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Convex Datacenter
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  • #13

    LEgislação




    Caro, EDEM

    Só uma dúvida, mesmo no Documento do Veículo estar descriminado como JIPE, não condições de realizar essas alterações?

    Primeiro colocar um 4x4 nela e depois passar para o outro passo do projeto??

    DEsculpas pelas perguntas, pois ainda quero tentar antes de realmente ter que troca-la, só falta os freios para ficar ótima e colocar buchas em PU, para perfeição..

    Abrçaos

  • #14
    Por favor, qual seria o consumo de uma Explorer com um motor diesel MWM 2.8?
    Seria mais indicato instlar , conforme já foi dito neste tópico, cambio e T-case de Ranger diesel 4x4 doque na caixa hidraulica original ?
    A perda de parte da eletronica , não tronaria a viatura mais confiavel e de simples manutenção além da economia em relação a verção V6, favorendo a confiabilidade para longas viagens.
    Esta transformação tornaria em outras palavras um novo veiculo muito mais confiavel e de manutenção muito mais simples?

  • #15
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    Citação Postado originalmente por ferraz Ver Post
    Por favor, qual seria o consumo de uma Explorer com um motor diesel MWM 2.8?
    Seria mais indicato instlar , conforme já foi dito neste tópico, cambio e T-case de Ranger diesel 4x4 doque na caixa hidraulica original ?
    A perda de parte da eletronica , não tronaria a viatura mais confiavel e de simples manutenção além da economia em relação a verção V6, favorendo a confiabilidade para longas viagens.
    Esta transformação tornaria em outras palavras um novo veiculo muito mais confiavel e de manutenção muito mais simples?
    dependendo do ano da explo vc terá de usar a Tcase original no lugar do da ranger... as 98 tem 2 sensores de velocidade que a centralina da 4x4 leva em conta.
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  • #16
    Citação Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    Mecanicamente é possivel sim. Legalmente não, pois sua Ex é 4x2, ou seja a resolução nº 262 de 14 /12/07 do CONTRAN que faz referência à portaria nº 23 de 06/06/94 do extinto DNC (você encontra tudo no site www.denatran.gov.br) diz que no tocante à troca de combustível de gasolina para diesel só é permitido para veículos 4x4 originais de fábrica que atendam as exigências alí descritas. No caso da Explorer 4x4, se encaixa devido a sua denominação de "jipe" ao ser importada.
    tem certeza que agora só pode ser feita a adaptação para diesel em "jipes" originais de fábrica??? o jeito é apelar para a "cabritagem" então...

  • #17
    É possivel,um amigo meu que faz essas trocas de motor gasolina por diesel fez numa Explorer 95 4x2,ele tinha uma sucata de Ranger 2.8 PS,colocou tudo,diferencial,reduçao...tudo e falou que o chassi é identico.
    ​Pajero Full

  • #18
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    Citação Postado originalmente por Marcelo(Natal-RN) Ver Post
    É possivel,um amigo meu que faz essas trocas de motor gasolina por diesel fez numa Explorer 95 4x2,ele tinha uma sucata de Ranger 2.8 PS,colocou tudo,diferencial,reduçao...tudo e falou que o chassi é identico.
    Bate tudo mesmo... mas numa 4x2 é fria porque não dá pra regularizar.
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  • #19
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    tem certeza que agora só pode ser feita a adaptação para diesel em "jipes" originais de fábrica??? o jeito é apelar para a "cabritagem" então...
    "Cabritagem" pra que? compra uma 4x4 e faz direito...

    A lei diz claramente:

    - É possivel apenas a adaptação do diesel em utilitarios com capacidade de carga superior a 1 tonelada. EXCETUA-SE os veiculos que possuam denominação MISTO/JIPE que possuirem 4x4 e caixa de redução originais de fabrica.

    O problema é: Seguindo o que diz a cartilha dos detrans só pode Utilitário e com capacidade de carga acima de 1 Tonelada porque na cartilha NÃO CONSTA e eles nem olham os dois parágrafos do artigo que tratam das excessões. Imprime o artigo todo e leva junto quando for fazer a documentação porque vai precisar debater o assunto com o cara que atrás do balcão.

    Se tiver escrito MISTO/JIPE no campo ESPECIE/TIPO do dcto fica bem mais facil... se não estiver pode ser necessário entrar com mandado de segurança... vai depender de como a autoridade de transito da cidade que for feita a documentação interpretar.

