Duvida na compra da Ford Explore certa!

Ola bom dia!
Me chamo Harlem Carmello, sou de contagem - MG. Região metropolitana de Belo Horizonte.
Gostaria de contar com a ajuda de vcs que conhece este utilitário afim de me orientar na compra mais acertada para unir custo mais beneficio, tenho procurado pela Explore mas não esta sendo nada fácil as que tenho visto aqui em contagem não estão me agradando então parti para outros estados e encontrei duas de meu interesse.
Bem as duas estão em estados diferentes uma em São Paulo, Paraná.
A de São Paulo e do modelo: Ford Explore XLT 4.0 V6 4X2 4P Manual 1996/1997, o vendedor um medico que esta com o carro a mais de 9 anos nunca rodo na terra e nunca teve GNV, me adianto que em breve terei que trocar embreagem e os pneus esta na hora de trocar.
A do Paraná e do modelo: Ford Explore XLT 4.0 V6 4X4 4P Automática 1997/1998, o vendedor uma agencia de veículos, me afirmo que o carro e de procedência etc... e não tem nem um detalhe a ser feito etc...
Lembrando que eu terei de ir ate as respectivas cidades buscar a Explore e rodar de volta ate minha cidade.
tenho tbm uma duvida quanto ao cambio automático que sei que o custo de manutenção e alto tbm ouvi dizer que o carro 4x4 e travado e mais lento que o 4x2, isso e verdade alem dos cuidado normais na compra de um veiculo usado oq mais eu teria que observar?

ATT

Harlem Carmello

Muito Obrigado!