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  • #37
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    Anthoniusnikos,


    ?Viraste un hermano? O estás sólo a practicar el español?


    á tieness la xave chata de boca 32 mm, para remoçion de lo coplamiento viscosssso ?
    Isso aí é para tirar a ventoinha?
    Tem que tirar a ventoinha para trocar a BH2O?!

  • #38
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Anthoniusnikos,


    ?Viraste un hermano? O estás sólo a practicar el español?


    á tieness la xave chata de boca 32 mm, para remoçion de lo coplamiento viscosssso ?
    Isso aí é para tirar a ventoinha?
    Tem que tirar a ventoinha para trocar a BH2O?!
    Estoi praticando o portunhol para entendier las propostas delo Huguito Chaves.
    Brincadeira Thelmo.
    Quanto a retirada da ventoinha(acoplamento viscoso), talvez não precise para a troca da bomba d'água, porém sempre calhou de eu fazer a troca, sem o radiador, ventoinha, polias, etc.
    Se der, é só retirar as mangueiras da frente, a correia Poly-V e a polia da bomba. É moleza !
    Abs
    Anthon
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  • #39
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    Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Tá sobrando grana, Thelmo?
    Retira a Poli V e verifica se tem folga no eixo da Bomba. Se não tem folga nem vazamento, trocar para que?
    abraços.
    Fiz esse teste dias atrás quando troquei o rolamento do tensor.
    Não tinha folga e rolava macio.

    Depois de um problema com a Válvula Termoestática fiquei meio cismado com o arrefecimento. Apesar de ela não estar esquentando tô desconfiado de tudo: Radiador sujo, ventoinha mole, BH2O velha, etc,etc,etc.

  • #40
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    Decidi por trocar a Ventoinha, tenho mexido em toda ranger que vejo com o capô aberto e a minha está bem mais mole. Pensei em travar a minha por uns dias mas pelo que pesquisei não é uma gamba das mais simples (envolve mesmo um calço entre o hélice e a parte de alumínio?)

    Depois de encontrar só a "viscosa" por R$720 (que depois de muito choro baixou para R$500), encontrei por R$ 400 (viscosa+hélice) que deve chegar segunda 28/12/09.

    Estou até inclinado a fazer a troca eu mesmo. Estou reunindo algumas dicas.

    -Folgar a poli V no tensor
    -Deixar a viatura em marcha, para não girar o virabrequim quando for folgar a ventoinha
    -Chave 32 para o acoplamento viscoso (ou uma chave de regulagem 12")

    Algum outro macete?
    O parafuso é rosca normal (aperto no sentido horário)?
    É necessário algum cuidado especial com o torque aplicado?

  • #41
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Estou até inclinado a fazer a troca eu mesmo. Estou reunindo algumas dicas.

    -Folgar a poli V no tensor
    -Deixar a viatura em marcha, para não girar o virabrequim quando for folgar a ventoinha
    -Chave 32 para o acoplamento viscoso (ou uma chave de regulagem 12")

    Algum outro macete?
    O parafuso é rosca normal (aperto no sentido horário)?
    É necessário algum cuidado especial com o torque aplicado?
    Para retirar o acoplamento viscoso vc precisa:
    - retirar o tubo do filtro de ar a turbina.
    - retirar o radiador de agua e suas mangueiras junto com a proteção da helice.
    - nao soltar a poli V.
    - com uma chave 32mm, que tem ser fina de espessura pra entrar entre a polia e o acoplamento, girar no sentido horário (rosca inversa).

    Boa sorte e BOM NATAL.
    LeoLeone
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  • #42
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    Ok serviço está se esclarecendo.
    Parafusão 32mm fixa o acoplamento viscoso a polia.
    Não tem jeito dele sair sem tirar o radiador?

  • #43
    Thelmo,
    porque vc vai trocar a ventoinha? ela tá aquecendo? a ventoinha só é responsavel por aquecimento em baixa velocidade.

    Mecanica é igual a merda, quanto mais mexe mais fede.

    abs

  • #44
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Ok serviço está se esclarecendo.
    Parafusão 32mm fixa o acoplamento viscoso a polia.
    Não tem jeito dele sair sem tirar o radiador?
    Isso mesmo Thelmo
    Pra tirar o aclopamento tem que tirar a proteção da hélice, eu acho que não dá pra tirar sem tirar o radiador.
    LeoLeone
    Ranger xl 2000 CD 4x4

  • #45
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    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Thelmo,
    porque vc vai trocar a ventoinha? ela tá aquecendo? a ventoinha só é responsavel por aquecimento em baixa velocidade.

    Mecanica é igual a merda, quanto mais mexe mais fede.

    abs
    Ela não está aquecendo, mas o hélice da ventoinha está mole (o acoplamento viscoso não está tão viscoso) e a viatura está com um barulho chato quando passo de 2krpm que estou creditando a ventoinha (que é a única coisa que não está 100% no compartimento do motor)

  • #46
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Ela não está aquecendo, mas o hélice da ventoinha está mole (o acoplamento viscoso não está tão viscoso) e a viatura está com um barulho chato quando passo de 2krpm que estou creditando a ventoinha (que é a única coisa que não está 100% no compartimento do motor)
    Faça o seguinte teste, aqueça bem a viatura e estacione por uns 15 a 20 minutos, neste momento todo o calor do motor e radiador terá irradiado e o aclopamento estará na condição maxima de atrito. Se voce sair neste momento com a viatura e acelerar até uns 2000 rpm vc escutará o barulho do helice.

    Prá retirar o acoplamento não há necessidade de retirar nada.

    abs

  • #47
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Thelmo, é natal.

    Esquece um pouco isso e vá curtir o perú, a rabanada e etc com uma cervejinha gelada.

    Achava que vc já tinha resolvido esse problema.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #48
    Thelmo, vc pode tb colocar o motor em lenta e verificar se ta puxando bem o ar, tb qdo aquecida.

    Oura dica é instalar um guster digital que custa uns 130 conto e vc sossega de vez com isso, pois qq alteração na temperatura ele vai soar um alarme.

    Dai vc nao gasta muito em preventiva e curte mais tranquilo a viatua em qq situação.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

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