    Outro detalhe: Se vc fizer a documentação numa cidade e tentar transferir o carro para outra cidade/estado pode ser que a transferência não seja aceita e dar uma bela confusão entre os ciretrans.
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  • #20
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    Citação Postado originalmente por ferraz Ver Post
    Por favor, qual seria o consumo de uma Explorer com um motor diesel MWM 2.8?
    Seria mais indicato instlar , conforme já foi dito neste tópico, cambio e T-case de Ranger diesel 4x4 doque na caixa hidraulica original ?
    A perda de parte da eletronica , não tronaria a viatura mais confiavel e de simples manutenção além da economia em relação a verção V6, favorendo a confiabilidade para longas viagens.
    Esta transformação tornaria em outras palavras um novo veiculo muito mais confiavel e de manutenção muito mais simples?
    O consumo fica praticamente igual ao de uma ranger cabine dupla com o mesmo motor.
    O mais "FACIL" é instalar o powertrain completo porque o Cambio automatico das explorers é controlado pela centralina do motor á gasolina... se vc vai tirar ele, perde o controle... logo mete logo o mecanico original.
    A tcase é melhor manter a da explorer por conta da mudança nos chicotes e módulos de controle.
    relação de coroa e pinhão do diferencial poucos dão atenção mas também é importante. as Gasolinas tem relação mais longa que as diesel e o carro acaba ficando mais fraco nas arrancadas. o Ideal é manter o cjto original da diesel que é mais curto.

    Essa idéia de "confiabilidade" sem eletrônica é opinião pessoal... antigamente injeção eletrônica botava medo em qualquer um e hoje todo mundo sabe que injeção não é bicho de 7 cabeças... vc tem que conhecer o seu carro... defeito dá em qualquer tipo... como vc usa e como faz a manutenção é que faz a diferença.
    Somos jipeiros e jipeiros tem que manjar de mecanica e eletrica também... Temos que nos habituar a estudar um pouco a elétrica do carro e perder medo de fios porque eles vieram pra ficar.
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  • #21
    Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    "Cabritagem" pra que? compra uma 4x4 e faz direito...

    A lei diz claramente:

    - É possivel apenas a adaptação do diesel em utilitarios com capacidade de carga superior a 1 tonelada. EXCETUA-SE os veiculos que possuam denominação MISTO/JIPE que possuirem 4x4 e caixa de redução originais de fabrica.

    O problema é: Seguindo o que diz a cartilha dos detrans só pode Utilitário e com capacidade de carga acima de 1 Tonelada porque na cartilha NÃO CONSTA e eles nem olham os dois parágrafos do artigo que tratam das excessões. Imprime o artigo todo e leva junto quando for fazer a documentação porque vai precisar debater o assunto com o cara que atrás do balcão.

    Se tiver escrito MISTO/JIPE no campo ESPECIE/TIPO do dcto fica bem mais facil... se não estiver pode ser necessário entrar com mandado de segurança... vai depender de como a autoridade de transito da cidade que for feita a documentação interpretar.

    Outro detalhe: Se vc fizer a documentação numa cidade e tentar transferir o carro para outra cidade/estado pode ser que a transferência não seja aceita e dar uma bela confusão entre os ciretrans.
    "cabritagem" que eu falei seria adaptar a carcaça da explorer num chassi de alguma caminhonete 4x4 capotada... em florianópolis ja vi fazerem isso com rural, montando a carcaça em chassis de hilux... e geralmente numa suv consta como camioneta, então é utilitário (a kia e alguns importadores independentes se aproveitaram dessa brecha para trazer minivans 4x2 a diesel, como a kia carnival e a mercedes-benz r320cdi)... aí pode mesmo se não carregar 1000kg, se for 4x4... pode até ser convertida para 4x4... e em 2002 saiu uma série especial da blazer a diesel, dti, só 4x2...
    4X4 Brasil

  • #22
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    "cabritagem" que eu falei seria adaptar a carcaça da explorer num chassi de alguma caminhonete 4x4 capotada... em florianópolis ja vi fazerem isso com rural, montando a carcaça em chassis de hilux... e geralmente numa suv consta como camioneta, então é utilitário (a kia e alguns importadores independentes se aproveitaram dessa brecha para trazer minivans 4x2 a diesel, como a kia carnival e a mercedes-benz r320cdi)... aí pode mesmo se não carregar 1000kg, se for 4x4... pode até ser convertida para 4x4... e em 2002 saiu uma série especial da blazer a diesel, dti, só 4x2...
    Então da proxima vez explica antes porque o termo não soa muito bem...

    []'s

  • #23

  • #24
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    Explorer 96

    Ola pessoal, nunca tive carrões, e olhando os topicos comprei uma explorer xl 96 cambio manual.
    Mas já estou com problemas, podem me ajudar?

    A caixa de transferencia estorou toda a bobina de fios de cobre e uma engrenagem....tem concerto? fica caro?
    Ela esta no GNV, porem gastando muito....Pensei em colocar motor diesel, fica bom? Quanto vou gastar? qual melhor motor?
    O carro esta muito barulhento..."bate muito"... uma barulheira só...
    Notei que sai muito de frente...é normal?

    Abraço!!

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