x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 33

Hybrid View

  • #1

    Ranger 2.5 TD com problemas para dar a partida




    Boa tarde!

    Tenho uma Ranger (motor Maxion 2.5) que vem apresentado problemas para dar a partida pela manhã. É necessário girar muito o motor até ela pegar e ao pegar solta uma fumaça cinza clara por alguns segundos (acompanhada por um cheiro parecido com querozene). Depois da primeira partida do dia ela pega na primeira como quando 0km.

    Consultei alguns mecânicos sobre o problema, mas nenhum soube dizer o que é. Disseram que o motor estaria perdendo pressão e que deveria retificar os cilindros e trocar os aneis (duvido, pois o motor está com 120.000 km e neste caso acredito que o filtro de óleo deveria apresentar óleo). Disseram ainda que para solucionar o problema deveria instalar velas aquecedoras (como utilizado na Sprinter), falaram que poderia ser a bomba, etc.

    Troquei filtro de óleo, filtro combustível, abasteci num posto diferente do que sempre abasteço, testei bicos e a bomba, tudo normal.
    Lembro que sempre foram realizadas trocas de óleo a cada 4.000km (no máximo).

    Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

    Abraços,
    Bruno

  • #2
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Bruno Francisco Ver Post
    Boa tarde!

    Tenho uma Ranger (motor Maxion 2.5) que vem apresentado problemas para dar a partida pela manhã. É necessário girar muito o motor até ela pegar e ao pegar solta uma fumaça cinza clara por alguns segundos (acompanhada por um cheiro parecido com querozene). Depois da primeira partida do dia ela pega na primeira como quando 0km.

    Consultei alguns mecânicos sobre o problema, mas nenhum soube dizer o que é. Disseram que o motor estaria perdendo pressão e que deveria retificar os cilindros e trocar os aneis (duvido, pois o motor está com 120.000 km e neste caso acredito que o filtro de óleo deveria apresentar óleo). Disseram ainda que para solucionar o problema deveria instalar velas aquecedoras (como utilizado na Sprinter), falaram que poderia ser a bomba, etc.

    Troquei filtro de óleo, filtro combustível, abasteci num posto diferente do que sempre abasteço, testei bicos e a bomba, tudo normal.
    Lembro que sempre foram realizadas trocas de óleo a cada 4.000km (no máximo).

    Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

    Abraços,
    Bruno
    Bruno! Acho que a primeira providência a tomar é ficar longe desse merdânicos.
    Aqui no Forum tem amigos que conhecem MUUUIITO mais do que eu e, com certeza, te ajudaram com dicas muito boas.
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #3
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Bruno, retificando "te ajudarão..."
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    43
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    Existem muitas possibilidades antes de acusar o motor de perda de pressão e consequente retifica.
    Eu ja tive problemas com a primeira partida e a solução foi troca da bateria. Ela parecia boa porque o motor girava, so não girava no ritmo necessário, troquei a bateria por uma de 80A e ficou zero bala.

    Agora para voce conferir o diagnostico do seu mecanico é fácil. Se o motor estiver perdendo pressão provavelmente voce verá o motor "soprar".

    Faz o seguinte teste:
    1 - Com o motor quente (em temperatura de trabalho, pelo menos uns 5 minutos ligado) abra a tampa do cabeçote (onde vai oleo) e observe se sai fumaça do cilindro pela tampa do cabeçote. Acelere bem o motor e alivie a aceleração, o motor deve puxar o ar quando acelerado, se sair uma quantidade "consideravel" de fumaça branca pela tampa do cabeçote quando acelera é um mau sinal.

    2 - Denovo com o motor quente retira a vareta de óleo e faça os testes de aceleração. Observe se faz fumaça pela vareta de óleo. Se fizer mau sinal denovo.

