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Hybrid View

  • #1

    Arrow Efeitos colaterais dos pneus 33"




    Boa noite galera,

    Ontem fui ao Paraguay trocar os sapatinhos da Milona e hoje acabei parando na oficina e começando a colher alguns efeitos colaterais, em parte causados pelos 33" que estavam calçando a Milona.

    Vai um breve e inicial relato apenas para trocar figurinhas.

    Coloquei um jogo de BF MUD 33X12,5 R15 no final de julho de 2006. Em dezembro, após cerca de 20.000 km rodados e ter estourado o retentor do semi eixo resolvi abrir o diferencial traseiro e trocar tudo (kit dana + os reparos dos semi-eixos) + as duas cruzetas, sendo com pletado com oleo 80W90 conforme especificado para diferencial com traçào positiva.

    Ficou excelente!!! Zero Bala!!!
    Em 2007, foram duas cruzetas, a luva do câmbio e reaperto da luva do diferencial com regulagem de coroa e pinhão, nada além disso.

    Em 2008, foram 4 cruzetas (2 do câmbio e 2 do diferencial) mais a de hoje...num total de 5.

    Com mais uma cruzeta estourada e uma folga estranha no pinhão, pedi ao meca que abrisse o diferencial TODO e o resultado foi o seguinte:

    • coroa e pinhão desgastados
    • rolamentos de pinhão, estourados
    • rolamentos de ponta de eixo bem desgastados com um retentor (LD) merejando
    • arruelas de regulagem do diferencial muito gastas
    • luva do cardan onde assenta a cruzeta com folga.

    Cabem as seguintes ressalvas:

    • rodei desde a manutenção do diferencial em dez/2006 74.000 km, perfazendo um total de 94.000 km com os BF 33"
    • estou levando em conta os desgaste natural do uso pesado e frequente
    • o meca (que é super de confiança) me mostrou os conjunto da F1000 da Oficina que rodou 150.000 Km no mesmo período, com pneus 31" e 235, apresentou um desgaste sugnificativamente menos, sem quebras de cruzetas nem rolamentos estourados (apenas desgaste de coroa e pinhão)

    isso no diferencial traseiro.

    No diuanteiro, "apenas" maior desgaste de termionais de direção e da caixa de direção...ao menos até o momento.

    Não me arrependo de ter usado os 33" mas atualmente estou com a Milona calçada com 31".

    Li em vários Posts menção de que o desgaste com os 33"era maior, aqui vai onde...

    Se servir para alguém, fico feliz!!!
    Se não, vale o registro

    Abraços a todos

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2

    Thumbs up

    Excelente relato Eddie serve sim, e muito, sobretudo para "desmistificar" essa história que, calçar pneu maior não acarreta nenhum problema

    Como já dizia a velha máxima, "contra fatos não há argumentos"

    Gde abs e até mais

  • #3
    Pois é Diesel,

    Fiz uma escolha consciente, e posso afirmar que com o passar do tempo, o primeiro sinal estranho foi a quebra mais frequente de cruzetas e estalidos estranhos...

    Cabe destacar que a tração positiva pouco sofreu, mas o restante do diferencial...

    Acredito que sendo consciente, vale até rodar no dia a dia calçado com os 35" como faz meu primo, mas toda a vez que ele acelera forte vai coroa e pinhào pro espaço...rsrs

    Ah, te mandei uma MP perguntando sobre as especificações do manual da F1000 sobre pressão e dimensões de pneus. A Milona veio sem manual e estou tomando um baile para conseguir um com preços não exorbitantes.

    Fico no aguardo.

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
    Eu usei por 100.000 km os Bf 33" all numa toyota hilux 2001 aspirada e não deu nada não....Mas também sou super cuidadoso e só ando em rodovias muito bem pavimentadas....Quase não carrego nada na caçamba e nunca uso o 4x4....só ligava de vez em quando para lubrificar mesmo
    ABRAÇOS!!!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Renato Palheta Michelini Ver Post
    Eu usei por 100.000 km os Bf 33" all numa toyota hilux 2001 aspirada e não deu nada não....Mas também sou super cuidadoso e só ando em rodovias muito bem pavimentadas....Quase não carrego nada na caçamba e nunca uso o 4x4....só ligava de vez em quando para lubrificar mesmo
    ABRAÇOS!!!
    Pois é Renato, uso beem diferente do meu, que é 60%on e 40%off bem pesado e rodando muito em estradas de cascalho e muitas vezes carregado (min 600 Kg), Além de atoleiros e longos trechos 4x4.

    Além disso, rodei 94000 Km pouco mais de 18 meses...

    De qualquer modo, fica o relato.

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #6
    Eu uso 33" a 170000Km. Tive que trocar um semi eixo empenado aos 150000Km, mas não acho que foi culpa do 33" não. Fora isso o diferencial que na Ranger 2001 é maior que o da F1000 tá como se fosse novo.
    As peças da suspensão dianteira troco todas de uma vez aos 40 ou 50000Km. Apenas em 2 ocasiões tive que trocar algumas delas antes dessa período...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    O 8.8 da ford é maior que o D 46 da F-1000?
    não sabia...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #8
    Usuário
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    Rio Grande/RS
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    A minha Ranger está com pneus 33" e diferencial dana 44, e os únicos problemas que apareceram prematuramente foram folgas nos rolamentos de todas as rodas. Porém ainda assim pretendo manter os 33".
    Folgas nas cruzetas aparecem principalmente por solavancos na transmissão, e não necessariamente pelo tamanho dos pneus.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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