Completando 3 anos de uso - 66.000 Km e um novo aprendizado.
Há cerca de tres meses, pela manhã', ao dar a partida observei que o computador de bordo havia zerado. Há um mes passou a reiniciar várias vezes, a cada nova partida. Há 2 semanas selecionando voltagem da bateria surgiu um Lo V que permanecia por 1 a 2 seg.
Com a troca da bateria - as demais operações eletricas permaneciam sem alterações - , o computador voltou a operar normalmente.
Conclusão - O primeiro sintoma de falência da bateria (lacrada) é incapacidade do computador de bordo em manter dados, como consumo médio, velocidade média, etc.
Amigo, boa tarde! Desde maio desse ano sou feliz (não todo tempo mas quase) proprietário de uma Ranger 3.0 2005, e tive o mesmo problema que tu. Ela estava com 80000km no painel. Ouvi comentários que poderia ser o motor de arranque e a corrente do comando de válvulas, e devia ter prestado mais atenção.
Primeira coisa que fiz foi trocar a bateria, o que melhorou um pouco mas não resolveu. Ficou mais difícil mas volta e meia o computador de bordo ainda zerava. Aí sim consegui levar o carro para avaliação do sistema eletrônico com scanner, que mostrou que o sistema de injeção (bomba e bicos) estava OK. Em compensação, o meca avaliou que o arranque estava pesado e o kit de distribuição (correntes, polias, parins e tensionadores) que aciona comando de válvulas e bomba de alta pressão de combustível estava gasto. Ah sim, a caminhonete estava com 147000km, e não 80000km.
O conserto do arranque foi barato R$200 e resolveu 95%, porque segundo o meca esse motor precisa de rotação pra partir, e o arranque gasto e sem força não dava rotação mas demandava muito da bateria, o que por vezes derrubava o computador. A bateria nova teve um pouco mais de fôlego que a antiga e apanhou menos, o que era de se esperar mesmo.
Depois veio a troca do kit de distribuição, que graças a dicas dos colegas foristas comprei na Ford Navesa em Goiânia, e veio pelo correio. Esse kit foi mais caro R$1700, mais R$90 do sedex, mas deixou o carro nota 10. A troca é simples e rápida, e no meu caso a corrente gasta e frouxa estava começando a desgastar a carcaça. procure reparar se há um barulho parecido com chocalho logo após a partida do motor em marcha lenta, no meu caso não era difícil de notar.
Fora isso só alegria!
Se o arranque está pesado acho que é a primeira coisa a reparar.