Boa noite galera,

Ontem fui ao Paraguay trocar os sapatinhos da Milona e hoje acabei parando na oficina e começando a colher alguns efeitos colaterais, em parte causados pelos 33" que estavam calçando a Milona.

Vai um breve e inicial relato apenas para trocar figurinhas.

Coloquei um jogo de BF MUD 33X12,5 R15 no final de julho de 2006. Em dezembro, após cerca de 20.000 km rodados e ter estourado o retentor do semi eixo resolvi abrir o diferencial traseiro e trocar tudo (kit dana + os reparos dos semi-eixos) + as duas cruzetas, sendo com pletado com oleo 80W90 conforme especificado para diferencial com traçào positiva.

Ficou excelente!!! Zero Bala!!!
Em 2007, foram duas cruzetas, a luva do câmbio e reaperto da luva do diferencial com regulagem de coroa e pinhão, nada além disso.

Em 2008, foram 4 cruzetas (2 do câmbio e 2 do diferencial) mais a de hoje...num total de 5.

Com mais uma cruzeta estourada e uma folga estranha no pinhão, pedi ao meca que abrisse o diferencial TODO e o resultado foi o seguinte:

• coroa e pinhão desgastados
  • rolamentos de pinhão, estourados
  • rolamentos de ponta de eixo bem desgastados com um retentor (LD) merejando
  • arruelas de regulagem do diferencial muito gastas
  • luva do cardan onde assenta a cruzeta com folga.

Cabem as seguintes ressalvas:

• rodei desde a manutenção do diferencial em dez/2006 74.000 km, perfazendo um total de 94.000 km com os BF 33"
  • estou levando em conta os desgaste natural do uso pesado e frequente
  • o meca (que é super de confiança) me mostrou os conjunto da F1000 da Oficina que rodou 150.000 Km no mesmo período, com pneus 31" e 235, apresentou um desgaste sugnificativamente menos, sem quebras de cruzetas nem rolamentos estourados (apenas desgaste de coroa e pinhão)

isso no diferencial traseiro.

No diuanteiro, "apenas" maior desgaste de termionais de direção e da caixa de direção...ao menos até o momento.

Não me arrependo de ter usado os 33" mas atualmente estou com a Milona calçada com 31".

Li em vários Posts menção de que o desgaste com os 33"era maior, aqui vai onde...

Se servir para alguém, fico feliz!!!
Se não, vale o registro

Abraços a todos

Eddie