Ola amigos do forum
estive a alguns dias com um problemão para resolver em minha ranger e este problema me deixou de cabelo em pé por alguns dias.
Minha ranger quebrou o final do cambio e suporte da caixa 4x4 e estava trabalhando com o eixo piloto e o "fucinho" da caixa 4x4 fora de eixo, o estranho que não fazia barulho e isto foi comendo o conjunto todo até chegar ao ponto de ficar sem tração do cambio para as rodas.
Soldar o suporte era facil, mas o que fazer com o eixo piloto e o fucinho 4x4 ??
Corri atras da peças danificadas e constatei que ficava mais em conta trocar o conjunto todo (em torno de R$ 5.000,00), mas como a grana ta curta o negocio foi encostar e andar por uns dias de carro pequeno e sem graça.
No final de semana corri pra oficina do meu tio que é mecanico geral aqui em campinas -sp e fui estudar o que poderia ser feito junto com o meu tio, e logo veio uma ideia muito louca e que poderia dar certo.
Pegamos o eixo piloto que é todo estriado e constatamos que seu comprimento da estria é de aprox. de 15 cm e o fucinhos só utiliza miseros 5cm para o encaixe, então tivemos a idia louca de fazer um prolongador de mais ou menos 7 cm. Corremos atras de alguma peça que service na estria do eixo piloto e por nossa sorte O CUBO DE RODA DO LOGUS servio como uma luva e tinha exatos 6,5 cm de comprimento.
Corri pra um torneiro soldador amigo nosso (dentinho ), e ele fez o corte do cubo e a solda no fucinho do 4x4 e tambem a solda e reforço do suporte do conjunto 4x4.
Montamos tudo na ranger e la fui eu com extrema ansiedade pra verificar o resultado. Sai pra pista e dei um "pau" na maquina e nada de problemas, mas agora faltava a prova de fogo:
a tração funcionando.
sai pra uma região de chacara aqui de campinas e fiz de tudo na ranger
4x4 LOW e HI funcionando sem problemas e o melhor de tudo isso, gastei por volta de R$ 350,00 em tudo.
Abraços e fica ai mais uma dica de um apaixonado por ranger
RANGER 2001 TURBO DIESEL INTERCOOLER CAB DUPLA