    A dificuldade do diagnostico pela tampa do cabeçote é que esse motor 2.5 sopra um pouco naturalmente, então descobrir o que é mais do que o normal é um pouco subjetivo e requer alguma experiencia, o teste da vareta de óleo é mais simples porque não deve sair fumaça por la.
    Em geral a perda de compressão por desgaste dos aneis vem acompanhada de significativa perda de desempenho (principalmente em baixas rotações) e piora no consumo.
    Se vc não acha sua ranger frouxa, provavelmente ela não está perdendo compressão.

    Obs: Quando abrir a tampa do cabeçote com o motor ligado vai respingar óleo do cabeçote em cima do motor, cuidado para não se queimar e não estranhe porque é normal
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Quando o motor está soprando sai óleo pela vareta de nível.
    Se está asindo muita fumaça, e se for densa, pode ser restrição no filtro de ar ou bicos mijando.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Boa noite pessoal!
    Obrigado pelas respostas.

    Lucasam; farei os testes amanhã, mas acredito que o problema não seja com os aneis pois o rendimento está excelente. (O rendimento melhorou após a revisão na bomba, acho que o bombista abriu um pouco ela).
    O problema também não deve ser com a bateria, pois coloquei uma bateria de 70A na última semana.

    Edintruder; o que você disse está coerente, realmente quando está andando ela está emitindo uma quantidade consideravel de fumaça negra. Como posso descobrir se o problema é um desses citados?

    Obs.: Cometi um erro no texto: onde está escrito "duvido, pois o motor está com 120.000 km e neste caso acredito que o filtro de óleo deveria apresentar óleo" não é o filtro de óleo e sim o filtro de ar.

    Abraços,
    Bruno

  • #7
    Usuário
    Entrada
    24/01/2014
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    47
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Srs. Então Problema Resolvido... era apenas o motor de arranque que era original e deu um defeito na engrenagem... e o afogamento na rodovia que aconteceu era o alternador que não estava carregando a bateria adequadamente... tudo consertado ela ta zerada ^^ abraços a todos...

  • #8
    Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,479
    Agradecimentos: 188
    Citação Postado originalmente por cacale Ver Post
    Srs. Então Problema Resolvido... era apenas o motor de arranque que era original e deu um defeito na engrenagem... e o afogamento na rodovia que aconteceu era o alternador que não estava carregando a bateria adequadamente... tudo consertado ela ta zerada ^^ abraços a todos...
    Dos males o menor, em motores a diesel, a parte elétrica em dia e muito importante, desde alternador, bateria, motor de partida......

  • #9
    Usuário
    Entrada
    29/09/2015
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    52
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá Bruno !
    Bom dia !
    Tenho uma Ranger 99 diesel 4x4 turbo Maxion 2.5 tmb .
    Passe em um eletricista de sua confiança e pede ele para dar uma revisão no arranque da sua Ranger . Pode ser que as escovas do arranque dela estão precisando de troca-las e ou o induzido precisando de limpeza . A rotação do arranque conta muito também ,principalmente quando o motor esta frio .
    Sou aqui de Muriaé MG.
    Qualquer coisa entre em contato!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    41
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Misael Prado Ver Post
    Olá Bruno !
    Bom dia !
    Tenho uma Ranger 99 diesel 4x4 turbo Maxion 2.5 tmb .
    Passe em um eletricista de sua confiança e pede ele para dar uma revisão no arranque da sua Ranger . Pode ser que as escovas do arranque dela estão precisando de troca-las e ou o induzido precisando de limpeza . A rotação do arranque conta muito também ,principalmente quando o motor esta frio .
    Sou aqui de Muriaé MG.
    Qualquer coisa entre em contato!
    Cara olha a data do post (2008), provavelmente ele já vendeu a ranger.
    No geral valeu a boa intenção.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/07/2018
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    46
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde galera..tenho uma Ranger 2.5 turbo diesel 2001..estava com esse problema pra dar a primeira partida do dia, depois pegava de primeira..troquei a bateria e nada..ai começei a ver a mangueira da turbina inchar quando acelerava..o intercooler estava entupido..não mandava ar na admissão..dava excesso de diesel..troquei o intercooler fico perfeito...Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade