x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Hybrid View

Explorer 98 4.0 4x4 Automática

Olá pessoal sou novo por aqui mas fiquei impressionado com a qualidade das dicas dadas pelos usuários.
    Sou o feliz proprietário de uma Explorer 98 4.0 4x4 auto, carro com o qual sonhava há uns 10 anos.
    Ela foi comprada no ano passado e logo me deu um problema de superaquecimento. Parecia ter sido a lateral do radiador rachada. Depois superaqueceu de novo, por conta de uma mangueira. Agora acho que o problema inicial é junta de cabeçote queimada, que será trocada esta semana.
    Mas o carro tem alguns outros problemas que estão se apresentando aos poucos:
    1) Depois que o carro esquenta e que rodo alguns quilômetros, ao virar a direção para qualquer dos lados faz um barulho como se fosse engrenagem mal encaixada (parece que vai quebrar). Um mecânico jã abriu e disse que a homocinética está OK. A homocinética da Explorer é a mesma da Ranger 4x4 V6 ?
    2) Quando vou reduzindo a marcha, faz um barulho de fricção (parece que é no câmbio), que pára quando a velocidade fica bem baixa (parece que "desacopla" alguma coisa e para de fazer o barulho). Alguém tem algum palpite do que possa ser ?
    3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto ?
    4) Alguém indica algum mecânico confiável para dar uma geral no câmbio (trocar óleo, filtro e o que mais for preciso...) ?
    Por enquanto só lembro disso. Fico no aguardo de algum amigo dar as dicas. Abraços a todos !

Usuário Avatar de billiejoe
    Entrada
    30/03/2009
    Agradecimentos: 0

Explorer

Tive um problema desse mês passado, começou com uma marcha que não entrava e ficava fazendo um barulho como se fosse ferro com ferro e depois passou pra outras marchas no final gastei R$2.200 pra fazer a caixa reduzida por causa de um retentor. A caixa estava sem óleo.

Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Sérgio Ramos Ver Post
    Olá pessoal sou novo por aqui mas fiquei impressionado com a qualidade das dicas dadas pelos usuários.
    Sou o feliz proprietário de uma Explorer 98 4.0 4x4 auto, carro com o qual sonhava há uns 10 anos.
    Ela foi comprada no ano passado e logo me deu um problema de superaquecimento. Parecia ter sido a lateral do radiador rachada. Depois superaqueceu de novo, por conta de uma mangueira. Agora acho que o problema inicial é junta de cabeçote queimada, que será trocada esta semana.
    Mas o carro tem alguns outros problemas que estão se apresentando aos poucos:
    1) Depois que o carro esquenta e que rodo alguns quilômetros, ao virar a direção para qualquer dos lados faz um barulho como se fosse engrenagem mal encaixada (parece que vai quebrar). Um mecânico jã abriu e disse que a homocinética está OK. A homocinética da Explorer é a mesma da Ranger 4x4 V6 ?
    2) Quando vou reduzindo a marcha, faz um barulho de fricção (parece que é no câmbio), que pára quando a velocidade fica bem baixa (parece que "desacopla" alguma coisa e para de fazer o barulho). Alguém tem algum palpite do que possa ser ?
    3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto ?
    4) Alguém indica algum mecânico confiável para dar uma geral no câmbio (trocar óleo, filtro e o que mais for preciso...) ?
    Por enquanto só lembro disso. Fico no aguardo de algum amigo dar as dicas. Abraços a todos !
    1 - Só olhando o carro... mas parece que a caixa de direção ai foi pras cucuia... a homocinética é a mesma da ranger argentina.
    2 - Tua Tcase esta com um defeito classico de folga no pino de acionamento do garfo da HI/N/LO. Estamos bolando um esquema de consertar isso. em breve posto noticias...
    3 - isso vc TEM que ver direito... pelo jeito é só a regulagem do GNV mas poupe seu CA disso e dirija com o pé um pouco mais leve...
    4 - Infelizmente não tenho ninguem para indicar para esse tipo de serviço.
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

Olá Mak, isso quer dizer que a TCase tem que ser refeita ?
    Quanto aos problemas de troca de marchas no CA, dirijo com o pé leve, mas não tem jeito. Só faz de vez em quando. Quando troca pra gasolina para de fazer. Passo pro gás de novo e fica um tempo sem fazer, até que começa novamente. Já li que o câmbio da 98 (que na realidade deve ter sido uma maquiada da Ford para vender as 97 encalhadas nos EUA, pois nem a própria Ford reconhece que exista 98 4.0 em seus catálogos de peças), além da questão do torque (GNV/Gasolina), é mais difícil de se adaptar ao gás porque também trabalha com sensores. Incrível mas nessa área de GNV tudo é muito no "achismo". Não consigo nenhuma informação com base técnica. Vc conhece algum forum sério sobre GNV ?

Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Olá Mak, isso quer dizer que a TCase tem que ser refeita ?
    Quanto aos problemas de troca de marchas no CA, dirijo com o pé leve, mas não tem jeito. Só faz de vez em quando. Quando troca pra gasolina para de fazer. Passo pro gás de novo e fica um tempo sem fazer, até que começa novamente. Já li que o câmbio da 98 (que na realidade deve ter sido uma maquiada da Ford para vender as 97 encalhadas nos EUA, pois nem a própria Ford reconhece que exista 98 4.0 em seus catálogos de peças), além da questão do torque (GNV/Gasolina), é mais difícil de se adaptar ao gás porque também trabalha com sensores. Incrível mas nessa área de GNV tudo é muito no "achismo". Não consigo nenhuma informação com base técnica. Vc conhece algum forum sério sobre GNV ?
    Não é bem refeita... é um pino de acinamento que ganha folga e acaba deixando as engrenagem de acionamento mais afastadas que o normal. Embuchada a carcaça volta ao normal.
    O CA da 98 tem 5 marchas... é o 5R55... e ele é meio sensivel na passagem da 4ª para a 5ª mesmo e isso vem dos 4R55 das 97... todas tem esse pequeno lag... ai junta a pequena perda de torque do GNV e o cambio se perde e fica trocando marcha o tempo todo.
    Como isso é um detalhe especifico do carro as oficinas de CA já deswcem o cacete dizendo que não presta e tals... mas no final das contas é problema de ajuste do GNV mesmo. Se estiver com filtro, cabos de vela e velas em bom estado dá pra fazer um meio termo e reduzir esse Lag.
    Não conheço forum de GNV... tive uma Rangola á GNV por pouco tempo. Agora estou de namoro com o diesel.
    Mak (SP/ZN)

Esse reparo da TCase tem que ser feito em oficina de CA ?
    Minha 98 é a 4.0 e em todo lugar teimam em dizer que só existe a 5.0 98, por isso acho que na realidade é uma 97 "requentada".

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Minha 98 é a 4.0 e em todo lugar teimam em dizer que só existe a 5.0 98, por isso acho que na realidade é uma 97 "requentada".
    Sérgio,

Sim, eu recomendo fazer em oficina especializada em câmbio automático, lá geralmente eles sabem no que estão mexendo. Quando o assunto é Tcase da Explorer, em concessionária eu passo longe e oficinas para carros importados também.

Abraço.
    Ford V6

Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Tem uma oficina que faz isso aqui em SP... mas tem fila de espera.

Tem 98 V6 4.0 de monte rodando... eu mesmo tenho duas...
    Mak (SP/ZN)

O CA da 98 tem 5 marchas... é o 5R55...

Mak, encontrei um forum só de Explorers (www.explorerforum.com) e um link para specs de todas as Explorers. Lá diz que a 98 4.0 OHC (160hp) tem o câmbio 4R70W 4sp Auto. O 5R55E 5sp Auto é específico da 98 4.0 SOHC (205hp). Isso confere ? Meu manual não está aqui mas no DUT a minha tem 160hp, por isso acho que é a OHC... estou confuso !!!

Corrigindo: realmente as 98 4.0 tanto OHV qto SOHC (nem sabia que exitia essa diferença) usam o 5R55E 5sp Auto. A tabela estava mal formatada.

Olá, Sérgio.

Só depois que "esquenta e roda alguns quilômetros"? Frio funciona normal?

Se a TCase tiver travado em 4x4, a caixa "ronca" quando desacelera. Verifique se realmente está travada.

3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto?
    O câmbio 5R55E é totalmente eletrônico e não é muito "compatível" com o GNV. Há um problema crônico de patinar entre a 2ª e 3ª marchas (2-3 shift flare issue) que está relacionado à válvula EPC, muito sensível ao estado e à qualidade do fluido hidráulico. Trocar regularmente o óleo / filtro do câmbio é fundamental. Outro problema é que os internos deste câmbio exigem MERCON V, que não é muito fácil de encontrar e é bem mais caro. Nas próprias concessionárias Ford usa-se Texamatic, que não é recomendado nem pelo fabricante. O resultado é que, cedo ou tarde, começam a ocorrer falhas no câmbio.

Um forista (klaus motta) usou e recomenda os serviços do Renê, na Niterói-Manilha.

A confusão é que as Explorer 97 4.0 fabricadas após OUT/97 são iguais às 98. Não é maquiagem, não.

Boa sorte.

Márcio, obrigado pelo interesse.
    O problema nas rodas dianteiras só aparece depois de rodar bem.
    Normalmente fica bem ruim quando chego em casa à noite e viro todo o jogo para entrar na garagem.
    O carro agora está no mecânico para ver as juntas do cabeçote. Assim que for liberado vou ver se o sistema está travado em 4x4.
    Aliás ainda não entendi como funciona o sistema 4x2/4x4.
    Agora estou lembrando que uma vez testei o 4x4 low numa rua de terra e o barulho (crec-crec) ficou bem forte (dá pra sentir na direção). Não liguei mais o 4x4 Low.
    Sou da "antiga escola" do Samurai, que tinha que mudar a roda livre manualmente, só engatar o 4x4 em terrenos que realmente o exigissem e com o carro parado, alavanca manual ... (ah que saudades do meu Samuraizinho !!!).
    Quanto ao Renê, alguém saberia dar o telefone / endereço dele ?
    abs a todos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem