Jon, pela descrição é o motor de acionamento da TCase. Custa uns US$100,00 no e-Bay ou na ROCKAUTO.
Versão Imprimível
Tem que trocar a bobina do 4x4 e ver o que mais estragou. só abrindo e cotando as peças pra saber.
esse teu carro deve estar com problema grave de suspensão porque explorer tem uma estabilidade muito boa. Como vc disse que o carro "bate muito" com certeza vai ter que gastar uns trocos com isso...
Eu coloquei um diesel 2.5 numa das minhas e estou gostando muito... mas não é pra quem não entende algo de mecanica e não tem tempo.
Brigadão amigo!!!
Tem ideia do que vou gastar se tiver que mexer nessa 4x4?
Vi que o garfo (que faz entrar a tração) estragou, tambem uma engrenagem que usa duas ou tres esfera de aço para engatar, estourou no meio. E a bobina (monte de fio de cobre).
Ah, me refiro a ultima caixa, de onde já sai o cardam traseiro.
Vlw pessoal!!!
Olá, Jon.
Desculpe a "atravessada" do post anterior, não me ocorreu que você poderia saber exatamente do que estava falando (da bobina interna da TCase e não do motor de acionamento).
Acho que você só vai conseguir estas peças importando. Há um tempo atrás estive pesquisando algumas opções de compra (barradas pela alta do dólar):
Shift Fork = US50,00
Clutch Coil Assembly (magneto) = US$70,00
Clutch Ball Ramp = US100,00
http://tbtrans.com/transfer_case.htm#ford_parts
http://www.drivetrain.com/parts_cata...ts/bw4405.html
http://www.riversidegear.com/categor...eer/index.html
Só por curiosidade, o magneto "fritou"? O problema do garfo de acionamento é até comum, porque as guias de plástico se desgastam e acabam travando o disco. A quebra da ball ramp parece que está relacionada ao uso de pneus diferentes na dianteira / traseira.
Boa sorte.
Márcio
Bom dia Mak,
você colocou os diferenciais (coroa e peão) da 2001 na manquinha?
como ficou o consumo x desempenho?
qual o custo?
Valeu camarada!
cara, eu peguei uma sucata completa de ranger... então acompanharam os diferenciais originais... eu aproveitei a C&P no eixo traseiro da EXPLO para manter os discos e coloquei o diferencial todo na frente... logo os custos vieram embutidos na sucata toda (R$11000) que incluiram motor/cambio/tcase completos + diferenciais + painel + mangueiras + reservatorios e tudo mais que foi interessante transplantar.
o Consumo eu vou te dizer que: eu enchi o tanque até a boca, rodei 311kms na DUTRA com velocidade de 90 á 110Km/h (odometro e velocidade aferidos no GPS) e depois voltei ao mesmo posto e na mesma bomba e completei de novo... entraram 19Litros... deu 16,3km/L...
bah! quando a esmola é muita o santo desconfia então vou refazer o teste... esperava uns 13km/L... 16 é bom demais pra ser verdade.
Desempenho:
Para CIDADE tá uma maravilha... o carro anda bem e facil... raros os momentos que vc tem que pisar forte no acelerador... é pisar na casquinha e manter 2000 giros o tempo todo... o carro anda solto... facil... liso...
NA ESTRADA a soma cambio da ranger + relações 4,56 + pneus 235 matam o carro acima de 125km/h... se vc fica a 3500rpm nessa velocidade o motor urra... eu não curto velocidade e 100km/h o cjto ficou show... mas em ultrapassagem as vezes é necessario um folego então seria bom um velociade um pouco maior sem ter a sensação que o motor vai cuspir valvulas... a meu ver um reescalonamento no cambio seria o ideal porque esse 2.5TDI tem um excelente torque dos 1800 aos 3000 giros... como isso é meio complicado na pratica vou colocar um jogo de pneus 255 que tenho pra ver se melhora um pouco.
Depois de acertar um meio termo de relação e desempenho no cjto original eu vou dar um pulo no bombista e pedir pra ele dar um totózinho na injetora e afinar o processo.
Só pra lembrar que esse motor tem praticamente o mesmo bloco do 2.8... então um upgrade quando ele cansar de girar em 2.5 será inevitavel! ;-)
Valeu Mak,
Só uma dúvida, aos 80Km/h na 4ª, quanto está marcando seu conta-giros?. E na 5ª aos 100Km/h?
Brigadão companheiro!
Junior, vi o seu relato da explo diesel. Fiquei entusiasmado.!!
Tenhyo a minha 97 XLT 4x4, automática - gasolina e GNV. Roda bem, na cidade faz 5.5 a 6 km/mt3 e na estrada chega a 8,6km/mt.
Mas perdi a capacidade do porta-mala que pra mim eh importante.
Gostei da ideia do diesel, mas fica a pegunta... o barulho interno dos motores diesem, sempre incomodam muito, enquanto nos gasolina e GNV são quase imperceptiveis.
A minha preta eh uma joinha rara, exceto pela porradinha que dei agora na tampa traseira.
mas o projeto como um todo me animou...
e o tanque? também tem qwue substituir???
mas o que me preocupa mais eh o barulho.
Esse motor diesel que vc colocou... é de que marca? carro?
Valex Abrax...
Marcão