Amigos,
Levei o carro da concessionária para um ferro velho grande de um amigo, onde tem vários mechanicos experrrrtos... he he. Eles tão doido querendo desmontar o V6...
O motor começou a gerar centelha, finalmente... Graças a Deus, embora não pegou ainda.
Histórico:
1. O cabos de velas tinham centelha e o motor não pegava;
2. O sistema de gás (simulador de bico e chave comutadora) foi desligado;
3. Limpamos (com limpa contato) conectores de uns 30 sensores e os conectores do sistema de gás; verificamos e re-isolamos várias ligações do sistema de gás;
4. As velas não tinham centelha e o motor não pegava;
5. Verificamos a linha de combustível e tem combustível sob pressão (manômetro);
6. Ligamos o simulador e a chave comutadora do gás;
7. Começou a dar centelha (e forte!) mas não pegou;
O motor não pegou... Depois de muito bater cabeça. Um moleque, filho de um mechânico viu que estava espirrando o desengripante (limpa contato) pela entrada de ar metálica - em cima dos cabeçotes, próximo do TBI (nós tínhamos retirado o filtro de ar e a tubulação).
Fomos averiguar, tentamos dar partida algumas vezes e constatamos algo inusitado, senão trágico: o motor não está sugando ar; está espirrando o mesmo com uma leve força;
É normal isto? O motor não deveria sugar o ar?
Testamos em dois carros pequenos: desligamos a bobina deles (para não ligar!) e a tubulação de ar; resultado: os dois sugaram o ar e com força.
Minha dúvida sobre a normalidade disto é porque o sistema de admissão de ar da ranger é grande, e não pequeno como dos outros carros...
Será que vou mesmo ter que fazer os cabeçotes? Será que é isto o real problema, ou seja, que não tem nada a ver com o tal sensor de rotação??? Que não tem compressão? Ha ha...
Estou um pouco alegre, não sei porque... Talvez seja porque estou acostumado a ajeitar cabeçotes e válvulas...ha ha ha... Talvez seja porque o sistema de injeção seja confiável e eu não estava acreditando nele...
Obs: não joga compressão de ar pelas saídas de óleo. Só pela entrada de ar...
Obrigado senhores pelas dicas.
Daniel