x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46

Procedimento para Desligar o motor turbinado

Pessoal

Sei da importância de se deixar a turbina parar de girar antes de desligar o motor para manter a lubrificação dos mancais da mesma mas acontece que no dia a dia a coisas são diferentes e por exemplo estava eu atrasado para um compromisso e tive de fazer uma parada imprevista no meu trabalho e não tinha jeito tinha de chegar e desligar o motor do contrario atrasaria tudo.
    Portanto nestas situações não tem como ficar esperando o óleo descer e esperar todo o procedimento para desligar.
    Mas a pergunta é a seguinte na Ranger no painel tem o medidor de pressão do turbo que só começa a atuar a partir de uma faixa de rotação 1600 rpm (a 2000 rpm se voce mantiver o pé bem leve), Caso voce mantenha abaixo desta atuação marcada no painel equivale a dizer que a turbina não esta atuando girando e conseqüentemente caso voce pare e desligue o motor de imediato os danos a turbina serão mínimos?
    Apareceu esta duvida pois lembro que na Toyota SW4 2000 que tive as instruções eram para que o motor fosse desligado depois de um tempo apenas no caso de voce ter passado da velocidade de 100 km ( se não me engano ) do contrario era desligar na hora.
    Procede este meu raciocínio?
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

Boa pergunta companheiro rangeiro.
    Pq no manual e no aviso no parabrisas, diz 30 segundos (para a 2.5).
    Eu paro, abro a porta, destranco o portão pequeno, para poder destrancar o grande, abro o portão ( o motorzinho bixou), aí eu dou uma aceleradinha de nada não dá nem pro giro passar dos 1.300, ela entra na garagem. Este procedimento demora mais de 1 minuto. Aí pergunto, será que precisa eu ainda esperar mais 30 segundos pra desligar? Pq eu só dei essa aceleradinha pra entrar na garagem.

Obs: Meio rolha a pergunta, mas é uma curiosidade mesmo.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Agradecimentos: 0
    MarBo! No pára-brisas da Ranger (atrás do quebra-sol) tem uma recomendação de "deixar o motor funcionando em marcha lenta por, pelo menos trinta segundos ao ligar e antes de desligar o motor". Como é recomendação do fabricante, sigo a risca, os compromissos que esperem. Até no posto, ao abastecer, fico esperando o tempo , independentemente da pressa do frentista.
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Boa pergunta companheiro rangeiro.
    Pq no manual e no aviso no parabrisas, diz 30 segundos (para a 2.5).
    Eu paro, abro a porta, destranco o portão pequeno, para poder destrancar o grande, abro o portão ( o motorzinho bixou), aí eu dou uma aceleradinha de nada não dá nem pro giro passar dos 1.300, ela entra na garagem. Este procedimento demora mais de 1 minuto. Aí pergunto, será que precisa eu ainda esperar mais 30 segundos pra desligar? Pq eu só dei essa aceleradinha pra entrar na garagem.

Obs: Meio rolha a pergunta, mas é uma curiosidade mesmo.
    Duardo! Tem subida para entrar na garagem? Se não é só engatar a primeira e tirar lentamente o pé da embreagem. Aí acredito que não precisa esperar novamente o tempo definido.
    Abs.

Usuário
    Entrada
    28/08/2008
    Pessoal!! Apesar de entrar sem acelerar na garagem, ainda tenho esperado alguns instantes, aproximadamente 30 segundos. Acho que não custa nada realizar este procedimento. Abraço!!

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Sempre que estou me aproximando de casa ou do serviço, já tiro o pé e vou chegando em lenta. Ainda assim espero alguns segundos, mas não os 30s.

Na hora de sair (com motor frio), aí sim, espero os 30s ou até mais.... ligo o carro e vou escovar os dentes.

Usuário Avatar de aoliveira
    Entrada
    14/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Eu acho que a recomendação de 30 segundos é quando para depois de estar utilizando normalmente o carro, e principalmente após períodos com o giro alto. Ao manobrar na garagem acho desnecessário esperar mais 30 segundos depois de parar, pois o motor já não estava fazendo muito esforço. Eu geralmente deixo mais uns 15 segundos, só para garantir, os 30 segundos deixo só quando paro direto, fora da garagem.
    Na minha ranger também diz para esperar 30 segundos, ela é 2.8, e na defender diz para esperar 10 segundos, por isso acho os 15 segundos que eu deixo suficientes.
    Grand Vitara 4x4 08/09 AT
    Ex-Ranger CD XLT 4x4 02/02 2.8tdi

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Há a possibilidade de instalar uma espécie de timer.. ou relê que desliga o motor após um tempo, inclusive conjugado ao controle do alarme). Já vi essa garotada de tunning usando algo desse tipo.
    O difícil seria me acostumar a sair do carro deixando-o com o motor ligado.

Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Duardo! Tem subida para entrar na garagem? Se não é só engatar a primeira e tirar lentamente o pé da embreagem. Aí acredito que não precisa esperar novamente o tempo definido.
    Abs.
    Tem não. Aliás é só vencer uns 5 cm do meio-fio rebaixado, q já vira até uma decidinha.

Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Há a possibilidade de instalar uma espécie de timer.. ou relê que desliga o motor após um tempo, inclusive conjugado ao controle do alarme). Já vi essa garotada de tunning usando algo desse tipo.
    O difícil seria me acostumar a sair do carro deixando-o com o motor ligado.
    Pois é cara, já me falaram isso. Aí fico pensando: eu aciono, saio e vou trabalhar, aí o breguete falha e o carro fica lá o dia todo funcionando, torrando o diesel.

Usuário Avatar de Loyer
    Entrada
    08/02/2006
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por MarBO Ver Post
    Pessoal

Sei da importância de se deixar a turbina parar de girar antes de desligar o motor para manter a lubrificação dos mancais da mesma mas acontece que no dia a dia a coisas são diferentes e por exemplo estava eu atrasado para um compromisso e tive de fazer uma parada imprevista no meu trabalho e não tinha jeito tinha de chegar e desligar o motor do contrario atrasaria tudo.
    Portanto nestas situações não tem como ficar esperando o óleo descer e esperar todo o procedimento para desligar.
    Mas a pergunta é a seguinte na Ranger no painel tem o medidor de pressão do turbo que só começa a atuar a partir de uma faixa de rotação 1600 rpm (a 2000 rpm se voce mantiver o pé bem leve), Caso voce mantenha abaixo desta atuação marcada no painel equivale a dizer que a turbina não esta atuando girando e conseqüentemente caso voce pare e desligue o motor de imediato os danos a turbina serão mínimos?
    Apareceu esta duvida pois lembro que na Toyota SW4 2000 que tive as instruções eram para que o motor fosse desligado depois de um tempo apenas no caso de voce ter passado da velocidade de 100 km ( se não me engano ) do contrario era desligar na hora.
    Procede este meu raciocínio?
    Seria interessante as montadoras criarem um sleep para o motor, assim retirariamos a chave, acionariamos o alarme que subiria os vidros e pronto o motor continuaria funcionando por 30 segundos ou 1 minuto sei lá e desligaria sozinho.
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Citação Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Seria interessante as montadoras criarem um sleep para o motor, assim retirariamos a chave, acionariamos o alarme que subiria os vidros e pronto o motor continuaria funcionando por 30 segundos ou 1 minuto sei lá e desligaria sozinho.
    Mas aí volta ao problema: e se não desligar, vai ficar ligado até a volta do piloto.
    Eu ainda acho que trinta segundos é o tempo de tirar o cinto, desligar as luzes e, principalmente, fazer uma oração e agradecer a Deus o veículo que possuímos .

Abs.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem