Na verdade não gosto de nada que seja sucetível à falhas ou que não funcione bem. Até então o acionamento do 4x4 da Ranger nunca deixou a desejar, porém como por aqui andou chovendo direto, a umidade é inevitável e pela primeira vez começou a não querer desengatar o 4x4. Engata numa boa mais não voltava para 4x2, inclusive fui obrigado a andar em piso firme e manobrar em estacionamento calçado em 4x4hi. Quando o tempo secou, a tração voltou ao normal, acredito que possa ser até um mal contato no chicote na ligação com o motor. Então e tratei de mecanizar para ter certeza absoluta que não falhará nunca mais. Mas de qualquer forma, se o sistema falhar, basta tirar o motor elétrico na hora e selecionar com a mão mesmo a opção que precisas que sem tração não fica.
O motor elétrico atualmente apresenta o seguinte sintoma: 4x2 ok, 4x4hi ok, funciona perfeitamente entre essas duas opções, porém ao mandar engatar 4x4low, o motor loqueia pára no meio do caminho. Ou seja, fica com 4x4hi acoplado e não sai da posição.
Hoje faz uns dias que ando com o sistema de alavanca e te digo que é mais tranquilo saber que não existe dúvidas, pois sempre antes de me metre em alguma situação ruim, eu tinha o hábito de testar o sistema elétrico, o que hoje dispensa, fora isso tem o N da CT caso precise e o tempo de troca é imediato, ou seja, em uma fração de segundo etá direto na reduzida!
Não é de estranhar o motivo pelo qual o pessoal do Troller passa para o sistema manual e não desfaz.