confusao com traçao e roda livre
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Postado originalmente por
Anthoniusnikos
Que nada Roger ! De vagar e sempre ! Essa do Low e High no PITUTO é uma boa pergunta para os EXPERTs.
Abs
Anthonius e Roger, parece que ha confusao na linha... nao sou expert ainda, mas dá p/ responder a vcs.
O que ocorre com as 4x4 anteriores a 2000 é que existe uma peça chamada de roda livre, ou RL no forum... Essa peça nao tem nada de "roda" e é somente um acoplamento que liga a roda, ao eixo. Quando a RL desliga, o conjunto Roda+Pneu+Rolamento fica solto... ele perde a conexão com os semi-eixos. Dessa forma, economiza-se combustível, por que tudo que vc faz girar, consome alguma coisa.
No caso das nossas 99, isso é feito por um tubo de vacuo, como vcs podem ler anteriormente. Ao acionar a 4x4 (HI ou LO) a Caixa de Transferencia, ou CT, engrena o cardã dianteiro, e um solenoide abre o vacuo p/ as RL. Dessa forma, a potencia que vem do cambio faz girar a CT, que manda potencia pros dois cardãs, traz e frente, e o da frente gira o diferencial, que gira os semi-eixos e homocineticas, que engrenam as RLs e levam traçao as rodas dianteiras. Resumindo, p/ funcionar a traçao dianteira nas rodas, fecha-se o circuito em dois pontos... na CT e na RL.
Se nao houver 4x4 ligado, tudo que existe entre a CT e a RL fica parado, mesmo que o carro esteja em movimento.
Alguns colegas entendem que esse "descanso" do conjunto é ruim por que é sujeito a falhas. Outros colegas acham que o carro deveria ser 4x4 full, com um diferencial central p/ compensar. Cada sistema tem seus prós e contras. Normalmente os mais simples sao mais robustos e gastam mais combustivel ao longo do uso. E, em contrapartida, os mais complicados sao mais economicos, mas gastam na manutençao.
A minha opiniao é que, para um carro de uso misto como a maioria de nós, o conjunto motriz ideal seria:
Motor - 3.0 eletronic 16v
CA - Cambio auto :palmas:
CT - a borg-warner que temos é linda, mas o acionamento é corno :parede:
Acionamento - manual, tipo alavanca ou maquina de vidro de janela
RL - RL manual na frente. Pode ser de botao, tipo a AVM, ou por cabo:dance:
Diff Traseiro - LSD, escorregamento limitado, tipo a 2.8:dance:
Diff Dianteiro - Bloqueio 100% por cabo.:palmas:
Isso atenderia o meu uso cidade/estrada/trilha com o pé nas costas...:lol:
abs