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Convex Datacenter
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Resultados 25 a 30 de 30
  • #25



    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Galera, há muito tempo, desde quando fiz o motor e troquei a turbina, há uns 3 anos, minha ranger faz um assobio: fiiiiuuuuuuuuuuuuuu....., bem alto mesmo. Os mecas sempre disseram ser normal. Eu achava legal. Poucos dias atrás, parei na oficina pra fazer o alternador e trocar o módulo GEM. Quando ela retornou, comecei a reparar que ela não faz mais o assobio. É quase como se não houvesse turbina. Tb aumentou a fumaceira preta. Tá certo que ela já dava umas fumadas pretas devido ao aumento no débito da bomba. Hoje, troquei o óleo e todos os filtros (troco com 5.000 óleo e filtros com 10.000). Isto melhorou um pouco o rendimento e percebi uma melhora na fumaceira, mas continua fumando mais preto, não sei se é impressão minha. Então vamos às minhas conjecturas: 1) troquei de posto pois mudei de endereço, agora abasteço em outro posto, mas é costume dos caminhoneiros abastecerem lá.
    2) Qdo o mecânico desmontou os mangotes da turbina para chegar ao alternador, pode ter feito merda?
    3) Ou o contrário, ele remontou os mangotes da maneira correta e o assobio sumiu pq era fruto de algum vazamento de ar.
    O que acham amigos???
    Era vazamento de ar. O meca consertou sem querer.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #26
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Era vazamento de ar. O meca consertou sem querer.
    X2
    Se consertar vazamento na admissão, aumenta a pressão da turbina e consequentemente, o débito da BI devido a maior pressão na LDA aumentando tb a fumaça.

    abs
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #27
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Barulho da turbina

    Bom gente, eu também queria que minha ranger apitasse mais, tá fazendo só um ssshhhhh em regime mais alto. Como comprei ela bem usada a pouco tempo, acho que a turbina ta meio baleada mesmo, daí não ouço o apito como ouço das camionetes mais novas. Ainda tenho que colocar um manômetro para avaliar a situação. Falando nisso: qual é a dica para instalar um manômetro do turbo no motor Maxion 2.5? Não vi nenhum niple na saída do compressor ou no coletor de admissão que desse pra usar. Tem que furar e abrir rosca mesmo?
    Agora uns pitacos. Já trabalhei com turbinas (aeronáuticas, mas é o mesmo equipamento - inclusive o fabricante é o mesmo...) e aqui vão algumas observações sobre o que eu li para quem tiver paciência.
    Turbinas mais novas devem apitar mais sim. Tá tudo girando bem mais solto, rotores novos, mais eficientes, vai girar mais rápido e comprimir mais ar com a mesma energia do escape disponível.
    Lendo o que li aqui, vejo que a ranger não apita tanto mesmo. Vazamento em algum lugar pode fazer mais barulho sim, consertar o vazamento faz parar sem querer. Mas isso de apitar porque o eixo ta torto é fria. Na rotação que isso gira, se empenar o eixo vai quebrar em seguida, por roçamento ou desbalanceamento.
    Quanto ao aumento da fumaça com aumento de pressão, bem, isso já é porque a compensação do combustível pela massa de ar está enriquecendo demais. Seria o caso de regular, ou colocar o tal kit super LDA. Ainda estou para conversar com alguém pessoalmente para ver se vale a pena.
    Quanto ao vazamento no intercooler forçar a turbina, não mesmo. A turbina funciona de forma autônoma, mandando ar pelo compressor de acordo com a energia disponível nos gases de escape. Se ela estiver pressurizando e fechar a saída do compressor, a válvula de alívio abre pra não deixar dar "surge" de compressor. Se a saída está mais livre, a pressão na saída do compressor vai ser menor, e ponto final. O que pode ser notado de repente é menor rendimento, pois o ar que deveria estar indo para o motor está indo para o ambiente. Este mecânico está com os fundamentos dele errados. Existe um monte de motivos pra dar problema na turbina: falha de lubrificação, desligar com ela girando em alta, admissão de contaminantes, desgaste e desbalanceamento do rotor do compressor e da turbina, rachadura e perda de material na área quente, etc.

  • #28
    Então BEN, na minha coloquei um "Y" no tubo que sai do coletor de admissão a LDA, para tomada de pressão do manometro.
    Abs
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #29
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Valeu a dica Leone. Perguntar pra galera sempre dá resultado... hehehe.

  • #30
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    A minha também assobia muito, dá muito tesão na hora de viajar, dá vontade até de desligar o ar e baixar os vidros pra ouvir.
    Citação Postado originalmente por LEONARDORAZO Ver Post
    A minha TGV faz um assovio que dá até tesão.... O meu meca disse que é normal. Ha algum tempo fiz uma revisão nela (tá com 100.000 km)< limpamos a tubulação que estava meio melada de óleo incluindo o intercooler e foi verificado se havia folga no eixo (é simples de verificar, desmonte o tubo que sai do intercooler , na frente dela e coloque seu dedo no eixo e dá uma forçada, se o eixo não balangar, ela está sem folga... o mais importante é: só coloque o dedo com ela bem fria senão vira churrasco....)
    Um abraço a todos
    RANGER 2.5 DIESEL XLT 99/00 4X4

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