Olá pessoal sou novo por aqui mas fiquei impressionado com a qualidade das dicas dadas pelos usuários.
Sou o feliz proprietário de uma Explorer 98 4.0 4x4 auto, carro com o qual sonhava há uns 10 anos.
Ela foi comprada no ano passado e logo me deu um problema de superaquecimento. Parecia ter sido a lateral do radiador rachada. Depois superaqueceu de novo, por conta de uma mangueira. Agora acho que o problema inicial é junta de cabeçote queimada, que será trocada esta semana.
Mas o carro tem alguns outros problemas que estão se apresentando aos poucos:
1) Depois que o carro esquenta e que rodo alguns quilômetros, ao virar a direção para qualquer dos lados faz um barulho como se fosse engrenagem mal encaixada (parece que vai quebrar). Um mecânico jã abriu e disse que a homocinética está OK. A homocinética da Explorer é a mesma da Ranger 4x4 V6 ?
2) Quando vou reduzindo a marcha, faz um barulho de fricção (parece que é no câmbio), que pára quando a velocidade fica bem baixa (parece que "desacopla" alguma coisa e para de fazer o barulho). Alguém tem algum palpite do que possa ser ?
3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto ?
4) Alguém indica algum mecânico confiável para dar uma geral no câmbio (trocar óleo, filtro e o que mais for preciso...) ?
Por enquanto só lembro disso. Fico no aguardo de algum amigo dar as dicas. Abraços a todos !