Aproveitei que tinha retirado o radiador, correias poly-V, polias, etc. da frente, deixando os parafusos de cima da tampa mais acessíveis.
Para soltar a tampa, já é um enorme desafio de paciência e tempo, mas não se empolgue, ela não sai, fica pendurada. Daí, pela fresta o óleo velho sai todo, assim como no dif. tras. Para escorrer o resídual dos eixos você levanta uma roda diant. por vez e deixa escorrer.
Para lavagem, usei óleo diesel, recolocando a tampa e enchendo até a boca. No dia seguinte abri e deixei escorrer o dia inteiro.
Limpar o óleo residual e o silicone vedador velho da tampa deu um trabalhão danado.
É muito mais fácil tirar o tanque de comb. por baixo várias vezes que fazer esse serviço, mas é a única maneira de fazer bem feito, os outros jeitos são "boca-de-porco", pois sempre vai ficar óleo velho residual.
Para não ser considerado mais um dos defeitos de projeto das Ranger, e outros que forem iguais, deveriam ter deixado um bujão para dreno no fundo do diferencial. Mas, se nem no traseiro deixaram, é porque os projetistas dos eixos são meia boca mesmo (Visteon e DANA), e se a Ford aceitou foram relapsos.
Se as Ranger 2010 ainda saem com os eixos sem os drenos embaixo, é porque o consumidor brasileiro não reclama, e com certeza vai ser enganado nas concessionárias e oficinas que dizem que trocam esses óleos, mas te cobram e não trocam nada.
Abs
Anthon