Aos 120.000km instalei na Ranger os bicos injetores do Maurício da Rasch Motoren. Fiquei extremamente satisfeito,mas como a vazão dos bicos é grande e a Bomba Injetora já tinha algum desgaste, dependendo da posição que a bomba parava , a Pick-up não pegava de estalo.
A solução foi uma bomba nova que também já veio preparada pela Rasch. Porém como era da minha intenção colocar a TGV (adiado para os 160.000km), o Maurício me recomendou colocar a bomba com o ponto mais adiantado.
Para quem não sabe, no Diesel quanto mais adiantado o ponto (dentro de um limite), mais se ganha em alta e se perde em baixa.
Como minha Pick-up tem uma relação curta e o volume de diesel aumentou bem achei que iria ficar legal. No entanto a perda em baixa foi bastante significativa, não me deixando 100% satisfeito, porém temporariamente ficou assim.
Sendo minha Pick-up 2.5 e tendo a 2.8 um intercooler maior, acabei comprando um desse usado para colocar quando instalasse a TGV.
Aproveitando a revisão dos 140.000km onde substituímos a embreagem entre outras coisas aproveitamos e colocamos o intercooler maior da 2.8.
O resultado, Graças à Deus, foi uma surpressa.
-Grande parte do Torque perdido em baixa foi recuperado;
-a Fumaça diminui;
-fico mais tranqüilo de acelerar, pois uma quantidade maior de ar está sendo refrigerada;
- e fundamental, o consumo melhorou em até 0,5km/l.
A troca é trabalhosa porém usa-se procedimentos simples.
É necessário além do intercooler da 2.8 (qualquer ano) que só é viável comprar usado (o meu comprei na Renon Diesel=R$350,00) a compra da coifa do radiador (defletor) da 2.8 (qualquer ano), esta é melhor comprar na autorizada Ford (+-R$90,00).
Na coifa tem de se fazer dois furos quadrados (fizemos com ferro quente) para fixação da abraçadeira da mangueira d’água e o suporte lateral (esquerdo obviamente) tem de ter suas dobras desfeitas. O resto é só desmontagem e montagem, não foi necessario retirar o radiador de água.