu dia no barro ou areia e o 4x4 é indispensavel,se não só vai estar desgastando as peças mais rapido e o consumo d combustivel aumenta...na minha opinião o sistema 4x4 das ranger´s 98 a 2000 são melhores q o da 2001 em diante,não to falando do vacuo q esse sim é uma Porcaria mas do sistema ficar desligado quando não se usa 4x4,homocinetica,cardã,diferencial etc... é uma maravilha as peças duram mais....na minha 2001 q era tudo ligado não curtia muito era desgaste d peça desnecessario ainda mais q ando 90% no asfalto no meu dia dia,tu pegando uma ranger 98 a 2000 e colocar as AVM ou fazer o PITUTO pode ter certeza q vai dar bem menos problema q as 2001 em diante,eu fiz o PITUTO na minha mas não coloquei o botão,aciono com o dedo mesmo,é uma maravilha...
Aproveitando... minha Ranger 03, 2.8 ao ligar 4X4 quase trava... levantei as duas rodas do mesmo lado, e , ligando 4X4, notei que uma roda gira um pouco mais que a outra. Pode ser que o dono anterior tenha trocado a relação ou diferencial?? Aparentemente essa é a causa da ranger quase travar ao acionar o 4X4.
mas é normal uma roda girar mais que a outra quando levanto as duas rodas de um mesmo lado acionando o 4x4 ? pode ser essa diferença de rotação que faz travar quando ando com 4x4 ?? tem mecanico querendo abrir a CT, outros achando que é diferencial trocado...outro nem sabe o que pode ser rss
Levanta ela traciona engata a 1ª e solta , os dois eixos devem estar totalmente sincronizados, se um andar mais que o outro é a relação trocada mesmo
Certo. hj fizemos isso (levantar as rodas , engatar e ver como as rodas giram fora de sincronismo) - e como uma roda gira em torno de 10% a mais que outra, provavelmente alguém deve ter trocado a relação mesmo. Um meca supos que pode ser alguma alteração na CT ... Procede ??
Agora precisamos abrir o diferencial traseiro pra contar os dentes.... dificil será o dianteiro... precisa descer tudo no chão... Obs. diferenciais são DANA