Um cuidado que deve ter, em trilhas mais lights, é de não apertar muito o pé e humilhar os amigos,

Tenho uma viatura V6 com 190.000km e o motor está perfeito, super silencioso e trabalha sempre frio.
Recentemente fiz uma limpeza disposto a trocar o que fosse necessário, mas não precisou de nada, e olha que andar devagar não é o meu forte.
Fique sempre de olho nas trocas de óleo, se puder, troque o filtro em todas as trocas e se observar que o óleo fica escuro muito rápido, manda verificar o motivo, pode ser borra no motor, alguns defendem a tese que é gasolina "podre", que eu concordo, e outros poucos condenam algumas marcas de óleo. Recomendo abastecer em postos de confiança, se possível com aditivada e desconfie de gasolina com preço muito baixo, eu já tive péssima experiência com isso.
Quanto ao consumo, em minha opinião, que já tive 3 viaturas a Diesel, é muito bem recompensado por fatores que, para mim, são grandes vantagens e fazendo uma retrospectiva dos últimos 100.000, eu teria gasto muito mais em um carro a Diesel, levando em conta outros fatores. A minha faz 5,2km/l e 8,0km/l na estrada.
Fica esperto também com jatos de água ao lavar o motor, eu pessoalmente nunca lavei o meu, prefiro retirar a sujeira com pano úmido, e lavar por baixo, mas se estiver muito sujo e quiser lavar mesmo, o manual mostra bem os locais a serem protegidos.
Deve achar pouca recomendação para tantos cavalos, é isso mesmo, o V6 Ford é forte, mas certamente outros amigos poderão completar a lista de recomendações.
Abraços.